quarta-feira, 9 de abril de 2014

"Mensagem do Dia" - - ENTENDENDO A FELICIDADE - Por Ângela Cariello

Olá amigos, recebi esta mensagem de Ângela Cariello, uma grande amiga e pioneira desta obra solidária. Anjinha afastou-se do projeto em 2011 por motivos particulares e profissionais, porém, para nossa satisfação, ela está retornando e compartilhando algumas mensagens. A mensagem de hoje é uma psicografia que reza sobre um tema que UBAV-Brasil adora, trata-se da Felicidade.  Esperamos que gostem da matéria, ela é repleta de conceitos altamente positivos para nossa evolução espiritual.
Tim-Tim! – Neo Cirne.              




Entendendo a Felicidade

 A felicidade terrestre é relativa a posição de cada um. O que basta para a felicidade de um constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, algum padrão de felicidade comum a todos os homens? 

RESPOSTA:
Com relação a vida material é a posse do necessário.
Com relação a vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro


* Consciência - juiz de minha conduta moral (se tranquila, esse juiz não estará me cobrando) 

* Fé no Futuro - A fé no futuro te tranquiliza quanto aquilo que não depende de vc.  Aquilo que depende de você é a consciência tranquila. 

Segundo Descartes: Age o melhor, da melhor forma possível, naquilo que depende de você. Aquilo que não depende de você, confia! 

Mínimo de felicidade básica:
Posse do necessário, consciência tranquila e fé no futuro. Ir além da felicidade básica é caminhar em direção aos espíritos bons.

FELICIDADE- não é algo que você conquista ao final de uma jornada, mas ocorre durante a própria jornada.

- A felicidade está no processo, está ao longo da caminhada e ao fim da caminhada.

- Um espírito imperfeito que segue o roteiro a seguir, ele vai conquistando a felicidade paulatinamente, cada vez mais. No estado de espírito bom - ele já tem muita felicidade, chegando ao estado de espírito puro ou perfeito - a felicidade plena. A felicidade foi acontecendo ao longo da caminhada. 

Todo indivíduo que se esforça por fazer uma caminhada através das virtudes, vai descobrindo que a felicidade aumenta dia-a-dia, na medida em que ele se esforça por vencer seus defeitos, por domar as suas paixões. 





A FELICIDADE POSSUI DOIS COMPONENTES FUNDAMENTAIS: 

Felicidade Espiritual - cresce através do aperfeiçoamento moral, buscando na prática das virtudes.
   - virtudes (processo de esforço permanente, a cada instante, a cada hora)
   - Inventar desculpas para os reveses da vida é um caminho para fugir da construção de um homem melhor dentro de você.
   - Mude o seu mundo interior no esforço diário de buscar ser melhor, está é a trilha da virtude, esse é o caminho do homem virtuoso. 
    - Se nós mudarmos moralmente, nós mudaremos o Mundo, porque o Mundo somos nós. 
    - Não há outro caminho de progresso do que o da transformação de si mesmo, nessa luta diária e constante para vencer os seus vícios, suas paixões, dominar seu ciúme, ódio, tristeza, sua angustia, reclamação, queixumes, construindo pela conduta, pelo esforço, pela vontade, pra mudar esses sentimentos dentro de si. Enquanto esses sentimentos não mudarem você não terá a felicidade crescendo em sua vida. 
    - Enquanto eu não mudar a minha natureza moral, estarei vivendo num Mundo de provas e expiações.
    - Eu vou mudar e estarei no Mundo que eu mudar, no Mundo correspondente a minha mudança. Estarei habitando um planeta de acordo com a mudança que eu construí em mim. Isso se chama Livre Arbítrio. 
     - A felicidade é uma conquista, uma realização interna que depende de cada um. 
     - O espírito conquista a Felicidade na medida em que ele busca viver as virtudes. 


* Felicidade Material - ausência de sofrimentos ou necessidades materiais

   - Com os hábitos de saúde e alimentares, cuidados com o corpo pode-se evitar o sofrimento material.
   - Estamos em um mundo material onde o processo de dor é inerente a essa extrutura material.
   - Se eu conquistar, do ponto de vista moral, as virtudes, eu não vou mais vivendo esse mundo material em que me encontro.
   - Somos convidados pelos bons espíritos a lutar para ser  Espíritos bons e não mais voltarmos a Terra. A pensar mais no futuro, de uma forma mais forte, a lutar para vencer nossos vícios e paixões para virarmos Espíritos Bons e não mais encarnarmos em Mundos de corpos perecíveis como esse.  
   - Na escala espírita o objetivo imediato é mudar de Espíritos Imperfeitos para Espírito Bons. E Espíritos Bons só encarnam nesses Mundos materiais por exceção e missão. 
   - O corpo nos planetas onde habitam os Espíritos Bons não é igual aos nossos, que bloqueia e nos impede de ter a interação livre como espírito. 
   - Nos mundos felizes os espíritos enxergam o mundo espiritual, interagem com outros planetas, porque não estão em corpos perecíveis e que adoecem como os nossos. Os corpos tem uma durabilidade, mas a morte e as doenças não são como as ocorrem no nosso Mundo. 
   - Precisamos trabalhar para sermos Espíritos Bons nos esforçando para domar as paixões e conquistar as virtudes, essa felicidade de não viver em corpos perecíveis como os nossos, de não sentir nenhuma emoção ruim que é a maior fonte de infelicidade para o indivíduo. 
   - Nossa maior infelicidade está em quando sentimos raiva, ciúmes, inveja, mágoa, ódio, etc. Se eliminarmos esses sentimentos, nós daremos um grande passo para a conquista da felicidade e teremos uma estrutura material que não mais tem as necessidades da nossa atual estrutura. 



 Em que consiste a felicidade dos Espíritos Bons? 
RESPOSTA:
Consiste em conhecer todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúmes, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que ocasionam as desgraças dos homens
O amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angustias da vida material. 
“São felizes pelo bem que fazem, contudo, a felicidade dos Espíritos é proporcional à elevação de cada um”

* Vamos nos esforçar, dia após dia, para trilhar o caminho da virtude, que é o caminho do esforço diário para ser melhor, para agir melhor, para vencer as suas paixões e dominar os seus sentimentos. Se fizermos isso nós chegaremos um dia a essa felicidade dos espíritos bons.

* Não há vida feliz sem ser pelo caminho da virtude. 


 COSME MASSI





Tim-Tim!



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger