segunda-feira, 7 de abril de 2014

"CLAVE DE SOL" - Homenagem a Nana Caymmi - Texto: Neo Cirne

Uma das cantoras mais completas da MPB nasceu em uma família abençoada pela qualidade musical, ela nasceu no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1941, mas sua família vem da Bahia, berço de tantos cantores e cantoras de qualidade. 

Bahia, celeiro de poetas e compositores maravilhosos que tanto têm acrescentado ao cenário musical do nosso país. Refiro-me a Nana Caymmi uma cantora que conseguiu, com uma seleção de lindas músicas, compor uma biografia musical de grande qualidade. Nana é filha de Dorival Caymmi e de Adelaide Tostes, conhecida artisticamente como Stella Maris. 


DORIVAL E ADELAIDE 
Dorival e Adelaide tiveram uma das mais lindas histórias de amor e companheirismo que se conhece. Ela sempre foi extremamente amiga de Dorival e cuidava dele e da família com extremo carinho e amor. Onze dias depois de Dorival falecer Adelaide, sua querida esposa, partiu, indo ao encontro do seu amado marido.


Frutos deste lindo amor surgiram três grandes astros: Nana, Danilo e Dori Caymmi. 

Desde quando ouvi Nana Caymmi cantar o meu coração ficou inquieto, mais reflexivo e apaixonado. Nana, com sua voz doce e aconchegante, tem a capacidade de emocionar até os corações petrificados. 

Uma série de canções marcou a vida de, pelo menos, quatro gerações de brasileiros, como eu. 
Certa vez, lá pelos anos 80, eu fui assistir a um show musical, onde Nana Caymmi cantou acompanhada por um pianista e quatro violoncelistas, era um espetáculo matinal, num domingo. Meu Deus, que momento sublime!!! Eu saí de lá, emocionadíssimo! Sendo que, algumas de suas canções me trouxeram lágrimas aos olhos, que momento! Nana era pura emoção e o som, divino.



Nana é dona de uma voz abençoada e de uma capacidade de tocar as pessoas como poucas. É bom que destaquemos a qualidade de todos os seus irmãos e de uma cunhada, Simone Caymmi, casada com Danilo e que, afinadíssima, segue a trilha musical da Família Caymmi.

 Clave de Sol quer homenagear esta grande cantora, Nana Caymmi, que, prestes a completar seus 73 anos no dia 29 de abril, continua encantando as pessoas com sua risada gostosa, seu jeito simples e com sua voz doce. Ela sempre emociona nas poucas apresentações que tem feito, tornou-se um ícone como João Gilberto, que faz raras apresentações durante o ano, mas que quando ele aparece o Teatro Castro Alves, em Salvador, ele fica lotado e duas semanas antes os ingressos já estão esgotados. 

Como seu fã, desejo vê-la brilhando nos palcos por muitos anos. Pois, a sua voz continua pulsante e presente nos corações de quem teve o prazer e a oportunidade de ouvir cantar seus grandes sucessos.  

Citar um ou outro sucesso seria injusto, pois foram dezenas de grandes sucessos, mas sei que vocês hão de querer relembrar algumas canções, por isso coloquei um link, direcionando à uma página da web, onde vocês verão a letra e ouvirão a música. Destacamos sete músicas, mas poderiam ser mais de cem grandes sucessos:


Obrigado Nana Caymmi por ter encantado e emocionado a tantas pessoas, sua obra musical tornou-se Obra Prima deste lindo país. 

Fonte de consulta:
Detalhes de datas: wikipedia.com
Fotos Ilustrativas: Colhidas na web

Tim-Tim!

Neo Cirne
Músico e Compositor musical
Fundador e Colunista de UBAV-Brasil

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger