Olá amigos, hoje eu quero comentar um livro que faz parte dos meus inúmeros livros de cabeceira, A ARTE DA SERENIDADE, editado pela Livraria Sextante, de Hugh Prather, o mesmo autor do grande sucesso "Não leve a vida tão a sério". Este livro é recomendado como um pequeno curso para tentar arrumar os nossos pensamentos, às vezes tão embaralhados.
Com o passar dos anos, nós acumulamos na memória um resíduo das emoções que tivemos ao longo da vida, recordações que já não interessam mais, que só ocupam espaço na nossa mente, e isto pode nos confundir, atrapalhando a nossa caminhada. Este livro ensina você a pensar com mais qualidade e de maneira racional, ir descartando este resíduo.
As pessoas até os 30 anos, às vezes nem tanto, vivem intensamente sem terem tempo de saborear os deliciosos momentos que a vida nos proporciona, isto é até natural, é a hora da construção do futuro. Mas, evite este comportamento de forma obsessiva, pois lá na frente, ao chegar numa idade mais avançada, e todos nós desejamos chegar lá, estes fragmentos de sensações confundirão bastante a sua mente. Sonhem, batalhem para conseguir, a concorrência é grande, mas otimize o seu tempo. Hora de estudar é hora de estudar, hora de trabalhar é hora de trabalhar, mas a hora de descansar, de namorar ou dormir é hora de aproveitar. Falo isto, pois tem gente descansando no trabalho e namorando na hora de estudar... Você sabe que é verdade, não sabe?
Portanto, o meu conselho é saboreiem a vida como quem ama, lentamente, sem muita pressa, mas cumpra todas as etapas. Se os apressadinhos soubessem o bem que esta atitude faz ao coração deixariam embalar-se com menor ansiedade e ao sabor dos fatos, dos momentos e do amor.
Falando em amor, o jovem nos dias de hoje, em geral, quer "pegar" umas 20 meninas por noite (ou mais), abraçam e beijam, e vão anotando como se fosse um troféu, não sentem o prazer do "saborear plenamente", de envolver-se afetivamente, de namorar, eles não sabem o que é isso. É tão bom sentir o prazer do namoro trocando carinho, estreitando ideias e amizade. Os tempos mudaram, as meninas estão até ficando mais ousadas que os meninos e entraram nesta onda pobre de sentimentos. Depois perguntam-se, por que é tão difícil encontrar um cara legal, amigo e que goste de mim? Nem preciso responder, não é verdade? Cada um que julgue seus atos. Namorar é muito bom, mas nos causa grande ansiedade viver um grande amor.
Esse tema "ANSIEDADE" e outros são abordados neste livro do Hugh Prather, ele transforma-se, em dado momento, num curso de 30 dias que melhorará demais a sua auto-estima, aumentando a sua paz interior.
Chego a lembrar de outro livro de cabeceira que possuo, o da autora consagrada a Louise L. Hay e dos conselhos de seu livro "AME-SE E CURE A SUA VIDA", que também é uma ótima indicação.
Hugh Prather, propõe afirmativas importantes e depois vai orientando a sua meditação. São exercícios mentais, relaxantes e altamente positivos. É bem legal e vou mostrar apenas uma das afirmativas e sua respectiva orientação. Hugh, mostra a interação e respeito que devemos ter com a nossa consciência e com Deus nestes momentos meditatórios.
![]() |
Neo Cirne Coordenador e Colunista |