segunda-feira, 31 de março de 2014

"CURIOSIDADE TIM-TIM!" - - POR QUE O DIA 1º DE ABRIL É O DIA DA MENTIRA? - - Por Neo Cirne


Amigos, bom dia. Ainda ontem, um amigo me fez esta pergunta que abre o título desta matéria - Por que o dia 1º de Abril é chamado Dia da Mentira? 

Pensei, e disse-lhe que recordava que, há muito tempo atrás, ainda menino, eu tinha feito a mesma pergunta à minha professora do curso primário e ela, com sua grande sabedoria, me explicou que a associação deste nome ao 1º de Abril era devido a troca do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano em 1582, naquele momento eu não entendi bem a resposta, pois na minha meninice eu queria mesmo era "descontar" uma brincadeira, uma mentira que havia sofrido por um coleguinha: ele tinha me dito que o diretor da escola me chamara e ele estava lá no fundo da escola, depois do campo de futebol... Obediente e crédulo, lá fui eu... Caminhei... Caminhei... A escola era grande. 

Eu só não sabia que atrás de mim vinha a molecada toda, em silêncio, para não chamar a minha atenção. Ao chegar no fundo da escola, vi que não tinha ninguém... ao olhar pra traz, vi os amiguinhos próximos de mim e ouvi um grito uníssono de todos: "CAIU! 1º DE ABRIL!"
Só então passei a perceber que o dia 1º era reservado ao Dia da Mentira.  


CAIU! 1º DE ABRIL!
Contei esta história ao amigo, que satisfez-se com a resposta e partiu. Ele achava que tinha a ver com a Revolução de 31 de Março, que por sinal, hoje faz 50 anos. Ela foi uma atitude extrema para um momento extremo. O mundo vivia a guerra fria e o planeta estava dividido e a sombra do comunismo ameaçava todas as nações e a nossa nação, também. 

Que bom que pelo menos não sucumbimos ao pensamento comunista, pois todos os outros países que o adotaram tiveram que sacrificar seus povos tirando-lhes a liberdade e nós, brasileiros, graças a intervenção militar e da sociedade democrata, hoje nos orgulhamos de ser livres.

Porém, quero dar ênfase a esta história do dia 1º de Abril, por isso busquei em algumas fontes a explicação e lá estavam os melhores esclarecimentos, vamos ver?



Por que dia 1º de abril é dia da mentira?

Na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574), desde o início do século XVI,  o ano novo era celebrado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas contavam com bailes animados e trocas de presentes e podiam se estender até uma semana, finalizando em 1º de abril.

Em 1562, o papa Gregório XII (1502-1585) estabeleceu um novo calendário para o "mundo cristão" - o denominado calendário Gregoriano- em que o ano-novo ocorria em 1º de janeiro. O rei francês só assistiu o decreto papal dois anos depois, por volta de 1564, e mesmo assim, os franceses que impugnaram á mudança, esqueceram, ou a rejeitaram, continuaram a comemorar na antiga data.

Isso desencadeou chacotas e gozações, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a incitar brincadeiras com os radicais, encaminhando presentes ou convites de festas que não existiam, sendo também apelidados como os "bobos de abril".

Tais zombarias culminaram em dúvidas sobre a veracidade da data, confundido as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como o dia da Mentira.

Estudiosos apontam que 200 anos mais tarde essas brincadeiras alcançaram toda a Inglaterra, e consequentemente atingindo todo mundo, sendo incorporada como o dia da mentira.

No nosso país, o primeiro estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação falsa foi transmitida e desmentida no dia seguinte, a mentira ocorreu em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia a morte de D. Pedro, que não havia ocorrido.

A personagem Pinóquio criada pela Walt Disney, traz uma importante reflexão sobre e o quanto a mentira pode comprometer as relações.

Sendo assim, o dia de hoje está permeado em galhofas e brincadeiras sadias que favoreçam risadas e gozações!



Tim-Tim!

Texto de Neo Cirne

Fontes auxiliares: 
http://www.posugf.com.br/

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger