terça-feira, 11 de março de 2014

"CURIOSIDADE TIM-TIM" - “OS LINDOS NOMES DE NOSSAS CIDADES” - Por Neo Cirne

“OS LINDOS NOMES DE NOSSAS CIDADES”
Texto de Neo Cirne

O nosso país é privilegiado em belezas naturais e possuidor de um povo lindo. Suas serras, vales, campos, rios e praias belíssimas compõem este cenário de grande beleza. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o nome das nossas cidades. 


São muitos nomes em Tupi-Guarani, idioma derivado dos povos indígenas, primeiros habitantes desta bela terra da qual somos filhos, aos quais devemos os nomes da maioria de nossas cidades. 
Outros nomes de cidades foram impostos por motivos políticos da época, muitos até são verdadeiros desastres em termos de lembrança, pior é passar a vida toda tentando explicar o “por que” aos filhos e netos. 

Vou dar apenas um exemplo, espero que entendam que esta situação é verídica. Outro dia, aqui em Florianópolis-SC, peguei um ônibus de turismo local para fazer o circuito das praias do norte, com um trecho em travessia náutica da Lagoa da Conceição, um passeio belíssimo.

A bordo do Floripabus, uma guia de turismo ia contando as histórias da ilha, (Florianópolis é uma ilha, muitos não sabem), no meio de sua locução ela disse que a Ilha chamava-se Ilha de Santa Catarina, que deu origem ao nome do Estado, já que Francisco Dias Velho, fundador do povoado, chegou ao local no dia de Santa Catarina. Porém, a localidade, por influência da igreja passou a ser chamada de Nossa Senhora do Desterro. E seguiu assim por muitos e muitos anos, até a derrubada do Império, e a proclamação da república. Nesta época havia uma campanha para deixar somente o nome Desterro, cujo gentílico dava Desterrado, e este nome não agradava aos habitantes nascidos na cidade. 
Houve uma pequena votação para a escolha de um novo nome, dentre eles o nome ONDINA, que era o nome de uma deusa mitológica que protege os mares. Este nome foi descartado também. Salvador-BA, homenageou a deusa colocando seu nome em um de seus bairros. 
Em Florianópolis, com o fim da Revolução Federalista em 1894, foi imposto por Hercílio Luz, político que respondia pelo governo do estado, o nome Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto. Uma decisão que encontrou grande resistência e é contestada até hoje. 
Disse a guia de turismo que os nativos da ilha, pessoas com mais de três gerações nascidas na ilha, aos quais chamamos de "Manézinhos da Ilha", detestam este nome e esta história de violência que derrubou o império. 
A cidade era um dos principais pontos que se opunham ao presidente, e não desejavam o fim do Império. Assim, mesmo a contragosto, a cidade manteve o nome de Florianópolis e o seu gentílico, Florianopolitano.

Pensando em nomes que dão prazer aos seus habitantes encontrei as seguintes cidades numa pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que achei possuidoras de nomes lindos, vejam:

- ENCANTO (RN)
- FARTURA (SP)
- ALEGRIA (RS)
- FORTUNA (MA)
- BOM CONSELHO (PE)
- ESPERA FELIZ (MG)
- ESPERANÇA (PB)

- ALEGRE (ES)
- BONITO (MS)
- BOM JARDIM (RJ)
- SAUDADES (SC)

- VIÇOSA (MG)

- VITÓRIA (ES)

- MARAVILHA (SC)

- RIO BONITO (RJ)




E assim, nesta busca encontrei mais alguns, lindos nomes que retratam um maravilhoso país, vejam: Belo Horizonte, Ilha Bela, Porto Seguro, Alvorada, Campo Bom, Encantado, Harmonia, Porto Alegre, Porto Belo e União da Vitória...
Existem muitas mais por aí. Qual é o nome da sua cidade? O nome é bem bonito? Mande pra nós, que a incluiremos nesta lista. Escreva e participe desta relação de nomes preciosos de nosso país. Ao final sortearemos um brinde entre aqueles que enviarem suas mensagens.
 Bom dia!
Tim-Tim!


Neo Cirne
Coordenador de UBAV-Brasil

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger