segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

"NEO DAY ... A mensagem para um novo dia feliz" - A IMPORTÂNCIA DO AMIGO - Por Neo Cirne

A IMPORTÂNCIA DO AMIGO


Queridos amigos, bom dia. Neste início de fevereiro quero ressaltar um tema muito especial, a importância do amigo. O homem é um ser sociável e não nasceu para viver sozinho. O solitário pode ser até feliz, mas a sua felicidade só estará completa no momento que encontrar uma amizade verdadeira para partilhar seus medos e alegrias.
O homem não precisa viver em bandos como 90% dos animais para mostrar o seu poder, força ou valor, pode até viver isolado, fazendo uma opção de passar pela vida sem ter a presença de um amigo, mas não será tão feliz quanto se permitisse ter, mesmo que distante, um amigo verdadeiro. 

Sei bem que um amigo verdadeiro é raridade. É um sujeito tão importante que, como diz Milton Nascimento, na sua música Canção da América, deve ser guardado no lado esquerdo do peito e debaixo de sete chaves.

Durante toda minha vida profissional tive que me submeter à conquista e a perda de amigos, já que as transferências de cidades faziam parte da minha carreira. Nossa! Quantos amigos maravilhosos conquistei! De quantos outros tive de me afastar. Alguns amigos são verdadeiros anjos que sempre aparecem na hora certa para nos proteger, estimular e aliviar o fardo do dia-a-dia, ouvindo e contando “causos”... Juntos tiramos nossas dúvidas, ouvimos opiniões sinceras e conselhos. Traçamos metas e mudamos o rumo de ações das quais não estejamos muito seguros. Na hora da dor, o verdadeiro amigo se aproxima e lhe estende a mão, sem pedir nada em troca. Ele se sente bem só em poder ajudar. Quantas vezes já fiz isso! Quantas vezes já fizeram isto comigo. 

Todos nós, um dia, já tivemos um amigo leal. Ter uma amizade verdadeira requer uma atenção especial, um carinho, uma parada para ouvir os corações envolvidos na amizade. É como cultivar uma plantinha em casa, às vezes, além de molhar a plantinha, até falamos com ela e isto não é loucura. 

Quando eu era criança uma professora primária, na Semana da Árvore, me ensinou como era importante e amiga a presença da árvore na vida dos seres humanos. Falava que a árvore transmitia vida, que ofertava energia pura a quem dela se aproximasse e a abraçasse demoradamente e que dava para  sentir a seiva pulsando em seu tronco. Dizia, também, que ao abraçá-la deveríamos conversar com a árvore, pedir-lhe proteção, como numa oração, e que nossos corações ficariam mais aliviados e nossa alma fortalecida. 


Quantas vezes fui à Floresta da Tijuca-Rio de Janeiro para fazer trilha e ver a beleza da flora. Um lugar mágico abundante de energia, com seus caminhos, açudes e cascatas. No meio da trilha eu parava para abraçar algumas árvores centenárias, minhas velhas amigas e confidentes. Ali, abraçado a elas, muitas vezes me emocionei, agradeci a Deus a amizade, plena de luz e doce presença, representada naqueles lindos vegetais, aos quais eu abraçava. 
O mais complicado nos dias de hoje é arranjar um tempinho para caminhar, observar a natureza e agradecer ao grande arquiteto do universo por sua obra maravilhosa. Deus é o grande mentor da vida e nosso maior amigo.

Quase sempre pensamos que para ser feliz no amor é necessário que a pessoa que escolhemos para nos unirmos seja da forma que sonhamos. Nem sempre este encontro amoroso acontece assim, de maneira prevista e formatada. A primeira qualidade, que eu diria ser fundamental numa proposta de união, é a de que todo casal deve ser amigo de verdade. Parar para ouvir um ao outro, tirando suas dúvidas, dividindo seus medos, respeitando seus desejos, participando de suas aflições e sucessos. Assim, teremos sempre a certeza de que escolhemos certo o(a) parceiro(a). E que conseguimos um doce amigo para trocar carinhos e dormir ao nosso lado, sonhando um futuro cada vez melhor, para todo sempre. 

Este sentimento de bem querer tranquiliza a nossa alma, nos traz segurança interior e aumenta o brilho da relação. Esta é a minha concepção de que seja um casal amigo. Isto é maravilhoso, não tem preço!


Muitas vezes, no afã de ofertar amor e amizade, desencantados com os relacionamentos que não deram certo, algumas pessoas adotam pequenos animais de estimação e fazem deles seus amigos, trocando carinho e atenção com os bichinhos. 
TOBY - Cãozinho mascote de UBAV-BR
pertence a Ana Cristina - Niterói/RJ 
É muito bom chegar em casa e sentir a alegria do seu cão, que abanando o rabo vem em busca de um afago. O cão interage super bem com o homem, chega a compreender o que falamos e torna-se, na escala zoológica, “O Melhor Amigo do Homem”. 

Podemos ter nossos amigos e cuidar dos animais de estimação para completar nossa alegria, isto nos tornará pessoas ainda melhores. Existe a amizade até entre os animais.



Hoje acordei cantando a Canção da América e lembrei-me de muitos amigos que passaram pela minha vida fazendo-a melhor, muito melhor. Lembrei também de algumas pessoas que demonstrando apenas interesse em se beneficiar da minha amizade, aproximaram-se para tirar alguma vantagem, usando e descartando este amigo em seguida... Deste tipo de amizade queremos distância, sempre. 

Assim, para concluir, a ideia sobre a importância da amizade, sobre a sua necessidade, selecionei a frase do dia e encontrei a frase do poetinha do amor Vinicius de Morais, que diz:

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.
(Vinicius de Morais)

Tim-Tim!



Como sou um escritor amador que gosta, vez por outra, de escrever suas crônicas, mensagens, músicas e frases, selecionei esta frase abaixo, de minha autoria, para encerrar esta matéria, desejando a todos vocês, meus amigos queridos, um mês de fevereiro cheio de luz, prosperidade, saúde e muito amor.  



“Não há coisa mais doída do que a perda de um amigo e não há nada mais feliz do que o reconhecimento da conquista de um amor amigo”.
(Neo Cirne)


Este comentário, Neo-Day, surgiu em face de uma grande esperança que renovou a vontade de me dedicar, ainda mais, a esta obra social. Ele existe há seis anos, e serve para contar fragmentos de fatos que aconteceram na vida deste amigo de vocês. Sua edição é mensal e destina-se, através de nossa experiência de vida, a mostrar caminhos para um novo dia feliz. 

Tim-Tim!


Neo Cirne
Fundador e Coordenador
de
UBAV-Brasil


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger