quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"Neo Day - Especial" - "AMIGOS PARA SEMPRE!" - Mensagem para um novo dia feliz - Texto de Neo Cirne



Neste Neo Day Especial quero dar ênfase aos amigos leais, daqueles que quando se reencontram o céu explode de alegria e que chamamos de amigos para sempre. Com muito carinho dedico a você, meu querido amigo. (Neo)

- Amigos para sempre! -

Como eu gosto de sentir meus amigos por perto! Falar de amizade nos dias de hoje parece um tema batido e que não se coaduna com os tempos modernos, pois, quase todos nós, internautas, passamos horas a fio grudados na internet, uns trabalhando, outros pesquisando, produzindo e fazendo contatos. Antigamente, as amizades antigas surgiam dos contatos estudantis, familiares, profissionais e ao acaso. Hoje, com medo da violência a sociedade se esconde em suas casas e usa a internet para conquistar um amigo ou um amor. A internet é uma ferramenta maravilhosa para isto, mas muito perigosa, é altamente viciante e limitante. faz com que os nossos sonhos passem longe da realidade.

 Muitas pessoas vão vivendo uma vida ilusória, cheias de contatos superficiais, já que não se permitem aprofundar, sequer, uma relação de amizade absoluta, presencial e verdadeira. Podemos até através da internet encurtar as distâncias e facilitar as comunicações, mas para matar a saudade, nada substitui o contato físico ou a conversa telefônica percebendo as emoções que norteiam uma amizade consolidada, gostosa e verdadeira.

Algumas pessoas, por medo de uma exposição pública ou maldade, se escondem no anonimato ou postam fotos com nomes trocados para não esporem a sua real personalidade. Estas jamais conseguirão uma amizade verdadeira, sequer. E assim, neste mundo tão estranho e dual da internet, vamos tecendo a nossa grande rede de contatos.

Na busca de amigos pela web, encontramos todo tipo de gente, é um trabalho de garimpeiro, descobrir uma pedra preciosa e rara nesta mistura de emoções e caráteres, que será sua amiga é muito difícil. Quando descobrimos um contato de qualidade, percebemos que esta pedra preciosa existe e, com habilidade e delicadeza, começaremos um trabalho de lapidação que nos levará dizer, com absoluta certeza, que temos um amigo. A duração desta amizade? Nem Deus sabe, dependerá da manutenção da sintonia e dos cuidados que teremos na sua preservação.

No facebook

Quando queremos dar uma mensagem qualquer usamos figurinhas boladas por uma pessoa qualquer e com isto diminuímos a nossa capacidade de pensar, articular as ideias e expô-las de maneira coerente. A geração mais nova transformou-se, não sabe mais se expressar direito. 

Os jovens leem e falam mal, e não se socializam mais com a família. Aliás, cada um na família moderna parece ter a sua vida independente.Vivem grupados, mas emocionalmente isolados, é triste isso. 

Quando temos chance de comentar uma postagem qualquer, limitamo-nos ao velho “kkkkkkk”, se for uma afirmação positiva... Se for uma foto: Linnnnnndo! ... Na despedida: Xau! Fuuuuuuuuuui! e quando rola um carinho temos pro beijo o “Bjuuussss” e pro abraço "Abs". Encurtaram as palavras e a moçada desaprendeu a pensar, até supostamente na prova de um concurso a relação de Sócrates com a Filosofia ficou assim:



Como diria o "Mineirin" (nosso personagem fictício) Nossa Senhora, sô! É fácil dimais falá  e escrevê nesse trem,uai! E é muito gostoso, mió que Frango cum quiabo!!! . Sim, a comunicação simples, primária, ficou fácil. Mas a capacidade de pensar e principalmente com emoção, sumiu! As amizades passaram a ser consideradas supérfluas e sem conteúdo. 


A amizade passou a ser comparada a um tesouro perdido, ficando a sua posse inalcançável. Enquanto não aprendermos a valorizar mais as relações pessoais amistosas e começarmos a trocar a novidade da internet pela velha ligação telefônica, que hoje em dia é baratíssima, tudo permanecerá na mesma... Dirão até: -Falar pelo Facebook não custa nada! Eu diria, custa sim, você sabe que a internet não é de graça. E o custo final é altíssimo, se levarmos em conta que perdemos o diálogo familiar, fora a falta de atenção nas salas de aula - o professor dá o seu recado enquanto os alunos estão batendo papo pelo celular. É, os jovens perderam a graça, já não sabem mais conversar e muito menos escrever. 
Um errinho aqui outro ali é comum, até pelas mudanças e reformas ortográficas constantes, eu também erro e muito, mas não desisto de escrever, em praticar diariamente. Aos poucos chegarei lá, à uma escrita de maior qualidade. Pequenos erros de acentuação e concordância, são até perdoáveis pelos amigos. 
Só que esta ferramenta, da qual falamos agora, o Facebook, se tem a sua utilidade, também já proporcionou a perda de muitas relações afetivas e amorosas. 
Onde estão os nossos amigos? Estão sumindo? Não, estão ligados. É um novo tempo, este que estamos vivendo, ao qual, mesmo a contra gosto teremos que nos adaptar. 
As pessoas são assim, gostam de postar e compartilhar matérias legais, outras por falta de assunto postam tudo na net. Uns postam e os outros curtem, este é o princípio e fica nisso. Existe uma necessidade de dizer: Eu existo! 


Amigo é uma condição muito especial, ele é a sua defesa, é seu confidente, está presente nas suas aflições e alegrias. Nestes casos, é melhor falar com eles pelo velho telefone, que permite que vocês falarem por horas.                                        
Com a antiga invenção de Alexander Graham Bell, o telefone, você mata a saudade, canta uma canção, troca confidências. O telefone nos permite ouvir sua voz do coração dizendo: Eu sempre estarei do seu lado, independente de qualquer coisa... Amigo é para sempre!.

Verdadeiras declarações de amizade e amor são trocadas pelo telefone e o nosso coração fica mais leve, como se tivéssemos aliviado a alegria do momento ou o peso da nossa angústia. Amigo é uma obra de Deus, um anjo.



Estes amigos leais e íntimos estão sumindo aos poucos. Agora, com tanta violência por aí não saem mais, vivem em seus mundos, isolados de todos, mas estão ligados na avaliação da próxima “figurinha” ou na foto da gororoba que você fez e fotografou pra aguçar o apetite da galera. É uma nova forma de comunicação, bem sei. Mas, eu tenho saudade do tempo onde as pessoas diziam PRAZER EM CONHECER VOCÊ, ou quando contavam seu “causos” com riqueza de detalhes fazendo-nos dar boas gargalhadas. Tempo em que os casais mandavam flores de verdade, com um cartãozinho escrito à mão assinando NEOQEAV - Não Esqueça O Quanto Eu Amo Você, com uma mensagem de carinho. Tempo bom, parece que não volta mais, mais eu permaneço acreditando que tudo pode voltar atrás e redescobrirmos a ternura.

A minha esperança é que as pessoas voltem a manter contato umas com as outras, despertando desta onda sem brilho de mandar milhares de mensagens que não tem nada a ver com você. Assim como o Orkut, esta ferramenta que cala a boca das pessoas e causa estragos na juventude, certamente acabará. Outras chegarão, disputando esta fatia do mercado consumidor e espionando os seus sonhos. Tudo isto é uma grande ilusão.



Como é bom ter amigos para conversar.

Eu possuo uns que são verdadeiros anjos e que me acompanham diariamente, por torpedos, e-mail, telefonemas e até carta. Peço conselho e aconselho, falo de amenidades e ligo até para dar um simples OLÁ, estas são formas de nutrir a amizade, acreditem. Estas são amizades que se consolidaram ao longo dos anos, com um papo gostoso, uma convivência sadia, um constante sorriso e uma sábia orientação nas horas de dor. Com eles eu não me sinto só, eles ajudam a me sentir feliz e inserido neste planetinha lindo, mas cheio de problemas que só nós, juntos, poderemos resolver.

Poderemos até usar a internet para ver assuntos diversos, mas, o papo com o amigo é prioritário. Assim, esta sensação de vazio que sentimos será preenchida com um sorriso presencial, com um abraço ou com o ombro amigo. Ombro de nosso anjo protetor, que luxo! Ele nos acalmará, nos ouvirá e fará sorrir, às vezes, enxugará o nosso pranto mostrando caminhos seguros. "Alguns, amigos usarão você como um remédio, uma forma de resolverem seus problemas, depois de superarem a fase difícil virarão as costas pra você. Isto não é comum, é  um caso isolado de ingratidão, mas acontece. As vezes um pedido de desculpas resolve, os amigos perdoam, mas o orgulho poderá acabar com a amizade. Não dá para maltratar um amigo, usá-lo e  descartá-lo, simplesmente. Quem age assim não é amigo, era um engano" . 
Pois, amigo é coisa pra se guardar à sete chaves, dentro do coração, dizia Milton Nascimento, nosso homenageado da semana, na sua Canção da América. 

Então gente, para guardar a amizade com carinho, valorize-a, mantenha contato com elas e desapegue-se (um pouco) dos seus smartphones, notebooks e tablets.



Para os meus amigos queridos informo, que meu carnaval será aqui em Florianópolis, tomando um chopinho no Mercado Municipal, se der sol pegarei uma praia, se chover lerei um bom livro e, quando a noite chegar, verei um filme (já aluguei 06 para o período de Momo) e verei em flashes rápidos na TV o "extraordinário" desfile das escolas de samba catarinenses, até lá estarei dormindo, pois eu não aguento ver nenhum filme a noite, a TV fica ligada, o filme acaba e eu.... Durmo, sonhando com os anjinhos e torcendo para que todos os meus amigos sejam felizes neste carnaval e sempre. Enquanto isto vou cantando a velha canção do Zé Keti... 


Vou beijar-te agora, não me leve à mal, hoje é carnaval...

Brindo os Amigos reafirmando a nossa eterna amizade, pois, amigo é para sempre. 

Bom carnaval!

Tim-Tim!



Neo Cirne
Coordenador de UBAV-Brasil











Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger