segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"MAU EXEMPLO" - MP do Rio denuncia pichadores da estátua de Drummond - AGÊNCIA BRASIL




MP do Rio denuncia pichadores da estátua de Drummond

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou pelos crimes de pichação e poluição ambiental de natureza visual o casal que na madrugada de 25 de dezembro do ano passado (Natal) pichou a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, na zona sul do  Rio. Pablo Lucas Faria e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, picharam na mesma noite outros dois monumentos na zona sul carioca: o dedicado ao fundador da cidade, Estácio de Sá, no Parque do Flamengo, e a estátua do jornalista Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon.

De acordo com a denúncia da promotora Christiane Monnerat, da 19ª Promotoria de Investigação Penal do MPRJ, os dois estão sujeitos, se condenados, a penas de um ano de prisão, além de multa. Flagrado pelas câmeras instaladas junto à estátua de Drummond, que já tinha sido alvo de outros nove casos de vandalismo, o casal foi identificado e preso dias depois pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Pablo, que confessou o crime, e July estão no momento em liberdade.

A denúncia cita o inquérito policial da DPMA, que faz menção à entrevista concedida por Pablo Lucas ao site Páginas de Tinta. Para a promotora Monnerat, Pablo “faz clara e indubitável apologia à prática criminosa da pichação, enaltece os pichadores, incita, ainda que indiretamente em alguns casos, a prática de condutas criminosas como o uso de drogas ilícitas, corrupção de menores, associação criminosa e outras”.




Mau exemplo

COMENTÁRIO TIM-TIM!


Olá amigos, esta notícia nos causa um repúdio imenso, trata-se da ação de vândalos e pichadores de monumentos históricos, estátuas e do patrimônio público. O que podemos esperar desta parte do povo que depreda, destrói, agride, enfeia e estimula a aculturação da sociedade? Nada! 
Não queremos um país de vândalos acobertados pela impunidade. Leis protecionistas de menores infratores estimulam demais a criminalidade, deixando a sociedade vulnerável. 

O povo está revoltado com a bandidagem, muitas vezes mascarada pelo comando juvenil e, descrente da punição aos infratores começa a fazer justiça com as próprias mãos em inúmeros locais, isto é muito grave. Achamos que é crime igual ou pior do que os destes delinquentes.  Mas, eu me pergunto: Não seria crime também permitir a greve de policiais, de agentes de segurança, de setores essenciais como os da área de saúde e serviços como, por exemplo, o de transportes e o prestado pelo CORREIOS, uma vergonha esta greve atual, que submete todo país a prejuízos enormes?
Todos estes movimentos são acobertados e estimulados pelos seus respectivos sindicatos, que deveriam tentar o diálogo até o limite da última possibilidade de acordo, antes de chegar à uma medida extrema de greve geral, tão nociva ao país. 

Nosso medo é observar os vândalos, pichadores, os covardes black bloc, torcedores de clubes totalmente descontrolados e baderneiros de plantão, quase todos a mando de alguém que os abastece e remunera. Receamos que eles possam agrupar-se numa escala maior, incontrolável. Existem vários grupos obscuros compostos de gente sórdida, que assalta bancos, saqueia o comércio, promove arrastão, mata gente inocente, ao final, quando preso, diz que é revolucionário e que sua ação foi política, visando, em consequência, uma pena abrandada ou a liberdade.  
Estes grupos agridem a polícia, que fica impotente com as prerrogativas que beneficiam a bandidagem e a sua missão policial, que manda coibir a ação nefasta do grupo, fica enfraquecida. Ficam entre a cruz e a espada. Eles zombam da segurança do Estado, tiram fotos e postam no Facebook e, pasmem, milhares curtem... Onde vamos parar?

Estes grupos, diversos, não tem o menor respeito à vida de ninguém, ainda ontem, (23/02), mais um grupo de torcedores do São Paulo, tirou a vida de um torcedor do Santos. É preferível que se acabe com o futebol do que continuar vendo  pessoas morrendo de maneira irracional e covarde. Nada justifica a perda de uma vida. Vida que tanto enaltecemos e buscamos valorizar. Esporte é vida, união, congraçamento e não esta violência desmedida e incontrolável.

Tememos que grupos desses maus brasileiros formem um novo partido político e, à partir daí, tomem o poder nas mãos pelo medo, truculência ou pela mentira deslavada, como outros já fizeram, antes, "há muitos e muitos anos atrás". O povo, inocente útil desta triste história, é sempre seduzido pela propaganda enganosa e paga caro seu engano. Evitem manifestações, por melhores que sejam os motivos, com estes vândalos por aí ninguém está seguro.


Perdoem-me, não é nosso propósito falar de violência, mas não podemos fechar os olhos para os fatos, que estão enfeiando a vida do nosso lindo povo. Não podemos nos enganar e nem, tão pouco, bater palmas para quem não presta... 

Neo Cirne


Tim-Tim!

PENSAMENTO ATUAL...

"QUEM PROTEGE VAGABUNDO, FAZENDO VAQUINHA PARA PAGAR SUAS DÍVIDAS COM A JUSTIÇA, ORIUNDAS DE SENTENÇA PROVENIENTE DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, ATOS DE CORRUPÇÃO E ROUBOS AO POVO, TIRANDO-LHES O PESO DA SANSÃO JUDICIAL, NÃO É DIFERENTE DELES NÃO! É VAGABUNDO IGUAL!"



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger