terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"MATÉRIA DO DIA" - VIVA O POVO BRASILEIRO! - Por Neo Cirne

VIVA O POVO BRASILEIRO!


Autoria: Neo Cirne

Outro dia, viajando de avião e observando a imensidão do horizonte, a mais de 11 mil pés de altitude (3.400 metros de altitude aproximadamente - 1 pé = 0,3048 m), comecei a pensar nas cidades que já tive o prazer de conhecer e residir. 
Agradeci a Deus a grande possibilidade que tive de, além de conhecer lugares lindos, ter podido encontrar pessoas tão especiais em todas as regiões do país.

O projeto social Um Brinde À Vida, as viagens do conjunto musical que pertenci e a minha carreira militar, ajudaram demais a realização deste grande prazer de viajar e conhecer nosso lindo país.

 Meu desejo foi potencializado por um curso que fiz, por lazer, na década de 80, de Guia de Turismo Local do Estado do Rio de Janeiro. Nossa, como viajei! Interessante é que viajar não cansa nunca.


Tenho um amigo especial, Paulo Roberto Wilken, carioca, aposentado e ex-integrante da banda musical The Golden Lions, que embalou os nossos sonhos de juventude. Ele, diferente de mim, adora viajar pelo mundo e conhecer outros locais e culturas. Paulo Wilken, era um grande contra-baixista e sendo canhoto tinha como ídolo o seu xará Paul McCartney. Sonhava seguir a trajetória musical do seu ídolo. Éramos músicos e beatle-maníacos. Aquela fase passou e, hoje, ao lado de sua esposa Liliane, pelo menos de dois em dois meses, passeiam pelo exterior, postando suas lindas fotos no Facebook, compartilhando seus bons momentos.



Temos outros ubavianos que têm o prazer de viajar pra fora do país, cito Patrícia Paiva (Onda Azul), doutora e cientista brasileira, que por questões profissionais viaja o mundo todo. Ela consegue aliar o seu profissionalismo ao prazer de viajar e conhecer outros países. Em dezembro, esteve por 10 dias em Cuba, num Congresso Internacional, depois de ter chegado de uma longa viagem à Europa (Espanha e Rússia). Ao retornar de Cuba, Patrícia passou menos de 24 horas em Recife e la foi ela, viajou para Natal - RN, onde passou o natal com a família, voltou ao Recife, passou dois dias e viajou para Nova York, onde pegou uma nevasca terrível no ano novo. Já de volta, disse que adorou o fim de ano e prepara-se para mais uma viagem em janeiro e em março curtirá o carnaval baiano...Nossa! Que disposição!!!


A verdade é que viajar é bom demais! É um prazer viciante! Porém, eu gosto de viajar pelo Brasil. Êta, país maravilhoso o nosso! É abençoado este povo brasileiro...



João Ubaldo Ribeiro, grande escritor baiano, escreveu um título num de seus livros, a expressão que mais gosto de usar quando viajo e observo a imensa beleza de nosso povo, diz o título: VIVA O POVO BRASILEIRO!  Aliás, este é um livro que ganhou o prêmio Jabuti de 1985. Uma boa indicação literária para quem gosta de uma história de época.





Eu gosto da beleza, do cheiro das flores, da alegria, da simpatia, do acolhimento, do clima, da história da Região Sudeste onde nasci e residi grande parte da minha vida (composta pelos Estados do Rio de Janeiro / Espírito Santo / São Paulo / Minas Gerais).





O sabor do vinho, a tradição, o lindo folclore e culinária da Região Sul encanta a todos nós. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os Estados que compõem esta bela região brasileira.




Na Região Norte, eu vivi 10 anos de minha vida e pude ver a beleza, a força da fauna e da flora Amazônica. Ela é composta por seis lindos estados (Acre / Rondônia / Roraima / Amapá / Pará / Amazonas / Tocantins). 




A Região Centro-Oeste (Goiás / Mato Grosso / Mato Grosso do Sul), onde tive o prazer de residir, pude conhecer uma cultura diferente, um jeito meio livre de viver e do contato com as diversidades dos sub-climas, da fauna exuberante e dos cenários aquáticos maravilhosos. O sabor do pequi, do Tereré, os passeios no pantanal e o contato íntimo com a natureza dão um sabor diferente na região. 




Deixei, propositalmente, a Região Nordeste para não só para enaltecer os seus aspectos positivos, que são muitos, mas, principalmente, a beleza do seu litoral com suas águas mornas, maravilhosas para o banho. Uma região de muita diversidade, dependendo do local ou micro-região que você visite. 

Os estados que compõem esta linda região são: Piauí / Maranhão / Ceará / Rio Grande do Norte / Paraíba / Pernambuco / Alagoas / Sergipe / Bahia. Todos com suas belezas características, destaco a Bahia e Pernambuco, apenas por ter residido por lá, já que todos são belos estados.



Assim sendo, para terminar este comentário, retorno ao avião, onde pensei, lá do céu, como é imenso o território brasileiro e como é bela a nossa cultura.
 Somos um povo de origem muito miscigenada e repleto de etnias diferentes, cujo doce sumo formou uma linda nação. 

Sinceramente, eu não tenho a menor vontade de viajar pra ver a neve nos Estados Unidos (até aqui, em Florianópolis, nevou este ano) e nem, tão pouco, desejo sentir a sensação térmica de menos 30º ou 50º C ...Brrrrrrrrrrrrr (só em pensar da arrepio). 

Quero ressaltar que não tenho nenhuma vontade de sair deste paraíso chamado Brasil, para comprar bugigangas chinesas na Times Square... Ninguém merece!
Curta o Brasil, claro se você tiver uma folga financeira e quiser viajar, vá ao exterior, mas primeiro prestigie o turismo interno... Garanto que não irá se arrepender! 





O melhor do Brasil é que ele não é somente um país no mundo... Ele é o sabor, os pulmões, os olhos, a esperança, a alma e a alegria de todos os países do mundo. Sensações que são retratadas pela alegria do seu povo, ordeiro e feliz.





Viva o Povo Brasileiro!



Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger