domingo, 17 de novembro de 2013

"TAL PAI...TAL FILHO" - Pais sem pressa - Coluna de Sueli Santos


Queridos leitores da Ubav-Brasil
Estamos vivendo a era do ter que fazer muitas tarefas cumulativas, para sermos vistos como pro-ativos,  inteligentes e modernos. Passamos isso para nossas crianças como algo natural; sei bem que os tempos mudaram, e como mudaram... Não existe mais ter tempo, nem permissão, para brincar na rua. A violência que paira sobre as pessoas não nos permite a "esse luxo", então temos que ocupar o tempo das crianças com atividades extracurriculares, como se não fosse mais permitido apenas deixa-los crescer e desenvolver com a leveza que a idade precisa. Por isso, envio esse texto que fala sobre como os pais, na melhor das suas intenções "massacram" seus filhos com atividades, compromissos e tarefas que, provavelmente os pequenos ainda não estão preparados para enfrentar. 

Pais sem pressa
Movimento que prega a 'desaceleração' da rotina das crianças levanta debate sobre o excesso de atividades na infância
JULIANA VIN - ESTADO DE SÃO PAULO 
A infância se transformou em uma corrida rumo à perfeição, e as crianças, em mini executivos com agenda cheia de atividades. É o que argumentam os partidários do "slow parenting" (pais sem pressa), movimento que prega justamente o contrário: que as crianças tenham menos compromissos e mais tempo para fazer nada.
A ideia, que tomou corpo na Europa e EUA, ganha força aqui. Na semana passada, a primeira edição do "SlowKids", evento em prol da desaceleração da rotina das crianças, levou 1.500 pessoas ao parque da Água Branca, em São Paulo.
Na programação, atividades nada tecnológicas: oficina de jardinagem, brincadeiras antigas e piquenique. "As crianças precisam desligar os eletrônicos e interagir mais com os pais", diz Tatiana Weberman, uma das criadoras do projeto e diretora da agência Respire Cultura.
Segundo o jornalista britânico Carl Honoré, autor de "Sob Pressão" (Record, 368 págs., R$ 52), muitas crianças têm todos os momentos da vida agendados e monitorados.
"Elas têm dificuldades de serem independentes, ficam sob estresse e são menos criativas", disse Honoré à Folha.
Ele foi o primeiro a usar o termo "slow parenting". "Tudo começou quando a professora do meu filho disse que ele era um jovem artista talentoso'. Na hora, a visão de criar o novo Picasso passou pela minha cabeça", conta.
No mesmo dia, ele começou a procurar cursos de arte para o filho de sete anos, até que o menino disse: "Pai, não quero ter um professor, só quero desenhar. Por que os adultos querem sempre cuidar de tudo?".

O puxão de orelha fez com que ele voltasse atrás e começasse a pesquisar o super agendamento da infância. Segundo ele, tudo começa com a boa intenção dos pais. Mas a vontade de ser o pai perfeito transforma a educação em um jogo de tudo ou nada.
VIDA DE EXECUTIVO
Para a psicanalista Belinda Mandelbaum, professora do Instituto de Psicologia da USP, a educação de resultados antecipa o ensino de ferramentas para competir no mundo corporativo. "Vejo crianças aprendendo mandarim porque os pais acham ser importante para o futuro".
Quando o empresário Marcelo Cesana, 38, diz não ter pressa de que o filho Caio, 1, aprenda a falar, a ler e a escrever, questionam se ele não vai ter dificuldade para trabalhar. "Me acham bicho do mato, mas não quero antecipar as coisas", diz ele, que levou a família ao "SlowKids".

A gerente de supermercado Vanessa Sheila Dias, 36, também foi ao evento com a filha Anne, 8. O domingo no parque faz parte da ideia de reservar um dia para fazer nada. "A rotina da semana é maluca, passo a ansiedade para a Anne", diz ela, que já se pegou pedindo que a filha comesse um lanche de fast food mais rápido.
Anne não faz atividades extraescolares, assim como os filhos da psicóloga Patrícia Paione Grinfeld, 41.


"Outros pais me perguntam: Mas eles não fazem nada?” Como se fosse algo errado! Não, não fazem, eles brincam", conta a Patrícia. "Quero que crianças venham brincar com meus filhos em casa, mas todas são muito ocupadas, tem que marcar antes". As atividades extras não garantem que a criança vai aprender mais, diz Mandelbaum. "Muitas vezes, elas só aprendem a se adaptar a esse ritmo louco."

O primeiro efeito da correria é a ansiedade, diz a neuropsicóloga Adriana Fóz, coordenadora do projeto Cuca Legal, da Unifesp. "A criança fica frustrada pelo excesso de atividades e pela falta [quando se acostuma à agenda cheia]. Fica entediada com mais facilidade."

Não que toda atividade extra deva ser evitada, mas é preciso respeitar o tempo da criança. "Até os cinco anos os estímulos têm que ser mais naturais", afirma Fóz.
De seis a 12 anos, é hora de aprender de forma mais sistematizada, diz ela. Aí é preciso conciliar o que os pais consideram ser importante com o desejo e as habilidades da criança, cuidando para que ela tenha tempo livre.
"O ócio estimula a criatividade e a curiosidade por temas e experiências diversas", afirma a educadora e antropóloga Adriana Friedmann.


 
Obrigado amigos e 
Tim-Tim! Um Brinde À Vida!




Sueli Pereira dos Santos
CRT 25.188

Terapeuta Sistêmica (Familia, individual e casal) – Psicopedagoga clínica – Letras - Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano – 


Distúrbios/Transtornos de Aprendizagem – Aprendizagem e Psicopedagogia - Bioenergia - Dinâmicas de Grupo - Educação e Psicologia Social/clinica – Leitura corporal - Belo Horizonte - 

www.terapeutasistemica.blogspot.com


ORAÇÃO DOMINICAL - Destaque para a Oração da Amizade - Por GOUBAV

Queridos irmãos, bom dia! Neste domingo queremos destacar a importância do amigo em nossas vidas. A nossa existência sem uma amizade verdadeira não é nada, nos dá uma certeza amarga que simplesmente passamos pela vida, mas não edificamos nada. Se você é uma pessoa que não tem amigos, saiba que, mesmo que você não queira, há um amigo que bate à sua porta diariamente, pedindo-lhe acolhida e o exercício da amorosidade. Podemos chamá-lo simplesmente de amigo, ou conselheiro-mor. Aquele que mostra caminhos e soluções para os nossos maiores problemas e questionamentos. Vamos deixá-lo entrar em nosso coração, o nome deste grande mestre é Jesus. Quando ele bater em sua porta, deixe-o entrar e diga mentalmente, seja bem-vindo Senhor Jesus, meu maior amigo.

E falando em amigo e pedindo a Jesus Cristo que abençoe a todos nós, iniciaremos nossa oração dominical com a oração da amizade. Em seguida, faremos nossos pedidos e finalizaremos com as orações fundamentais. Façam seus pedidos, tenham fé. Entreguem seus problemas nas mãos de Deus e saibam que Ele ouvirá e acolherá nossas preces. 

Façam da oração um hábito, Deus lhes deu 24 horas no dia, reserve 5 minutos para agradecê-lo. A paz e o amor fazem parte deste momento de contato entre vocês e Deus. A maior emoção de Deus e de Seu filho Jesus Cristo é vê-los felizes, fazendo o bem e rodeados de bons amigos. É preciso respirar esta atmosfera de paz, luz e bem. Deixem Jesus entrar... Abram suas portas!


Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, 
entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo . (Apocalipse 3.20)

Então, vamos deixar Jesus entrar em nosso coração e tenhamos uma linda semana. Vamos orar a ORAÇÃO DA AMIZADE.


OFERECIMENTO ESPECIAL


OFEREÇO ESTA ORAÇÃO ESPECIALMENTE A JORGE DE CASTRO NOVAES, UM DOS MEUS MAIORES AMIGOS. AMIZADE QUE, ESTE ANO DE COMPLETOU 40 ANOS DE EXISTÊNCIA. PEDIMOS BENÇÃOS PARA O AMIGO QUE AMANHÃ, DIA 18/11, COMPLETARÁ MAIS UMA PRIMAVERA, PARABÉNS JORGE NOVAES. NA FOTO APARECE AO LADO DE SUA QUERIDA ESPOSA, MAIDA. UM CASAL MARAVILHOSO QUE MUITO NOS HONRA A AMIZADE. 
OFEREÇO TAMBÉM A TODOS OS MEUS AMIGOS QUERIDOS QUE FAZEM PARTE DESTA OBRA DE LUZ. TIM-TIM! (NEO CIRNE) 







Participam de "GOUBAV"
(O grupo de oração ora às 18 horas)

. Maria Amélia - SP
. Solange - BA
. Evinha - BA
- Vera Ferreira - SE
. Neo Cirne - SC
Cristina Castro - RJ
. Manuela - MS
. Malú Coli - MG
- Mário Marcelo - SC
- Paulo Matheus - MA
- Márcia Ramalho - PB
- Silvinha Fray - SP
- Rita de Cássia - SC
- Luciana Cirne - RJ
- Maria Alzira - CE

(Venha orar com o nosso grupo)
RECOMENDAÇÃO PERMANENTE:

NÃO SE AFASTE DA SUA RELIGIÃO, DEUS É MARAVILHOSO E NÃO PODE SER RESPONSABILIZADO PELOS ERROS DAS PESSOAS. ACREDITE, DEUS O AGUARDA NA SUA CASA DE ORAÇÃO, SEJA UMA  SINAGOGA, UMA IGREJA CATÓLICA, UMA IGREJA EVANGÉLICA OU UM CENTRO ESPÍRITA, MUITOS SÃO OS CAMINHOS MAS A ESSÊNCIA DIVINA É UMA SÓ. DEUS HABITA NO CORAÇÃO DE TODOS. ORAR É BOM, MAS ORAR EM GRUPO OU EM COMUNIDADE É BEM MELHOR! (Neo Cirne)




INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOMINICAL
(INCLUA O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO NESTE ESPAÇO 
* MANDE SEU E-MAIL PARA umbrindeavida@yahoo.com.br)

PELA SAÚDE E PROTEÇÃO
- PELA SAÚDE E PROTEÇÃO DO PAPA FRANCISCO
- PELO BEM DO PLANETA
- PELA PROTEÇÃO DO NOSSO PAÍS
PELA SAÚDE DE 
- Pureza Marques dos Santos - SE - Proteção e saúde ´ Necessita de internação em UTI e não tem vaga.
- Eliane Marques - Niterói/RJ (proteção e êxito em intervenção cirúrgica)
- Francisca Severo - CE - Mãe de MASA CE 
José Tavares - BA a pedido de REBECA e ADSON BA
- Francisco Assis de Oliveira - SP (melhorando)
PELA PROTEÇÃO DE 
- Edilde Dias Santos (Aracaju-SE) mãe e seu filho Jorge Santos (vítimas de ameaça)  

AGRADECEMOS PELA MELHORA DA SAÚDE DE
- Marco Antônio Vieira - MG - (CURADO)
- Rogério Fragoso - MG - (CURADO)

PELOS UBAVIANOS E AMIGOS QUE PARTIRAM DESTE PLANO 
 (ANTEPASSADOS - Ex-participantes com um asterisco (*)

(*) Alaíde Guedes Paiva (Lala RN) - UBAV-RN 
(*) Cleres Guimarães (Zica da Mangueira BA) - UBAV-BA
(*) Suely Pacheco Gomes de Oliveira (Pachecão RJ) - UBAV-RJ
(*) Eunice Torres Muniz (Nicinha BA) - UBAV-BA
- Inésia Antunes Guimarães - MG a pedido da família Guimarães MG. 
- Líbera Terezinha Marcílio Zilli SC - a pedido de Aprendiz SC
- Dionísio Rosso SC - a pedido de Aprendiz SC
- Ana Maria Castro de Almeida RJ - a pedido de Cristina Castro RJ  
- Cristiane de Ramos SC - a pedido de Cassinha SC
- Elza de Azevedo Ferreira Guimarães SP - a pedido de MAGUI SP
- Joaquim de Paula Guimarães SP - a pedido de MAGUI SP
- Marilda Carolina de Carvalho Tourinho - a pedido de BELA RUIVA PI 

. Ana Lúcia Soares Cirne Bastos RJ- a pedido de LUCAROL RJ
. Zilná Olga Soares Cirne Bastos RJ- a pedido de LUCAROL RJ
- Luíz Estima dos Santos DF- a pedido de CRISTAL DF
- Cleusa Florentino dos Santos DF - a pedido de LENE DF 
- Maria da Glória Bastos RJ - a pedido de NEO CIRNE
- Nélio Machado Bastos RJ - a pedido de NEO CIRNE
- José Waldemiro de Lima SC - a pedido de RITA DE CÁSSIA SC
- Roseane Mello SC - A pedido de Andréa Mello SC
. Por todas as vítimas do incêndio da Boate Kiss, em fevereiro, em Santa Maria - Brasil
- Por todas as vítimas fatais da violência urbana de nosso país 
Pelas pessoas que padecem nos corredores dos hospitais brasileiros e morrem sem tratamento. 

PELA CONTINUIDADE DAS OBRAS SOLIDÁRIAS DE UBAV-BRASIL
A continuidade desta obra dependerá da maneira responsável com que nossos representantes e voluntários nos ajudarem, realizando e divulgando suas boas ações.

PELA UNIÃO DE TODOS E PAZ UNIVERSAL!
-Para que diminuam os conflitos mundiais, prevalecendo o entendimento entre as nações.
- Pedindo entendimento entre todos os brasileiros.
- Pedimos Paz, União e Respeito ao Povo Brasileiro. 
- Pedimos distância da politica nefasta que corrompe e explora os filhos desta nação.

PEDINDO GRAÇAS E ÊXITO EM SEUS PROBLEMAS
 Paulo Matheus - MA  - Prosperidade
- Evandete Souza Leite - BA - Prosperidade
- Glaucia Alencar Caldeira Rocha Moreira da Silva - RJ - Prosperidade
- Gabriela Alencar Caldeira de Souza - RJ - Prosperidade
- Carolina Alencar Caldeira de Souza - RJ - Prosperidade
- Maria Amélia Guimarães - SP - Pedia Graças para passar em concurso
- Cristina Castro - RJ - Prosperidade
- Luciana Cirne Bastos - RJ - Prosperidade
- Lívia Guimarães dos Santos - SP - Concursos
- Rita de Cássia Gonçalves - SC - Concursos

- Maria Sofia Dantas Ferreira - SC - Prosperidade
´Jonas Castro - RJ - Aprovação em concurso
- Davi Castro - RJ - Prosperidade
- Daiane Guimarães - MG - Prosperidade

AGRADECENDO GRAÇAS ALCANÇADAS
- Mauro Tadeu - MG - Pedia para voltar com sua namorada - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Maria Amélia Guimarães - SP - Faz parte de GOUBAV e pediu sucesso em concurso - Passou em 1º Lugar - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Daniel Guimarães dos Santos - SP - Sucesso em concurso! - - CONSEGUIU! TIM-TIM!
-Projeto UBAV-BRASIL - Pedia um novo Grupo Social - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Marcos de Souza - RO - Pedia novo emprego - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Paula Vasconcellos MS - Passar em concurso público - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Maria de Fátima - RJ - Sucesso em cirurgia efetuada - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Plínio Cardoso BA - Sucesso alcançado após  orações de Goubav - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Maristela Souza - CE - Por realização de um grande sonho - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Neo Cirne - SC - Por ter  grande vitória e reavivar um sonho - CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Ana Moura - SP - Curada de grave moléstia após novena de Ubav -  CONSEGUIU! TIM-TIM!
- Margarida Santos Pavanello - MT - Curada de grave moléstia após novena com as orações de UBAV. CONSEGUIU! TIM-TIM!

NOSSAS INTENÇÕES PESSOAIS

- Aqui realizamos os nossos pedidos. 
Fale com o SENHOR, ele ouvirá os seus pedidos. 



CHEGOU A HORA DAS ORAÇÕES PRINCIPAIS



PAI NOSSO

PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
VENHA A NÓS O VOSSO REINO
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
MAS LIVRAI-NOS DO MAL.
AMÉM!



AVE MARIA

Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus

Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte.
 Amém!








LEMBRETE GOUBAV:

REALIZAMOS NOSSA ORAÇÃO SEMPRE ÀS 18 HORAS

Mesmo que você não possa orar neste horário, pense e mentalize positividade, ore de maneira velada, mas acredite na sua comunicação com o plano superior. 

Deus e Seu filho, Jesus Cristo ouvirão, sua mentalização e juntos criaremos uma egrégora de luz que energizará positivamente os nossos pedidos e o nosso planeta.

Luz Divina, ilumine este movimento de amor!

TIM-TIM! 



Uma linda semana pra vocês.



CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger