domingo, 8 de dezembro de 2013

"TURISMO TIM-TIM!" - Cidades que nos acessam... ERVÁLIA MG - Por Neo Cirne

TURISMO TIM-TIM!
VISITEM
Ervália MG

Meus amigos hoje, em caráter experimental, damos início a uma seção turística sobre as cidades que tem acessado de forma permanente o nosso site. Dentre os estados que mais acessaram o site neste ano destacou-se o Estado de Minas Gerais. Assim, fizemos uma relação de mais de 70 cidades e sorteamos uma e a escolhida foi a Cidade de Ervália. Localizada na zona da mata. Quem sabe, em breve constituamos um grupo solidário nesta linda cidade mineira.

Na cidade, há anos atrás, morava um casal muito querido de amigos, que o tempo fez com que nos afastássemos, mas que guardo grande saudade, pois eram pessoas de bem. Onde quer que estejam, desejo que Deus os proteja e abençoe. Tim-Tim!



Para falar de Ervália utilizamos de um importante site turístico: 

HISTÓRIA DA CIDADE:
Com a entrada da Bandeira de Antônio Rodrigues Arzão, no século XVII (por volta de 1693) na região do Casca, a procura de ouro e com a notícia de que a região era rica em metais amarelos para cá se dirigiram muitos colonizadores a procura do ouro e terras férteis dando início ao pequeno povoado a que deram nome de Capela Nova.
Com o passar dos anos, novas atividades foram se desenvolvendo, pessoas foram chegando. O primeiro núcleo de família foi o Sr. Lucas Pereira Francklin, que casara com Dona Policena Miranda, que viera do Piranga e aqui se fixaram vivendo da agricultura.
Outras famílias para cá vieram, procedentes de Ouro Preto, entre elas podemos citar as famílias de José Pereira Rezende, José Ferreira, Cassiano Lucas Maciel, Manuel Caetano Ribeiro, Manuel Joaquim de Lima, entre outros.
Em 05 de junho de 1955 o município passa a ser uma Comarca, no governo do Prefeito José Caetano de Mattos.
CATEDRAL DE ERVÁLIA

Significado do Nome:
Em 1839, o pequeno povoado de Capela Nova, primeiro nome dado à cidade devido a uma capelinha construída no lugar onde hoje é a atual Praça Getúlio Vargas, passou a Distrito com o nome de São Sebastião dos Aflitos, depois São Sebastião do Herval em homenagem ao Marquês de Herval (Manuel Luís Osório) herói de guerra do Paraguai.
Em 1938, o Distrito foi elevado à categoria de cidade, ficando assim criado o nosso Município com o nome de Herval. Em Dezembro de 1943 passa a chamar-se Ervália, para diferenciar de outras cidades com o mesmo nome.

Aniversário da Cidade:
17 de Junho
Gentílico:
ervalense
População:
17.946 habitantes - censo IBGE/2010

 CARACTERÍSTICAS:
Destaca-se na produção de café na área agrícola, confecção de roupas na área industrial, possui no setor de serviços pouca diversificação. O comércio é formado basicamente para atender o segmento de classes predominantemente baixas, com ausência de grandes redes de supermercados, concessionárias de carros e agências bancárias do segmento privado.
Clima:
Tropical de altitude 
Temperatura Média:
27º C 

 COMO CHEGAR:
Localização:
Zona da Mata
Limites:
São Miguel do Anta, Miradouro e Araponga 
Acesso Rodoviário:
Br 356 - Br 120
Distâncias:
Da Capital:
310 km 
Outras: 
38 km de Viçosa 
52 km de Muriaé 
65 km de Ubá

 TURISMO:
Principais Pontos Turísticos:
Parque Ecológico do Brigadeiro
Está numa região montanhosa com destaque para o Parque Ecológico do Brigadeiro, uma das últimas reservas da Mata Atlântica em Minas Gerais 


Cachoeira da Usina
A Cachoeira da Usina está localizada no rio dos Bagres, a 6,5 quilômetros do centro da cidade, em direção a Muriaé.
A cachoeira possui planos diferentes, que formam o que se pode denominar de "degraus". A água, ao passar por esses "degraus", ganha um aspecto cristalino. Ao final, o manto de água se abre e cria um trapézio, com 10 metros de largura no topo da cachoeira e 35 metros na base. A altura da queda é de 18 metros.
Há uma "piscina" natural no final da queda e, em frente, uma bela ilha gramada. O balneário apresenta uma beleza natural incontestável, que atrai visitantes do município e das cidades vizinhas.
A cachoeira, de valor cultural, ambiental, histórico, econômico e social, foi tombada em 1º de abril de 2005.

Cachoeira do Tombo
A Cachoeira do Tombo do Turvão possui beleza rara, com uma paisagem exuberante, apesar da dificuldade de acesso. Seu nome está relacionado com o local onde termina a comunidade do Turvão.


Lagoa da Usina Hidrelétrica
A pequena central hidrelétrica de Ervália, construída pela Companhia Força e Luz Cataguases / Leopoldina, serve de reservatório da usina. Local paisagístico, que leva em consideração a preservação e o ecoturismo, é ideal para pescaria, natação e prática de esportes radicais.



Pico do Cruzeiro
O Pico está localizado no povoado de Dom Viçoso (Grama), em volta do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e é o maior da cidade. Possui 1.671 metros de altitude e nele está sendo construído o Complexo Turístico Pico do Cruzeiro na área de amortização do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB).

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERVÁLIA
E-mail: pmervalia@hotmail.com
Telefones: (32) 3554-1124
Sites: http://www.prefeituraervalia.mg.gov.br/

INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviária de Belo Horizonte
Site:www.rodoviariabelohorizonte.com.br
Telefone:(31) 3271-3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: www.prefeituraervalia.mg.gov.br/



Conheça esta bela e tranquila cidade mineira



TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger