quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"QUALIDADE DE VIDA" - CADERNETA DA GRATIDÃO - Por Márcia de Luca

Queridos amigos, diretamente do Rio de Janeiro, após um gostoso voo da GOL onde tivemos o prazer de, mais uma vez ler o artigo da escritora Márcia de Luca, que assina a coluna BEM VIVER, da REVISTA GOL. É sempre um prazer ler esta revista, tão bem elaborada e possuidora de colunistas bem legais. Os artigos de Márcia de Luca, sempre nos trouxeram grande fascínio pela maneira fácil e leve com que aborda seus temas. Parece uma pintura onde vivemos o cenário que a artista evidencia nas suas  palavras cheias de luz e cor. Na revista de nº 141, Márcia destaca um tema bem propício ao fim de ano e ao Natal, chamando-o de Caderno da Gratidão, o qual temos o imenso prazer em retransmitir para os leitores de UBAV.


Caderneta da Gratidão

Mais um ano se passou em um piscar de olhos, não é mesmo? Você consegue acreditar que já estamos no último mês de 2013? É melhor nos acostumarmos porque o tempo está, sim, passando mais rápido. Na mesma velocidade, aumentam o estresse, a competitividade, a correria, a violência.
Somos permanentemente bombardeados pelo excesso: de poluição do ar, visual e sonora, de agrotóxicos, de aflições, angústia e medo, de tudo.

Pois vamos já parar com este frenesi, abandonar o comportamento de rebanho, que só copia o que o outro faz, e comemorar Natal e Ano Novo de uma forma diferente, mais feliz e saudável. Seguindo preceito ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo, vamos nos aquietar e, com calma e antecedência, planejar nossos afazeres nesta época cheia de compromissos sociais, compras e preocupações. 

Aproveite este momento e faça a lista do que você tem que dar conta até o fim do ano. Estabeleça prioridades e tire da fila o que não é necessário - o que puder, deixe para janeiro, quando há muita gente de férias e a vida fica mais calma.
Aprendemos a viver no contra-fluxo: em uma época de agitação, vamos ficar em paz, cultivar o silêncio, curtir com calma a família e os amigos. Celebre a companhia deles, confraternize mais.
Reveja seu ano e agradeça. Sim, simplesmente agradeça por tudo que aconteceu, sem julgar o que você acha bom ou ruim. Na realidade não existe bom ou ruim. Fatos são fatos e devemos encará-los com uma atitude de equanimidade. Aliás, o que é bom não necessariamente nos ajuda a crescer; mas o que não tão bom, em geral, traz uma lição a ser aprendida. Basta prestar atenção.

Assuma agora uma postura confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados. Inspire profundamente e relaxe o corpo ao expirar. Agradeça por cinco coisas que a você nas últimas 24 horas.

Ao chegar em casa, arranje um caderninho e anote. Nos próximos 30 dias, escreva diariamente no seu Caderno da gratidão, cinco novas coisas pelas quais você agradece. Isso mesmo, cinco por dia durante um mês, sem repetir! 

A princípio parece difícil, mas você ficará surpreso ao verificar o quanto tem a agradecer.



_______________________________________________
Márcia de Luca - é especialista em IOGA, MEDITAÇÃO e autora o livro "Ayurveda- a cultura do Bem Viver" .

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger