sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Matéria da Noite - - - "HAPPY HOUR TIM-TIM!" - - - Hoje é sexta-feira é dia de alegria! - - - Por Neo Cirne


- - HAPPY HOUR TIM-TIM! - -


Happy Hour ou "Hora Feliz" é um jargão americano que representa uma confraternização com os colegas depois de um dia de trabalho, para esquecer os problemas e esquecer um pouco o stress. Um brinde à vida não podia ficar de fora deste momento saboroso de descontração. Eu raramente bebo, sou mais adepto de um bom suco ou, às vezes, tomo um whisky com guaraná, é verdade... Porém, quando vou num restaurante mexicano ou numa churrascaria não dispenso o meu chopinho. 

Ainda hoje, conversando ao telefone com uma amiga querida, a Verinha de Aracaju-SE, ela me disse: 
- Vou aproveitar que estou saindo do plantão e passarei no "Bar do Portuga", e tomarei um chopinho, o danado do Seu Manoel faz um bolinho de bacalhau delicioso e vou tomar o meu chopinho, um somente... É o meu limite, afirmou.

 Não fale pra ninguém, mas eu fiquei com água na boca... Um bolinho de bacalhau bem feito é uma maravilha e um chopinho, nesta hora, tem o seu valor... Muitos chopinhos já criam uma situação temerosa... Só com um amigo solidário (aquele que não bebe e leva o carro) ou com o taxista chegando na hora acertada. 

Vamos conhecer um pouco sobre os Mitos e Verdades da Cerveja?

Que o brasileiro adora cerveja, isso todo mundo sabe. O problema, é que mesmo popular e sempre presente em rodas de amigos, nos “happy hours” da vida a bebida ainda gera dúvidas, como por exemplo: Qual a diferança entre as cervejas Larger, Ale e Pilsen? Cerveja dá barriga? Faz mal a saúde? Para responder a estas e a  outras perguntas foi consultado o site da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). Abaixo você confere as respostas e as curiosidades encontradas sobre a bebida. 

Verdades 

- Lager é o tipo de cerveja mais consumida no mundo. Tem baixa fermentação e um sabor amargo de teor alcoólico entre 3% e 6%. A maioria das Lagers são claras, com alto teor de gás carbônico e podem ser estocadas durante semanas ou até meses. 

- As Ales são cervejas de alta fermentação, muito populares na Irlanda e na Inglaterra. Estas cervejas de alta fermentação tendem a ser mais saborosas que as Lagers, menos amargas e com sabores mais frutados, em sua maioria. 

- A Pilsen é um tipo de cerveja Lager, de coloração dourada, amarga e levemente transparente. Quase todas as grandes cervejarias fabricam este tipo de cerveja. 

- Quanto mais nova, mais gostosa. A cerveja não pede envelhecimento e deve ser consumida logo que for produzida. 

- Ao contrário do vinho, a garrafa de cerveja deve ser armazenada de pé. 

- Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia: ela deve ser servida com espuma de dois a três dedos. A espuma faz parte da composição da bebida e contribui para preservar melhor o aroma e o sabor da cerveja ao beber. Além disso, espuma realça a beleza e o prazer de apreciar cerveja no copo. 

- Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida. Eles acabam com o colarinho e, como consequência, liberam o gás carbônico, deixando a cerveja com o gosto descaracterizado. 

- Diversos estudos publicados em importantes jornais de medicina, comprovam que o consumo moderado de cerveja pode trazer uma série de benefícios à saúde. A bebida é rica em vitaminas do complexo B e antioxidantes, que protegem de doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. 

Mitos 

- Cerveja não engorda. É comum, na mesa de um bar, ouvir que a bebida “dá barriga”. Contudo, não existe uma relação direta do líquido com o aumento da gordura corporal. Uma lata de cerveja tem, em média, 140 calorias, menos que um suco de laranja, por exemplo. 

- Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou o inverso). A cerveja é a mesma, não importa o recipiente. O que pode influenciar o aroma e sabor é o modo como você resfria ou conserva a bebida. A exposição ao sol e calor, assim como o congelamento são grandes inimigos da boa cerveja. 

- O freezer é o melhor lugar para deixar sua loira “gelada”. A melhor maneira de gelar a cerveja é colocá-la na geladeira. O freezer pode ser usado apenas nos últimos minutos antes de beber. Também não é recomendável degelar a cerveja e depois voltar a resfriá-la. A bebida pode ficar “choca” , com alteração no gosto. 

- O chope tem menor teor alcoólico que a cerveja. Ambos têm exatamente o mesmo teor alcoólico. A diferença é que a cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade ao produto. O chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo. Por esse motivo, ele tem um prazo de validade menor. 

- Cerveja preta aumenta o leite materno. Este costume popular não é verdadeiro e o consumo de bebidas alcoólicas por lactantes não é recomendado por médicos. Na realidade, cervejas do tipo Stout, como Caracu, são boa fonte de energia porque não são filtradas.
Muita alegria, beba com moderação e bom fim de semana pra vocês... Tim-Tim!



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger