terça-feira, 15 de outubro de 2013

HOMENAGEM MERECIDA... 15 DE OUTUBRO - FELIZ DIA DO PROFESSOR - Por Neo Cirne

UBAV-BRASIL homenageia muito merecidamente a classe profissional mais importante de nossas vidas, a dos professores. Esta matéria foi publicada há dois anos atrás e continua bem atual, por isso a atualizamos com alguns aspectos recentes.

"Ser professor é dar uma prova irrefutável de amor extremo. É esquecer-se das ambições materiais, visto que apesar de sua importância é a classe mais injustiçada em termos salariais que existe em nosso país", vejam:

Sancionada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2008, a lei 11.738, que estabelece o piso nacional para os professores da educação básica, vemos com tristeza que ela ainda não é cumprida em alguns Estados Brasileiros. Após a contestação da constitucionalidade da lei por governadores, o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou acórdão em agosto deste ano confirmando a validade do piso como vencimento básico. 

Professores que fazem ciência e forjam mestres e doutores, com dedicação exclusiva, ganham menos de 10 mil reais por mês, salvo se estiverem em Universidades Federais e ocuparem os cargos mais altos, isto depois de 25 anos de ciência, neste caso ganham um pouquinho mais. Enquanto isso, qualquer "companheiro" ocupando cargo de funcionário comissionado, sem qualificação e sem concurso, ganha salário que orbita entre 07 e 14 mil reais para ser "assessor" de um político qualquer, vemos nos tele-jornais, constantemente, estas notícias. Tem assessor parlamentar que nunca trabalhou e outros que moravam em outros países.

Todo investimento em EDUCAÇÃO é muito pouco para a valorização de uma nação. Necessitamos olhar com mais carinho para esta classe maravilhosa e formadora do futuro dos nossos jovens; nós passaremos, mas a orientação educacional permanecerá viva, vibrante e complementar na caminhada dos nossos filhos.

Salários à parte...

Temos de pensar que o magistério é a profissão que realmente irá complementar a educação de nossos filhos e netos. É uma profissão que passa por um desgaste imenso. Proporcionalmente, os jovens procuram muito menos a carreira do magistério, do que outras carreiras com melhor perspectiva econômica, temos lacunas imensas entre a necessidade e a realidade na formação de novos mestres.

A qualidade diminuída e a falta de estímulo fazem com que boa parte dos nossos queridos mestres não se atualizem. Muitas vezes não têm condições financeiras para pagarem um curso de atualização ou mesmo de se deslocarem para seus trabalhos. Em cinco estados da federação, por exemplo, por uma carga horária de 40 horas semanais tem professores ganhando menos do que o piso mínimo de 1451 reais. Segundo a revista educação do site UOL (http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/107/salarios-dos-professores-279028-1.asp) os Estados do Amapá, Amazonas, Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - não pagavam ao docente o valor estabelecido pela Lei do Piso Salarial do Magistério Público (Lei 11.738/2008). Os dados são referentes a dezembro de 2012, quando o vencimento básico para um docente da rede pública com formação de ensino médio era de R$ 1.451, por uma jornada de 40 horas de trabalho semanais.

[[000]]

Durante toda a minha vida vi os meus professores com imenso carinho e este desabafo que faço no Dia do Professor, é para chamar a atenção dos leitores deste site que devemos agradecer os nossos professores por eles representarem a formação do caráter de uma nação, a personalidade do nosso país. Lembremos que "se quisermos um futuro melhor teremos de investir na educação."
Quando um professor chega a fazer greve para reivindicar melhores salários é porque sua capacidade de manutenção pessoal está num nível sub-crítico. O amor que ele têm à profissão é imenso e afastarem-se dos seus alunos mesmo sendo para reivindicar salários em movimentos grevistas dói-lhes como se estivessem se afastando dos filhos.

Eles merecem um salário justo e reconhecimento amplo, temos certeza disso.

Hoje é dia destes abnegados mestres, que nos acompanham desde a idade mais tenra, que nos dão carinho nas creches, no jardim de infância, no ensino básico e superior. Substituem nossos pais durante as inesquecíveis horas de aula na idade mais tenra. Quem não se lembra com muito carinho dos seus primeiros professores? Talvez os nossos primeiros amores e heróis. São a continuidade da proteção familiar. "Sentia o mesmo acolhimento estando em casa ou na escola quando era criança".



Com imenso carinho, o Projeto Um Brinde À Vida - UBAV - saúda todos os professores e pede que vocês resistam e não deixem apagar a chama de progresso e amor que trazem em seus corações. Pedimos-lhes que perdoem a ignorância de alguns pais e alunos que muitas vezes, fruto de uma sociedade com baixa formação educacional, ofendem, xingam, agridem e ameaçam professores durante o exercício de suas atividades. Muitos heróis-professores já tiveram suas vidas ceifadas com a falta de segurança nas escolas. Creiam, mestres, que a maioria dos seus alunos os ama muito e orgulha-se de vocês. 
Professores são verdadeiros Anjos de Deus! Vocês também são seres humanos e merecem ser valorizados e lembrados não apenas no dia 15 de outubro, mas diariamente com um sorriso agradecido pelo ensinamento passado como pela esperança em dias melhores, distribuída.
 Dia do Professor, vocês devem ser lembrados sempre, abraçados, admirados, respeitados, valorizados e amados por seus alunos e pela sociedade.


PARABÉNS PROFESSORES BRASILEIROS, HOJE A FESTA É DE VOCÊS, MAS A ALEGRIA É NOSSA!


Uma poesia em homenagem aos professores



Decerto seria Professor...
Ah, se Deus tivesse dado outra oportunidade
Bastaria voltar o tempo para poder viver novamente e escolher uma profissão
Certamente escolheria aquela que desse mais dinheiro e felicidade
Decerto ficaria em dúvida diante de tanta opção
Estaria a mercê dos acertos e erros
Ficaria preocupado se daria certo ou não
Garanto que isso passa na mente de todo educador
Horas a fio a se debruçar sobre planejamentos, livros, 

apostilas, diários Interrompendo os momentos de descanso e lazer
Juntando sentimentos, sensações, dores, cansaço
Liberando adrenalina às vezes sem perceber
Mantendo a calma para não estourar
Nasceu predestinado, nada mudaria
Operários em constante construção
"Pedreiros alicerçando vidas"
Quisera poder mudar os destinos dos que passam pelas mãos
Resgatando valores perdidos até então
Será que não soubeste escolher o destino ou foi ele que o escolheu?
Talvez seja a profissão de todos os tempos
Única capaz de perdurar apesar dos desalentos
Verdadeira soma de talentos
Charada que a vida preparou
Zangado eu estaria se não fosse professor


Autoria de Valdeci Silva Carvalho de Santana
Itaberaba - BA -



Agradecendo a poesia de Valdeci Silva e a todos os amigos professores deixamos o nosso brinde especial ao professorado brasileiro.



TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger