terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Mensagens Tim-Tim" - A VIDA E A DUALIDADE - Autoria Neo Cirne

A VIDA E A DUALIDADE

Amigo querido, hoje é mais um dia para entendermos as flutuações da vida. Dia de sorrir e dia de chorar, de medo e de coragem, de escassez ou de abastança, dia de desamar ou de amar.

Todas as emoções vividas são duais, ou seja, possuem os dois lados da moeda. Imaginemos um vestibular, ele é capaz de gerar dois tipos de emoções, uma para quem é aprovado e outra para quem é reprovado. O que difere é a sua maneira de ver, sim, a maneira com que você enxerga os fatos. De repente a reprovação poderá lhe dar uma nova oportunidade de repensar o futuro, continuar insistindo ou escolher uma nova carreira que, poderá ser vitoriosa.

 Num primeiro momento, você pode até ficar furioso com o pequeno revés, mas, depois, você enxerga o outro lado do acontecimento e vê que nem tudo é absolutamente ruim. Então, começa até a falar aquela velha máxima, que diz: “Há males que sempre vem para trazer o bem”. 
Recordo um antigo amigo que era compositor de escola de samba no Rio de Janeiro, ele andava preocupado com a confecção do seu samba enredo daquele ano e quase não tinha tempo para parar e estudar a sinopse (tema escolhido pelo carnavalesco) e compor, já que ele trabalhava muito duro. Dias antes da apresentação do samba ele foi atropelado por uma bicicleta, que o jogou ao chão machucando-o bastante. Ele fraturou o braço e teve muitas escoriações, ficando internado por 4 dias e logo pensou: “Que desgraça, logo agora que eu estava me inspirando para fazer o samba enredo!”, ele ainda tinha um prazo de 15 dias para submeter sua obra à comissão de seleção dos sambas.

Aí, no segundo dia, observando que estava sozinho no quarto do hospital, pediu à sua esposa que trouxesse o pequeno gravador, papel e caneta, pois queria escrever uma letra. Assim, no terceiro dia de internação, no silêncio do quarto hospitalar, começou a escrever a sua canção que terminou quando obteve alta. Era o tempo que ele necessitava para compor o seu samba-enredo. O samba foi inscrito, passou pelas fases eliminatórias e ganhou o carnaval daquele ano, recebendo o Estandarte de Ouro.

Contei esta história, para lembrar que nem tudo é totalmente ruim, nem mesmo a morte, para nós, que possuímos uma cultura ocidental, a Vida só existe neste primeiro estágio. Para os orientais, em sua imensa maioria, e para os seguidores das doutrinas espíritas a morte é o princípio de uma nova vida. Perguntamo-nos: como pode a morte significar pra uns o fim de tudo e para outros o início de uma nova jornada?


A nossa resposta seria de que a vida não cessa, só trocamos de moradas, como dizia o querido Chico Xavier. 

Tudo nesta vida é passageiro, por isso curta muito os seus momentos bons e aproveite para exercitar os seus dons aqui neste plano. Não deixe para amanhã para mostrar a sua bondade ou para declarar o seu amor, poderá ser tarde demais.

Assim, concluímos que, apesar da dualidade de todas as coisas da vida, a única coisa que não acaba nunca é a própria vida, somente mudamos de endereço. Nesta mudança, não levamos nada que acumulamos e só desejamos que, no novo endereço, nos recebam bem, que avaliem os nossos gestos e atitudes positivas e que o tempo abrande o sofrimento com a sensação de perda de nossos parentes e amigos que continuam neste plano terreno.

A hora de deixar o casulo vai chegar para todos nós, mesmo que não queiramos. A vida é uma escola onde, a cada dia, aprendemos uma nova lição que nos trará a evolução espiritual que necessitamos. Tudo nesta vida tem dois lados, um doce e um amargo.
Nossa missão é aprender, aproveitar bem o lado doce para entender e aceitar o lado amargo. 

Se você tiver que escolher entre a Felicidade e a Infelicidade opte por não desprezar as boas coisas da vida, pois, se assim proceder, as ruins tomarão o lugar delas e teremos escolhido a infelicidade como forma de vida.


Tim-Tim! Um Brinde À Vida! Vida que sempre segue!


Neo Cirne











Dedicatória Tim-Tim!:

Dedicamos este texto aos aniversariantes de hoje, dia 20/08:
  • Cauan Cirne Salomone - (1º aniversário)
  •  Adriana Araújo.

 Dedicamos, também, à querida amiga DENISE GESUALDI, amiga fundadora desta obra e que perdeu sua amada mãezinha no dia de ontem.

Assim, como todo momento é dual, de alegria e dor, a uns desejamos feliz aniversário ao Cauan (meu neto) e a Adriana, grande amiga. Quanto à nossa querida Denise, desejamos força, resignação e entendimento de que a vida continua para sua mãezinha, agora, em nova morada. Oraremos para que Deus a receba com sua imensa luz.


Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger