quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"Batendo papo. com" - A continuidade da Vida - Por Neo Cirne

Queridos amigos, é com prazer que voltamos a conversar com vocês para comentar alguns pontos importantes para o nosso projeto social, um deles é a preservação da natureza. Quero conclamar os amigos, principalmente os educadores, em todos os níveis a realizarem em suas escolas, com suas famílias e amigos um gesto de amor à natureza plantando uma árvore e difundindo a todos a necessidade de preservarmos nossas árvores. Anualmente lembramos esta atitude de estimular a preservação de nossa flora. Este convite estende-se a todas as pessoas de bem e que sabem da necessidade de semear atitudes para as gerações futuras. 

Nesta atitude, o nosso patrimônio maior, o ar puro, está em jogo. As árvores são os pulmões do nosso planeta e imaginem como seria a nossa vida sem os nossos pulmões? Naturalmente, não existiria.

Todos os seres vivos necessitam do "ar puro" para sobreviverem. No momento em que permitimos o corte ou a queimada de árvores, estamos permitindo que a vida na terra diminua... diminua... Até acabar. Responda rápido: É isto que você deseja? Evidente que não.

Quero poder contar com o exemplo de vocês, nossos amigos, manifestando seus repúdios às atitudes criminosas das queimadas ou do corte indiscriminado de árvores. A expansão demográfica tem a necessidade de ocupar os espaços livres das grandes cidades e, em nome desta expansão, desmatam e sacrificam árvores seculares, até. Uma pena!

Precisamos estimular as autoridades à fiscalizarem de forma mais efetiva estas atitudes nocivas, que fazem mal a todos nós. Agora, que alcançamos uma faixa demográfica mundial acima de sete bilhões de habitantes não podemos mais pensar, somente, em vivermos e sim em sobrevivermos e garantir para as futuras gerações a continuidade da vida.

Por favor, nos ajudem a mostrar a todos a necessidade de oxigenar o planeta. Estimulem as crianças a cuidarem do planeta como cuidam de suas casas, diga a elas que precisamos demais de nossas florestas e matas, assim como precisamos de nossos animais. O amor é tudo e este tudo inclui o respeito e a conservação do nosso patrimônio verde: a nossa flora, que além de nos ofertar o oxigênio, nos oferta deliciosos frutos, sombras aconchegantes, fixam nosso solo, abraçam-nos com sua doação. 


Quando era pequeno, eu gostava de ir na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro e via algumas pessoas abraçando as árvores, eu não entendia o por que daquele gesto. Até que um dia eu perguntei a uma moça, por que ela abraçava a árvore e ela me disse rapidamente: 
"Abraço a árvore como uma forma de carinho, um agradecimento, porque ela me dá ar puro, frutos e sombra, refrescando o ambiente... Ela me dá vida!"  
Desde este dia, com o exemplo que ela me deu, passei a respeitar e amar as árvores. Passei, por imitação, a realizar o abraço nas árvores do parque nas vezes que voltei à Floresta da Tijuca. Era capaz de sentir, sua seiva pulsando em seu tronco, era como o coração batendo. Coloquei nome em algumas, até conversava com elas e aquilo me trazia profunda paz. Sentia-me renovado ao sentir o meu carinho com a árvore e receber a energia daquele lindo vegetal.

 Estamos injuriando tanto o nosso planeta, que a Terra dá os seus sinais de cansaço. O clima está mudando demais e de maneira assustadora. Nós não damos bola para nada, simplesmente vivemos intensamente, como se o dia vivido fosse o último e continuamos aceitando as atitudes criminosas das queimadas como quem acha tudo normal. Temos a certeza de que se nenhuma atitude concreta for tomada o dia de amanhã, poderá ser, realmente, o último.


Vamos juntos nesta campanha, amigos? 




Compre umas mudinhas de plantas, fale com seus filhos ou netos da importância dos vegetais, semeie-os junto a eles, faça com que acompanhem o desenvolvimento das sementes e das mudas. E, quando elas crescerem um pouquinho, transfira-as para um lugar seguro, adube-as para que elas possam crescer livremente em direção à luz e em direção ao céu. Elas ao crescerem retribuirão realizando a foto-síntese e transformando o CO² em Oxigênio, indispensável à manutenção da vida.




 Sua atitude será bem vista por Deus, que o recompensará com sua benção. Ah! importante! Tire umas fotos e comentem a reação de seus netos. Não esqueçam de enviar as fotos e os comentários para que Ubav-Brasil publique no Dia da Árvore, dia 21 de setembro e mostre ao mundo a sua boa atitude...

Atitude, esta é a palavra mágica que propiciará a continuidade da vida.



A NOSSA EVOLUÇÃO NÃO PODE SER COMO A SUGERIDA POR ESTE DESENHO






Tim-Tim!




Hoje, resolvi abordar este tema tão importante por perceber que apesar do risco de sucumbirmos na fumaça de um planeta árido, poderemos com nossas boas atitudes, mudar o planeta para melhor, basta que cada um mude o seu comportamento e torne-se um amigo da vida.


Muito obrigado e bom dia!



Neo Cirne 
Coordenador de Ubav-Brasil


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger