segunda-feira, 22 de julho de 2013

HOJE É DIA DE SANTA MARIA MADALENA - Uma Santa poderosa que ao lado de Maria, Nossa Senhora, acolheu o último suspiro de Jesus - Por Neo Cirne

Quero apresentar aos amigos uma santa que nosso projeto tem grande devoção, trata-se de Santa Maria Madalena.



Santa Maria Madalena aparece no Novo Testamento como sendo uma discípula de Jesus. Nas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, Maria Madalena é invocada como Santa. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de julho.

Significado do nome

O nome Maria Madalena significa, na verdade, Maria “de Magdala”, designando a naturalidade desta Mulher. É o mesmo que dizer “Maria que veio de Magdala”. Magdala era uma pequena cidade que ficava na margem do “Mar da Galileia”, perto de Cafarnaum. Cafarnaum é a cidade onde Jesus escolheu para morar e começar sua vida pública.



Hoje, portanto, celebramos Santa Maria Madalena, discípula do Senhor, que nos evangelhos ocupa uma posição destacada.
Junto com a Mãe santíssima e o discípulo amado recolheu o último suspiro de Jesus no Calvário e o testemunho do Seu lado traspassado. Compreendeu que Sua salvação estava naquele sacrifício.


O Evangelho de João lhe dá um destaque particular ao narrar a sua visita, sozinha, ao túmulo de Jesus. Maria, até então, pensa que a morte triunfou; para ela, ainda "estava escuro". Sua visita ao túmulo é um culto saudoso ao morto, e chora. Ela tem dificuldades em reconhecer o próprio Jesus que lhe está próximo e lhe fala. Ela O reconhece quando é chamada pelo seu próprio nome. É o Pastor que chama as ovelhas, e elas conhecem Sua voz. A ela o Senhor quis lhe confiar o primeiro anúncio da alegria pascal aos Apóstolos. Maria pensa em reter o Senhor que tem na memória, porém Sua forma de presença, agora, é diferente. Jesus é encontrado na partilha em comunidade e na missão.
Que Santa Maria Madalena nos ensine que o discípulo de Cristo é quem, na experiência da debilidade, tem a humildade de pedir ajuda ao Senhor para ser curado por Ele, convertendo-se assim em testemunha do poder do Seu amor misericordioso, mais forte que o pecado e a morte.
O cristão que, no seu programa diário de vida, cultiva a intimidade com Cristo, na Eucaristia, fazendo um tempo de oração contemplativa e cuidando da leitura assídua da Palavra de Deus, também terá o privilégio de escutar o chamamento pessoal do Senhor. É o próprio Cristo que nos chama pessoalmente, pelo nosso nome, e nos anima a seguir o caminho firme da santidade.
ORAÇÃO



Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amem.”


A PAZ DE CRISTO!

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volte o seu rosto para ti e te dê a paz!” (Nm6, 24-26)




TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger