sábado, 29 de junho de 2013

HOJE É DIA DE ALEGRIA... VAMOS FESTEJAR SÃO PEDRO E SÃO PAULO - Por Jussara Barros

Bom dia, amigos. Hoje é dia de festa, mais dois santos da Igreja Católica são festejados encerrando o Ciclo das deliciosas Festas Juninas. É muito bom participar destes festejos do mês de junho. Atualmente as festas caipiras, como são chamadas, estendem-se até o mês de julho. Nosso povo adora este movimento folclórico. Musicas, danças e comidinhas típicas aguçam o nosso sentimento e paladar. Esta matéria está sendo republicada, ela alcançou desde que foi editada no ano passado 1190 visualizações, por isso voltamos a lembrar os poderosos santos São Pedro e São Paulo neste artigo escrito por Jussara de Barros, a quem agradecemos.



Nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí o ponto alto destas festas é a festa de São João. Chega a ser feriado no dia 23 de junho nos nove estados do nordeste, porém, no dia 29 de junho, na Festa de São Pedro, a alegria atinge o seu ponto mais alto, talvez pelo "gosto de quero mais", deixado pelas festividades. Hoje também é dia São Paulo Apóstolo. Nossa tradição folclórica enfatiza mais a festa de São Pedro.

"Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários." 

No folclore das festas juninas, lembramos apenas de Santo Antônio, de São João e de São Pedro. Particularmente, nunca entendi porque não enfatizamos a figura maravilhosa de São Paulo nas festas populares. São Paulo foi um santo que mostrou a todos o poder da conversão a Jesus e a entrega ao amor de Cristo. Suas cartas e epístolas são preciosas passagens da coragem e da fé.

É no dia 29 de junho que o povo brasileiro, em especial o nordestino, extravasa a sua emoção, devoção e alegria em louvor a São Pedro e de São Paulo.
"O povo nordestino é um povo maravilhoso, ordeiro e feliz. Mesmo nos momentos mais difíceis, como o da seca intensa, ele nos dá o exemplo de nunca perder a esperança." (Neo Cirne)

 Durante a minha vida tive o prazer de residir, por duas vezes no Recife, 1996 e de 2004 à 2006. Posteriormente, de 2007 à 2011 residi na bela cidade de Salvador, claro que não podia ser diferente o grande carinho que tenho pelo Nordeste Brasileiro. Região onde mantenho amizades maravilhosas. Tudo é bom no nordeste. Suas praias de águas quentinhas, seu povo doce e hospitaleiro, sua beleza exuberante, seu folclore diversificado e sua deliciosa culinária. Tudo isto é muito bom, mas as festas do mês de Junho, são maravilhosas e eu recomendo a todos que participem das festas juninas do nordeste.

São muitas as cidades do interior nordestino que promovem um agradável ciclo de festas juninas. Na Bahia a cidade de Salvador, concentra suas festividades no Pelourinho, mas observei, quando morei lá, que a cidade esvazia-se, eu diria que em 50%. A população vai para o interior, destacamos as cidades de Conceição da Feira, Cairú, Euclides da Cunha, Jequié e muitas outras, onde, como diz o baiano, o São João é "arretado".

Em Sergipe, a capital do estado, Aracaju, promove a festa em Atalaia Velha. Em Alagoas, as cidades do interior dão o tom da festa. Já em Pernambuco, as melhores festas ficam por conta das Cidades do Recife e Caruaru (a melhor do estado). No Rio Grande do Norte festeja-se bastante os santos juninos. No Ceará e Piauí a festa vara a madrugada e a alegria é imensa. No Maranhão o Boi Bumbá dá o tom da festança. Faltou falar de um estado, que deixei, propositalmente, para no final desta matéria. Trata-se do Estado da Paraíba, que considero particularmente, como o MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO, muitos querem este título, mas por enquanto, só a Paraíba, no meu ponto de vista, o merece. A capital fica engalanada para a linda festa e as Cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Souza dão um toque especial na alegria.

De todas as festas a mais integrada e bonita é a festa de Campina Grande. A festa no Parque do Povo; o Trenzinho do Forró que parte de Campina Grande à localidade de Galante. Trenzinho onde cada vagão proporciona uma surpresa nova: seja um conjunto musical tocando um forró pé-de-serra ou um ambiente perfeito de alegria, amizade e integração. Na chegada em Galante, o "trem do forró" é recebido com foguetório, muita alegria e comidas típicas. Eu assino em baixo: VALE A PENA VOCÊ CONHECER O SÃO JOÃO PARAIBANO.

Só que a festa de hoje não é a de São João e sim deste Santo Glorioso que é SÃO PEDRO. Se você quiser uma boa festa e estiver no nordeste, eu indico a festa de SÃO PEDRO da Cidade de Belém, na Paraíba.

A QUADRILHA POSANDO PRA FOTO

Ela ocorre entre os dias 01 e 03 de julho. É uma das maiores e melhores festas do interior paraibano, atraindo muitos turistas da Paraíba e dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte.


São quatro dias de festa e de muita alegria em homenagem ao santo que é tido como o mais poderoso de todos os santos. Pedro foi o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a cultura popular, por este motivo, São Pedro é o guardião das chaves da porta do céu. Ele é o ordenador do clima. Quem não ouviu frases assim: - Nossa! Como está chovendo! São Pedro está limpando o céu!



Na realidade, São Pedro é um santo poderoso e para falar dele, transcrevo este pequeno texto que li outro dia na web, de autoria de Jussara de Barros, vejam:




O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que Santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente. Boa escolha!

Tim-Tim!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger