segunda-feira, 6 de maio de 2013

"MOMENTO TIM-TIM!" - LEMBRANDO VALORES DE HONESTIDADE E ÉTICA - Por Anna Cristina Oliveira PE


O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross-country de Burlada, Navarra, no último dia 02/04, mas até hoje não para de ser cumprimentado, elogiado, aclamado pela sua atitude de fair play durante o evento.

O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida, mas 
parou no local errado, pensando ter alcançado a linha de chegada. 



Ivan Fernández Anaya, na segunda posição, aproximou-se e, em vez de ultrapassá-lo, alertou-o para o equívoco e conduziu-o para confirmar sua vitória.

Ivan negou-se a conquistar a prova. Ele estava a 10 metros da linha de chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer.

Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase o empurrando, levou-o até o fim, deixou o colega vencer a prova como iria acontecer se ele não tivesse se enganado sobre o percurso.
 


Ivan, que é considerado um atleta de grande futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: "Ainda que me tivessem dito que ganharia uma vaga na Seleção Espanhola para disputar o Campeonato da Europa, eu não teria me aproveitado da situação. Acho que é melhor o que eu fiz, do que se tivesse vencido nessas circunstâncias”.

“Isso é muito importante, porque hoje em dia, tal como estão as coisas na sociedade, no futebol, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade fica muito bem." 

Muitos dias depois do ocorrido, a história continua a ser exaltada nos noticiários e nas redes sociais. 

No sábado passado, no seu blog, Fernández comentou a repercussão de sua atitude, que continua a ser elogiada duas semanas depois. 

"- Hoje está sendo um dia especial para mim - ou melhor, muito especial -  não podia imaginar que o meu gesto com Mutai chegaria aonde chegou. Estou numa autêntica nuvem, são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Quero agradecer a todos o que fizeram por mim", escreveu.


O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido a exceção:
Honestidade, Ética, Solidariedade, Amizade, Respeito pelo outro são valores que o ser humano está perdendo e que UBAV-BRASIL luta para resgatar. Ajude-nos!

PARA CONCLUIR:

"Eu não merecia ganhar. Fiz o que tinha de fazer", afirmou Ivan Fernández em declarações reproduzidas pelo jornal 'El País', da Espanha. 




Comentário Tim-Tim!

Muito bonito este gesto! Fez lembrar o espanto que a população teve em 2012, quando um casal de moradores de rua, achou sobre um viaduto em São Paulo, uma quantia equivalente a 20.000 reais e procurou a polícia para ajudar a entregar ao dono. Honestidade e  Ética também são valores que o povo brasileiro possui, pena que algumas classes que detém o poder, queiram diminuir a força da Justiça para fazerem prevalecer a impunidade aos atos corruptos que tanto envergonham as pessoas de bem do nosso amado país. 

Estes valores morais causam espanto realmente, pois são atitudes pouco comuns, quando deveriam ser vistos como atitudes normais de todos os seres humanos. O mundo pode ser muito melhor...

... DEPENDE DE NÓS!



TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger