terça-feira, 21 de maio de 2013

ESPIRITUALIDADE - OS SETE TIPOS DE PAZ - Por Mel Aitak

Apresentamos uma matéria bem interessante, escrita por Mel Aitak.* Em uma de suas matérias ela valorizou bastante os diferentes tipos de paz que encontrou, com a civilização indígena que mora à beira do Lago Titicaca, localizado no Peru, lindo país irmão e nosso vizinho. Vejam a matéria, Tim-Tim!

OS SETE TIPOS DE PAZ


"Vem do Lago Titicaca, nos Andes Peruano, 

algumas lições para praticarmos a Paz diariamente... 

 Recorro aos índios para, mais uma vez, entender seus ensinamentos. Agora, a tribo que chama a minha atenção é a dos Aymaras, que vive há séculos ao redor do Lago Titicaca, nos Andes (Peru). Sabem onde é? Vejam o mapa:



Para eles, existem sete tipos de paz, observem:


  1. A PAZ DE ESPÍRITO.
  2. A PAZ CONSIGO MESMO.
  3. A PAZ COM A FAMÍLIA.
  4. A PAZ COM SEU POVO.
  5. A PAZ COM SUA TERRA.
  6. A PAZ COM O FUTURO.
  7. A PAZ COM O PASSADO.
1- A PAZ DE ESPÍRITO é a calma interior. É quando você sabe que está no caminho certo e os fatos à sua volta não conseguem desviá-la dele. Esse estágio é alcançado após muito esforço, discernimento e perseverança na prática do bem. 
2- A PAZ CONSIGO MESMO - está intimamente relacionada com a primeira paz.
3- A PAZ COM A FAMÍLIA - É necessário também você estar em paz consigo mesmo para entender e enxergar as limitações da família, respeitá-las e aceitá-las. Não se trata apenas de honrar pai e mãe, mas de ter orgulho de suas raízes e de seus antepassados.
4- A PAZ COM O POVO - São os seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho e também com quem você desconhece mas que por acaso cruza o seu caminho todo dia. Lançar um olhar generoso sobre eles é compreender a razão de muitos estarem tristes ou raivosos. 
5 - A PAZ COM A TERRA - Os Aymaras também creem neste tipo de paz, é o local em que retiram seu sustento. podemos estendê-la à Natureza, respeitando todas as formas de vida e aprender a conviver com elas em harmonia.
6- A PAZ COM O PASSADO - É lembrar que o Passado nos ajudou a sermos o que somos, com nossas imperfeiçoes.
7- A PAZ COM O FUTURO - É a porta para crescermos e nos realizarmos como seres espirituais que somos. 


Que tal praticar estas lições dos índios Aymaras? 
Basta dar o primeiro passo!



MEL AITAK - é Terapeuta Holística, Escritora, Mestre em Reiki e estudiosa de temas ligados à espiritualidade. 


OPINIÃO TIM-TIM!

É sempre um grande prazer publicar as mensagens desta escritora que consegue com sua abordagem simples fazer o leitor pensar com carinho nas possibilidades de melhorar a Vida.

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger