domingo, 12 de maio de 2013

COMENTÁRIO TIM-TIM EM HOMENAGEM AS MÃES - Por Neo Cirne

Hoje é um dia especialíssimo... O Dia das Mães. 

Por Neo Cirne

O Dia das Mães é uma data que não deveria ser pontual, como é, marcada no calendário uma vez por ano, no domingo da 2ª Semana de Maio. Esta marcação de uma data tão importante causa um grande transtorno em toda família, principalmente para as próprias mães. Todos querem levar lembrancinhas e almoçar com as suas mães como forma de agradecimento pelos "bons serviços prestados aos filhos". O almoço é o ponto alto desta data, se ficamos em casa são as mães que vão para a cozinha para garantir a "Macarronada da Mama" ou outras iguarias para os filhos. E ela, mais uma vez, não descansa no "seu dia".
Se a levam para almoçar fora, a família tem que madrugar para conseguir uma mesa no restaurante, pois as filas começam a ser formadas à partir das 11 horas da manhã, parece fila do INSS. Chegar depois de meio-dia é submeter a mãe à um sacrifício imenso e o que era pra ser prazeroso vira uma grande angústia. Todos têm as mesmas ideias: lembrancinhas e almoçar fora. Se você consegue uma mesa, a fila de espera, do lado de fora, fica torcendo para você acabar logo de comer e não esticar tanto a homenagem à sua mãe querida. O que teria tudo para ser um dia de lazer e satisfação para as mães transforma-se num dia corrido e estressante.

Cara de Mãe em restaurante é muito diferente da cara de Mãe no dia a dia. Apesar da alegria dos filhos (e da bagunça dos netos) a mãe parece que fica deslocada, pois não está nos seus domínios, no Seu Lar. Momentaneamente ela não tem o comando das ações, como gosta tanto. Tem muita mãe que quando sai de casa para almoçar com a família, se benze e parece que fica no Mundo da Lua: preocupada e distante.
Por vezes, fica tão constrangida com a confusão que não consegue nem responder coisa com coisa. É uma tortura este dia das mães, pensam. Mas, por outro lado, até que elas gostam muito daquela confusão, pois lembra-lhes o tempo em que éramos crianças bagunceiras, dependentes da sua orientação e do seu carinho. E isto lhes faz bem.
Sentirem seus filhos por perto já bastaria, nada mais seria necessário, só o abraço e um beijo.

Outras mães, em avançada idade, cansadas e, por vezes, doentinhas e abandonadas pelos filhos nos asilos da Vida, vendo as outras mães nas visitas dos parentes receberem o abraço do Dia das Mães, não conseguem sentir raiva de seus filhos. "Se não vieram é porque houve algum problema com eles", pensam. E rezam com amor pelos seus filhos ausentes e aguarda, com os olhos marejados, a chegada deles, que nem sempre vem.

As Mães são seres tão especiais que deveriam ser lembradas TODOS OS DIAS. Elas fazem parte de nossas vidas, da nossa memória, do nosso carinho, da nossa essência e dos nossos sonhos. Elas são a nossa referência na Terra da Proteção Divina, a verdadeira presença de Deus.
Quando a gente gosta é claro que a gente cuida... Abandonar uma Mãe é abandonar a si próprio.

Para a Mãe, perder o comando de sua "Nave" chamada LAR, deve ser uma dor imensa. Imagino o que é ver o ninho vazio, como diz Rubem Alves. Ver os filhos crescerem e seguirem suas vidas deve ser muito ruim. Se nos traz a certeza do dever cumprido, nos traz o sabor amargo da ausência do convívio.
É por isso que muitas mães têm ciúmes de suas noras e genros. Sabem que é uma outra forma de amor, que ele é forte, poderoso, e que está tirando os filhos amados da tripulação de sua "Nave".
 As vezes, as Mães perdem seus filhos, que desencarnam precocemente. Nossa! É uma dor imensa! Eu já passei por isso, e sei como é duro. Imagino a dor da Mãe, que foi quem concebeu a sua obra de vida.  Durante um período o prazer e o desconforto de ser PÃE. Digo desconforto, pois NADA SUBSTITUI O AMOR DE UMA MÃE. É um Amor Tão Especial, que lembra o Amor de Maria, Mãe de Jesus, pelo seu filho amado, desde seu nascimento, até descê-lo da Cruz, em seu momento final, ela jamais abandonou seu filho adorado. Para mim, ter a tido experiência de ser PÃE depurou meus sentimentos mais íntimos e me fez olhar a filha amada de uma outra ótica, com a visão da Mãe... E foi MUITO BOM! Tornamo-nos mais amigos. É preciso muito amor e paciência  para poder cuidar dos filhos. O amor do pai é um amor provedor e cuidador, porém o amor da Mãe é TUDO, por isso ela faz tanta falta quando "vai embora". Ela marca e acrescenta em nossas vidas o Dom do Amor. Feliz de quem aprendeu a viver com o seu amor. A longa estrada nos espera para que disseminemos as sementes deste Amor Divinal.

Quando a mãezinha querida é chamada por Deus para habitar o céu, a força de sua presença em nós é tão forte que não a esquecemos um dia sequer. Sua eterna mensagem nos orienta e faz bem.

"Mãe é tudo de bom, é o grande amor de nossas vidas, é o exercício diário do Bem. Mãe é o princípio de tudo! É o marco inicial de nossas vidas. Ser Mãe é o maior exemplo de desapego e de amor que alguém é capaz de mostrar." (Neo Cirne) 

Na hora da dor é ela que está ao nosso lado, nos dando apoio, transmitindo a fé e a esperança em nossa recuperação. Quando sofremos sozinhos e nossa mãe não está mais ao nosso lado, oramos a Deus e à sua Mãe, a Virgem Maria, para logo depois, com imensa saudade e carinho, lembrar de nossas mães, estes Anjos que nos deram a Luz da Vida, a qual brindamos e hoje especialmente nos faz lembrar delas com o imenso carinho...
Mãe querida, onde você estiver saiba que seu filho, ainda guarda no peito a saudade sua, na pele a lembrança do seu afago, no peito o calor de seu abraço e na memória a expressão mais meiga do seu lindo sorriso. Obrigado Mãe, por ter feito de mim um homem de bem.





UBAV-BRASIL QUER NESTE DIA LEMBRAR DA MÃE PARTICIPANTE DE UBAV E PARABENIZA-A POR OFERTAR A ESTA OBRA UM POUCO DE SUA LUZ QUE ENCANTA E VALORIZA O AMOR QUE OFERTAMOS EM NOSSAS AÇÕES SOCIAIS.


DESTAQUE UBAV-BRASIL

DESTACO HOJE UMA MÃE PARTICIPANTE QUE MUITO AJUDOU ESTE PROJETO, REALIZANDO A AÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA QUE ESTE PROJETO, NESTES OITO ANOS DE EXISTÊNCIA REALIZOU...


REFIRO-ME A LIÊDA TOURINHO, MÃE DE LUÍZA VITÓRIA. ELA, ENVOLVIDA PELO ESPÍRITO SOLIDÁRIO DE UBAV-BRASIL, ORGANIZOU SOZINHA UMA LINDA AÇÃO SOCIAL EM FAVOR DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE CÂNCER QUE FAZIAM QUIMIOTERAPIA NO HOSPITAL SÃO MARCOS, EM TERESINA, REFERÊNCIA PIAUIENSE NO TRATAMENTO DESTA DOENÇA TERRÍVEL.
AS CRIANÇAS, POR UM MOMENTO, ESQUECERAM DE SUAS AFLIÇÕES E ALEGRARAM-SE COM A PRESENÇA DESTE ANJO SOLIDÁRIO, REPRESENTANTE DESTE BRINDE DE AMOR, CHAMADO UM BRINDE À VIDA!

AÇÃO PIAUIENSE NO HOSPITAL SÃO MARCOS
REALIZADA NO ANO DE 2010

A VOCÊ LIÊDA TOURINHO, QUE ORGULHA-SE DE PERTENCER A ESTA CAUSA SOLIDÁRIA, O NOSSO AGRADECIMENTO. VOCÊ QUE É MÃE E QUE NESTE MOMENTO SIMBOLIZA TODAS AS MÃES QUE FAZEM OU FIZERAM PARTE DESTE PROJETO, O NOSSO AGRADECIMENTO ETERNO... ASSIM COMO É ETERNO O AMOR QUE VOCÊ TEVE POR SUA MÃE MARILDA DE CARVALHO TOURINHO EM SUA JORNADA TERRENA.




UM BRINDE A TODAS AS MÃES DO PROJETO UBAV-BRASIL!

TIM-TIM!  
LIÊDA TOURINHO - REPRESENTANTE ESTADUAL DO PIAUÍ
QUE APARECE NA FOTO AO LADO DE SUA INESQUECÍVEL E AMADA MÃE
MARILDA DE CARVALHO TOURINHO


TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger