domingo, 24 de março de 2013

ORAÇÃO DOMINICAL - DOMINGO DE RAMOS... INÍCIO DA SEMANA DE PÁSCOA - Por Neo Cirne



Excepcionalmente, estamos escrevendo a Oração Dominical, para lembrar o Domingo de Ramos. Data
que é recordada, com a benção e procissão de ramos nas igrejas cristãs, a entrada  de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém como está descrito na Bíblia Sagrada em Mt 21, 1-11; Mc 11, 1-11; Lc 19,29-40 e Jo 12,12-19. Simboliza a esperança.
O motivo da visita à cidade era para celebrar a páscoa judaica , isto é, a comemoração da libertação do povo judeu da escravidão em que viviam no Egito. O  povo de Israel comemorava tres grandes festas de peregrinação naquela época: Páscoa, Pentecostes e Tendas. A Páscoa era celebrada com o sacrifício de um animal novo. Celebrada na primeira lua cheia da primavera.
Ingressou na cidade montado em um jumentinho, mostrando ser humilde e manso de coração, no entanto foi aclamado como rei “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”(Mt 21,9). Gritavam “Hosana”, um grito de júbilo que era utilizado para saudar a Deus ou ao rei e significa ” salva, ajuda por favor!” Era usado nas festas judaicas como a da Páscoa.
Com esta entrada estava se cumprindo a profecia de Zacarias: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo  filha de Jerusalém eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso, ele é simples e vem montado num jumento, no  potro de uma jumenta”.
Imagine-se o que deve ter passado pela cabeça da elite sacerdotal. Verdadeiro horror daquele que entrava como rei na cidade, exatamente como a profecia antecipara. E além disso, como primeira providência promove uma verdadeira limpeza no templo, expulsando os que utilizavam aquele local para negócios, certamente com apoio dos sacerdotes.
A procissão de ramos tem origem no século IV em Jerusalém.Os ramos que são abençoados no domingo de Ramos e que temos o costume de colocar junto ao crucifixo em casa, serão incinerados e utilizados na quarta-feira de cinzas do ano posterior. Eles são a origem das cinzas que são usadas na Benção das Cinzas.
Qual tipo de ramo deve ser utilizado? A dúvida é bastante comum, talvez derivada da antífona : “pueri hebraeorum, portantes ramos olivarum…”
Os primeiros cristãos recordavam a entrada de Jesus em Jerusalém com uma celebração no Monte das Oliveiras. Depois, com palmas e ramos de oliveira dirigiam-se à cidade cantando hinos de louvor. Utilizavam ramos da vegetação abundante em sua região, e nós mantendo a tradição, usaremos ramos abundantes em nossa região, não necessariamente oliveiras.

Coloque um copo com água durante a leitura da Homilia e
a Oração do Pai Nosso
(durante o dia tome esta água fluidificada aos golinhos, ela lhe fará bem)

APRESENTAREMOS HOJE A HOMILIA DE HOJE PUBLICADA NO SITE DA CANÇÃO NOVA


A cruz de Jesus é um convite para superarmos nossas opções egoístas

Aqui começa a semana maior da nossa fé cristã. Nesta Semana Santa não só lembraremos um fato histórico do passado, mas celebraremos a presença viva de Cristo Jesus que padeceu, morreu e ressuscitou; e leva em frente toda a nossa comunidade cristã pela presença do Divino Espírito Santo, até os dias de hoje.

Jesus entra triunfalmente em Jerusalém e o povo todo o acolhe: “Bendito aquele que vem como Rei em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!” E o Evangelho também fala solenemente da Paixão do Senhor.

Jesus é apresentado, desse modo, com toda sua humanidade, compartilhando a angústia e a dor dos homens frente à injustiça e à traição, sem, por isso, perder a serenidade de quem confia e espera em Deus – Ele é o “Servo Sofredor” que carrega o peso de toda humanidade como havia anunciado o profeta Isaías.

Por outro lado, o processo permite que Jesus enfrente ambas as autoridades: a civil e a religiosa, e proclame a Sua máxima autoridade messiânica.

A Paixão de Jesus se toma assim, um desafio, um alerta para a vida de seus seguidores. Trata-se de um convite a optar pelos crucificados, pelos excluídos, pelos marginalizados da história, sempre lembrando que a justiça de Deus se inicia ali, onde os homens sofrem a injustiça dos opressores.

O exemplo de Jesus é um terno apelo para que confiemos em Deus, apesar de tudo e contra tudo. Jesus nos ensina, com seus gestos de perdão e reconciliação, que as adversidades não devem nos afastar de uma oração ardente, constante e confiante.

A cruz de Jesus é um convite para superarmos nossas opções egoístas e oferecer, doar ao irmão o melhor de nós mesmos e, se for necessário, também nossa vida.

A sabedoria do homem é afirmação em si mesmo, servindo-se do outro, e o seu poder é possuir, dominar e exaltar-se. A sabedoria de Deus, expressa em Jesus crucificado, é afirmação do outro mediante o extremo dom de si mesmo; seu poder é despojar-se de tudo, inclusive do próprio “eu”, abaixando-se até à morte de cruz.
Por isso, a cruz de Jesus nos salva, dá-nos equilíbrio, faz-nos viver bem em comunidade, respeitando as diferenças de cada um. Jesus está em nossas cruzes. A Páscoa só será bem vivida se tivermos certeza que a cruz é sinal de libertação.

Boa caminhada para Cristo, nossa Páscoa definitiva!

Padre Bantu Mendonça



VAMOS REZAR AGORA A ORAÇÃO QUE DEUS PAI NOS ENSINOU

Oremos


PAI NOSSO

PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
VENHA A NÓS O VOSSO REINO
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
MAS LIVRAI-NOS DO MAL.
AMÉM!



Irmãos queridos, aproveitem este momento mágico 
e peçam uma graça a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele sempre acolhe os nossos pedidos.


INTENÇÕES DA ORAÇÃO DOMINICAL

PELA SAÚDE
- Neo Cirne, coordenador deste site.
- Pela saúde dos jovens que continuam internados recuperando-se do incêndio na cidade de Santa Maria-RS.
- Pelas pessoas feridas e desabrigadas pelas últimas enchentes, no Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 
- Pelos irmãos que encontram-se internados nos hospitais ou necessitando da luz protetora do Mestre Jesus para recuperarem suas saúdes.


PELOS UBAVIANOS E AMIGOS QUE PARTIRAM DESTE PLANO (ANTEPASSADOS)
.Cleres Guimarães (Zica da Mangueira/BA) - UBAV-BA
.Suely Pacheco Gomes de Oliveira (Pachecão/RJ) - UBAV-RJ
- Gustavo Hiroishi (Gustavo/Japão) - oriundo de UBAV-SP
. Pelas 241 vítimas fatais do incêndio em Santa Maria-RS
- Pelas 33 vítimas fatais da enchente em Petrópolis-RJ

PELA CONTINUIDADE DAS OBRAS SOLIDÁRIAS DE UBAV-BRASIL
Pedimos a Deus para tocar o coração dos amigos para que mantenham vivas suas esperanças 
e ativos os objetivos de seus grupos sociais. Só assim esta obra prosseguirá sua caminhada.

PELA UNIÃO DE TODOS E PAZ UNIVERSAL!
- PELA UNIÃO DA IGREJA CATÓLICA
-Pelo Pontificado do Papa Francisco. 
-Para que diminuam os conflitos entre as pessoas  
- Para que prevaleça o entendimento entre as pessoas e nações.

PEDINDO GRAÇAS
Para o novo PapaFrancisco
Neo Cirne 
Maria Amélia SP
Lene DF

NOSSAS INTENÇÕES PESSOAIS 
-Aqui você realiza as suas intenções pessoais.


Tenham todos uma linda Semana Santa com a paz do Senhor.

Amém!


Fontes: 
http://perspectivabr.wordpress.com
http://blog.cancaonova.com/homilia/
http://www.ubavbrasil.com.br



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE




AGUARDEM E PARTICIPEM!


TIM-TIM!



Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger