quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"PASSEANDO E CONHECENDO" - Cidade do Porto - Portugal

Hoje lembrei-me de que deveria retomar as nossas notícias turísticas falando das muitas cidades que conhecemos no Brasil e outras no exterior, que temos imenso desejo de conhecer.
Para as matérias internacionais divulgaremos algumas reportagens que falem um pouco da história e beleza das cidades.

Hoje destacarei uma matéria que li recentemente, publicada num jornal de bairro, do Rio de Janeiro, chamado CORREIO CARIOCA, um pequeno jornal, mas que trás matérias bem elaboradas, como esta de Antônio da Silva, pertencente a redação do referido jornal.
 A matéria fala da Cidade do Porto, antiga cidade portuguesa e o título de sua matéria é O PORTO: MARAVILHAS DA CIDADE... Vamos lê-la?




O PORTO: MARAVILHAS DA CIDADE
Antigas construções medievais e o famoso vinho que leva seu nome atraem turistas de todo mundo à segunda maior cidade de Portugal.

Os moradores da cidade do Porto, situada no noroeste do território português, podem se orgulhar da belíssima arquitetura do município, do vinho e até mesmo do nome do país, oriundo da denominação romana do lugar, em latim, Portus Cale.

O antigo e o novo se misturam harmoniosamente nessa bela cidade, que conta atualmente com cerca de 1.200.000 habitantes em sua região metropolitana.


A arquitetura é um dos aspectos que mais atrai turistas ao Porto. Seu Centro Histórico, classificado como Patrimônio da Humanidade pela ONU, possui lindas construções medievais muito bem conservadas. Outros pontos de grande interesse turístico são: o Mercado do Bolhão, tradicional ponto comercial da cidade; a fundação de Serralves, um importante museu, e a foz do Rio Douro, que após passar pela cidade do Porto deságua no Oceano Atlântico.

A cidade do Porto possui dois tradicionais clubes de futebol, o Porto, um dos chamados três grandes do país, e o Boavista, um dos dois times que ganharam o Campeonato Português além de Benfica, Sporting e Porto. O outro foi o Belenenses. Na cidade nasceu a maratonista Rosa Mota, muito conhecida no Brasil por ganhar várias vezes a Maratona de São Silvestre, nos anos 1980. Além disso, a atleta portuguesa conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988 e a de prata nos de 1984.
Da guerra à cozinha
No século XIV a população da cidade colaborou com o exército, que partiu para uma batalha contra os mouros, enviando toda carne que dispunha. Restaram somente as tripas para que o povo pudesse se alimentar. A partir de então o prato (Tripas à Moda do Porto) tornou-se referência na cidade e seus moradores passaram a ser chamados de tripeiros. Entretanto, como não poderia deixar de ser, o bacalhau também faz parte da vasta lista de delícias culinárias do Porto. O tradicional caldo verde também é um prato da cidade.

A bebida mais famosa da região é sem dúvida o vinho do Porto. Entretanto, ela não é produzida na cidade que dá seu nome, mas na região do Alto Douro.

Porém, a cidade do Porto é - e sempre foi - de suma importância na distribuição mundial do produto e acabou dando nome a ele. A cidade vizinha de Vila Nova de Gaia é responsável pelo armazenamento da bebida, em suas caves.



VÍDEO SOBRE A CIDADE DO PORTO



Hoje, falamos da Cidade do Porto. Nossa próxima matéria falará de uma cidade brasileira, linda, que foi palco de um acontecimento muito triste, mas não queremos falar na tristeza e sim na beleza de uma sociedade bonita e brava... SANTA MARIA - RS 
Falaremos sim, de Santa Maria esta linda cidade universitária gaúcha, possuidora de muitos lugares turísticos e de um povo maravilhoso. Uma joia de cidade!

"No ano de 2009, através de nossa amiga Saninha RS, realizamos uma linda ação em benefício da ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE/Sta Maria-RS). Nosso projeto já tentou marcar outras ações em outras APAES, como a de Matheus Leme, em MG. Mas, por motivos alheios à nossa vontade, não pudemos realizar. Ainda faremos muitas outras, se Deus permitir. Sabemos da importância da inclusão destes queridos irmãos portadores de Síndrome de Down, um evento genético natural e universal. Os portadores desta deficiência genética são pessoas alegres, dotadas de bom humor, são lindas e de coração puríssimo. Verdadeiros anjos e estão sempre nos ensinando muitas lições de vida. 
Enfim, falaremos de SANTA MARIA E MOSTRAREMOS ALGUMAS FOTOS DA CIDADE E DA AÇÃO DE UBAV-BR NAQUELA LINDA CIDADE".

(Matéria prevista para o início das atividades de UBAV-BR/2013.)


Bom Feriado de Carnaval


Tim-Tim!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger