domingo, 11 de novembro de 2012

"CONHECENDO GRANDES OBRAS ESPIRITUAIS" - BRAHMA KUMARIS - Por Neo Cirne


Amigos, neste domingo, eu vou apresentar-lhes uma doutrina espiritual que tem ganhado muita força nas últimas décadas em nosso país. Eu, não sabia nada sobre a existência do BRAHMA KUMARIS, uma doutrina ecumênica que une pessoas que estejam abertas à uma nova maneira de pensar e agir. Quando fui morar em Salvador, fui levado por uma grande e inesquecível amiga, a conhecer uma Casa do Brahma Kumaris, local onde o respeito, a amizade, a confraternização e a percepção do positivo se impõem, acalmando nossos espíritos agitados em virtude da vida moderna  e agitada que a maior parte de nós vive. Lá comecei meus primeiros passos na arte da meditação e do relaxamento espiritual, e sei o quanto me valeu, para agregar valores em minha escala evolutiva, e ainda tenho tanto para avançar, muito... Mesmo. Porém, era uma retomada maravilhosa, fiquei encantado com a harmonia espiritual que eu conseguia levar comigo, quando saía de lá.

Assim, tornei-me um participante mais ativo, onde todas as quartas-feiras eu comparecia rigorosamente, das 19h ás 22h. Era muito bom. Sou muito grato ao BRAHMA KUMARIS, pelo equilíbrio e esperança que tenho hoje, mas, quero falar um pouco mais sobre esta doutrina. Na Índia ela é considerada mais que uma doutrina, é uma religião.

 Conheci pessoas católicas, espíritas, evangélicas, que iam pra lá, de coração aberto, sem barreiras ou pré-conceitos para ouvirem as palestras e meditarem durante o período, que antecedia às palestras. Grandes ensinamentos e voltados, ao bem estar, valores, saúde e a paz espiritual.

Assim, com imenso carinho, e usando partes dos textos do site da Brahma Kumaris (bkwsu.org), apresento-lhes esta obra magnífica:



BRAHMA KUMARIS

Talvez poucas organizações tenham provocado tanta mudança e discussão no momento da sua criação, ou sofreram expansão nas décadas seguintes, como a Espiritual Mundial Brahma Kumaris University. No entanto, ao longo de seu crescimento e desenvolvimento, a OBK conseguiu manter seus princípios originais e aderir ao seu propósito original.
Quando a Universidade nasceu sob o nome de "Om Mandali" e era composta de apenas um punhado de homens, mulheres e crianças que vivem em Hyderabad, Sindh (agora parte do Paquistão, mas naquela época parte da Índia colonial). Depois de um membro rico e respeitado da comunidade, DADA LEKHRAI, teve uma série de visões, em 1936, esses pioneiros espirituais foram inspirados a transformar suas vidas.

VISÕES DO FUNDADOR
As visões de Dada Lekhraj revelaram um corpo de conhecimento sobre a natureza da alma, de Deus e do tempo - conceitos tão simples em sua expressão, mas tão profundo em seu significado que despertaram um forte sentimento de reconhecimento naqueles com quem as visões foram compartilhadas.
Um ano após o estabelecimento Om Mandali, a organização foi transferida de Hyderabad para Karachi. Por 14 anos, até dois anos após a divisão da Índia e do Paquistão, o grupo fundador de cerca de 400 pessoas que viviam como uma comunidade auto-suficiente, dedicando seu tempo a espiritual intensa estudo, meditação e auto-transformação.


SEDE MUNDIAL ESPIRITUAL
Em 1950, a comunidade mudou-se para Monte Abu, um lugar calmo, conhecido por sua herança ancestral e considerado como um destino sagrado por muitos em busca de capacitação espiritual. Situada no alto das montanhas Aravali de Rajasthan, que proporciona um ambiente ideal para a reflexão e contemplação. Depois de alguns anos em um prédio alugado, a comunidade mudou-se para o local que fica a sede da Universidade do mundo espiritual: Madhuban (Floresta de Mel).


EXPANSÃO DA BRAHMA KUMARIS NA ÍNDIA

Em 1952, Brahma Baba, como Dada Lekhraj tornou-se conhecido - estar ciente das cicatrizes devastadoras do processo de independência conturbado e partição tinha deixado na vida das pessoas - sentiu que era hora de compartilhar com o resto da Índia o conhecimento que ele tinha recebido. Ele, portanto, enviou alguns membros jovens mulheres para Bombaim e Nova Deli 'em serviço'. Sua tarefa era estabelecer centros de estudo onde o conhecimento do Raja Yoga pode ser ensinado. Hoje não há praticamente uma cidade na Índia, sem um centro de estudo Brahma Kumaris (BK).
Desde os anos cinquenta, a organização tem progredido aos trancos e barrancos. Em 1971, os centros permanentes foram estabelecidos no Reino Unido e em Hong Kong, o que levou à expansão mundial e crescimento consistente e progressivo, tanto geograficamente como em geral os membros.

UNIVERSIDADE ESPIRITUAL MUNDIAL

Hoje existem centenas de milhares de estudantes que frequentam milhares de centros de meditação em quase cem países. Enquanto Madhuban si serve como núcleo destes centros BK, o complexo Madhuban atualmente inclui dois outros campi, a Academia para um Mundo Melhor, também conhecidos como Gyan Sarovar (Lago do Conhecimento), localizado em outro lugar na montanha, e Shantivan (Floresta da Paz ), localizado na base da montanha. No total, a cada ano os três campi atrair mais de 2,5 milhões de pessoas (estudantes e visitantes) de todas as origens étnicas e religiosas.
De origens humildes, a organização já percorreu um longo caminho.


O QUE FAZ E ENSINA OS BRAHMA KUMARIS?
MEDITAÇÃO
A viagem mais importante que você pode fazer é a jornada interna. Esta é uma viagem para a verdade de quem você realmente é. Este é o lugar, além da consciência de cada dia, onde o fortalecimento espiritual começa. Poder espiritual nos dá o poder de escolher o pensamento criativo ao invés de pensar de forma automática, a resposta, em vez de reação, de paz, amor e harmonia ao invés de estresse, conflito e caos.
A meditação permite você a embarcar nessa jornada interior. A meditação Raja Yoga dá a você um claro entendimento espiritual de si, ajudando você re-descobrir e usar as qualidades que estão latentes dentro de você, permite que você desenvolva seus pontos fortes de caráter e criar novas atitudes e respostas para a vida.
Você começa a lembrar de coisas sobre si que já sabia, mas tinha esquecido há muito tempo. Você começa a desfrutar de momentos de silêncio ea desfrutar períodos de introspecção e reflexão.
A meditação também ajuda você desconectar hábitos nocivos de pensamento, sentimento e reação. Isso resulta em um comunicado, consciente de energia positiva que melhora a qualidade de sua atitude, ações e interações.
O processo de ir se, desconectar-se de hábitos prejudiciais, a conexão com seus recursos espirituais inatos, e então reconectar com sua vida externa, é fortalecimento pessoal de uma forma duradoura.
A meditação é ensinada como um método de elevar a auto-consciência que conduz à auto-realização. A meditação acalma a mente e fortalece o intelecto para atingir percepção e compreensão das leis e princípios espirituais que sustentam a harmonia e pode trazer uma renovação natural em todos os níveis da vida na Terra.


MEDITAÇÃO RAJA YOGA
"A meditação orientada com precisão torna Deus acessível a todos."-Sr. Jayanti, O Poder de Cura de Deus (Michael Joseph, da Penguin Group, 2002)
A meditação Raja Yoga redefine o eu como uma alma e permite uma conexão direta e relacionamento com a Fonte Suprema da energia mais pura e da consciência mais elevada. Raja Yoga pode ser traduzido como "união suprema", ou como "conexão mais elevada". Toda alma tem o direito de experimentar esse relacionamento maior.

EXPERIÊNCIA DE MEDITAÇÃO
Como qualquer técnica, a meditação requer prática para alcançar resultados satisfatórios. Mais e mais pessoas estão incluindo algum tipo de meditação em sua rotina diária, quer seja como um efetivo antídoto para o estresse, ou como um simples método de relaxamento. Ao fazer um pouco de meditação todos os dias, logo se torna um hábito natural e fácil, que o recompensa generosamente pelo esforço envolvido (Experiência de Meditação).

Todos os centros da Brahma Kumaris oferecem cursos de meditação e conhecimento espiritual, bem como seminários e eventos especiais para facilitar o autodesenvolvimento e mudança pessoal. Todos os cursos, seminários e oficinas são oferecidos para o cargo de público gratuito, como um serviço à comunidade.
O Curso de Meditação, descrito abaixo, está disponível em todos os centros da Brahma Kumaris em uma base regular. Os outros cursos são oferecidos de tempos em tempos.


O CURSO INTRODUTÓRIO DE MEDITAÇÃO RAJA YOGA
No coração dos ensinamentos da universidade está o Curso Introdutório de Meditação Raja Yoga . Este curso oferece um entendimento lógico e prático do relacionamento entre espírito e matéria, bem como a compreensão da interação entre as almas, Deus eo mundo material. A série de aulas desse curso facilitará a sua jornada interior de forma eficiente e eficaz.




CURSO DE PENSAMENTO POSITIVO

Pensamento Positivo

"Você é o que você pensa!"
Esta afirmação simples, mas precisa, indica que o que dizemos, o que fazemos, eo que sentimos - tudo tem sua origem na mente.
A energia da mente humana é um dos maiores, mas menos entendidos recursos de energia do universo.Quando entendemos e aproveitar esta energia, que possuem as chaves para a felicidade e contentamento, bem como para melhorar as nossas relações e circunstâncias.

PENSAMENTO POSITIVO: FAÇA SUA MENTE O SEU MELHOR AMIGO

O que penso sobre mim mesmo e como usar a minha mente imediatamente afeta minha relação tanto com a mim mesmo e aos outros. Confiança, amor, compreensão, respeito e boa comunicação caracterizam qualquer bom relacionamento. Eu sou o meu próprio bom amigo e companheiro?
Os pensamentos são como sementes. Pensamentos amorosos e felizes produzem belas flores e frutos nutritivos, ou podem ser malignos e deprimidos, produzindo espinhos dolorosos ou ervas daninhas venenosas. Podemos dominar nossa vida, produzindo aqueles 'frutos' sadios, atrativos e nutritivos, e que nos dão muita felicidade e contentamento.

CURSO DE PENSAMENTO POSITIVO - O OBJETIVO

O objetivo do curso Pensamento Positivo é dar-lhe uma compreensão da natureza do pensamento. Você vai aprender métodos para ser mais positivo e construtivo em casa, no trabalho e em seus relacionamentos. Os tópicos abordados incluem-
·        Entendendo a energia do pensamento,
·        Conhecer a mente,
·        Tomar o controle das experiências de vida,
·        Desenvolver a autoestima,
·        Criando sua própria realidade e
·        Tornando a vida diária uma experiência positiva.
O Curso de Pensamento Positivo é oferecido sem nenhum custo.
O curso é ministrado em grupos pequenos e grandes. Cada curso é composto de quatro a cinco aulas, cada aula com duração de 1,5 a 2 horas. Em alguns lugares, o curso é oferecido como um retiro de fim de semana. Para mais informações sobre datas e horários, entre em contato com um local perto de você .



CURSOS DE VIDA SEM ESTRESSE

Viver sem stress

Stress tem sido identificada como uma das principais causas de muitos problemas de saúde. Em grande parte psicológica, e não física na origem e, portanto, muito mais difícil de prevenir e remediar, o estresse moderno afeta quase todos nós em algum momento de nossas vidas. Independentemente de suas origens, o estresse drena nossa energia física, emocional e mental.
Existem vários mitos sobre as causas do estresse e as formas mais eficazes de lidar com ele. Um seminário Vencendo o Estresse-Free pode livrá-lo dessas ilusões e equívocos e dar-lhe uma nova perspectiva. Você vai aprender como:
·        Identificar diferentes níveis de estresse e superá-los para criar uma mente relaxada e corpo;
·        Proteja-se das influências negativas;
·        Ganhar confiança em lidar com relacionamentos difíceis;
·        Fortaleça sua capacidade de responder de forma eficaz em situações de alto risco.
O seminário é ministrado em grupos pequenos e grandes. Para mais informações sobre datas e horários, entre em contato com um local perto de você .

Stress tem sido identificado como uma das principais causas de muitos problemas de saúde. Em grande parte psicológica, e não física na origem e, portanto, muito mais difícil de prevenir e remediar, o estresse moderno afeta quase todos nós em algum momento de nossas vidas. Independentemente de suas origens, o estresse drena nossa energia física, emocional e mental.
Existem vários mitos sobre as causas do estresse e as formas mais eficazes de lidar com ele. Um seminário Vencendo o Estresse-Free pode livrá-lo dessas ilusões e equívocos e dar-lhe uma nova perspectiva. Você vai aprender como:
·        Identificar diferentes níveis de estresse e superá-los para criar uma mente relaxada e corpo;
·        Proteja-se das influências negativas;
·        Ganhar confiança em lidar com relacionamentos difíceis;
·        Fortaleça sua capacidade de responder de forma eficaz em situações de alto risco.

A INTERRELAÇÃO RELIGIOSA
Por mais de trinta anos, a Brahma Kumaris tem ajudado a unir pessoas de diferentes crenças e culturas, acreditando que uma compreensão mais profunda entre as religiões, com base na aceitação e respeito, vai contribuir para uma cultura de paz e não-violência em nossa comunidade mundial .

ESPIRITUALIDADE E HOMENS

Centrado no Reino Unido, mas com atividades similares acontecendo na Austrália, Brasil, Canadá, França, Holanda e EUA, Espiritualidade e Homens visa explorar o espírito do homem através do diálogo informativo, interação honesta e do silêncio da meditação.

 

 


PENSAMENTOS BRAHMA KUMARIS

1 - A vida é um jogo de lembranças e esquecimentos. Aprenda a colocar um ponto final naquilo que é necessário esquecer e lembre-se das experiências positivas que lhe dão força para continuar. BK

2 - Não olhe para o que os outros estão ou não a fazer, dê um passo de determinação e caminhe em direção à sua própria autotransformação. Seja um exemplo para que outros possam fazer o mesmo. BK

3 - Toda a atmosfera à nossa volta pode mudar, quando mantemos uma atitude mental positiva. Os nossos pensamentos são como o incenso que espalha fragrância e cria um ambiente agradável. BK

4 - Quando um problema surge na sua frente como uma montanha, ao invés de ir contra ela, tente contorná-la com calma e sabedoria. BK

5 - Aprenda a criar silêncio na sua mente e a paz florescerá na sua alma. Descobrirá a linguagem de Deus. Para estar silencioso internamente, não pense demasiado. Confie em si. Confie nos outros. Verá que é mais fácil do que parece. BK


Esta obra é realmente muito linda e merece todo o nosso carinho.

Ela não pede nada de ninguém a não ser que se ajude a evoluir espiritualmente
encontrem a sua verdadeira paz e qualidade de vida.

Se você não conhece o BRAHMA KUMARIS prepare-se para ter uma grande surpresa.

TIM-TIM!

"ORAÇÃO DOMINICAL" SÃO MARTINHO (de Tours) - Vida e Oração - Por Neo Cirne



ORAÇÃO DOMINICAL

Amigos queridos, hoje, UBAV-BR traz pra vocês a oração do Santo do Dia:



SÃO MARTINHO DE TOURS

VAMOS CONHECÊ-LO?

São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército, pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers.
São Martinho de Tours
"Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade" dizia Martinho, Bispo de Tours, aos oitenta e um anos de idade.
Ele despertou para a fé quando ainda menino e depois, mesmo soldado da cavalaria do exercito romano, jamais abandonou os ensinamentos de Cristo. A sua vida foi uma verdadeira cruzada contra os pagãos e em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas dedicadas a ele na França, e o seu nome dado a milhares de localidades, povoados e vilas; como em toda a Europa, nas Américas, enfim em todos os países do mundo.
Martinho nasceu na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316 e pertencia a uma família pagã. Seu pai era comandante do exército romano. Por curiosidade começou a frequentar uma Igreja cristã, ainda criança, sendo instruído na doutrina cristã, porem sem receber o batismo. Ao atingir a adolescência, para tê-lo mais à sua volta, seu pai o alistou na cavalaria do exército imperial. Mas se o intuito do pai era afasta-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Depois, ele foi destinado a prestar serviço na Gália, hoje França.


Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Com vinte e dois anos já estava batizado, provavelmente pelo Bispo de Amiens, afastado da vida da corte e do exercito. Tornou-se monge e discípulo do famoso Bispo de Poitiers, Santo Hilário que o ordenou diácono. Mais tarde, quando voltou do exílio em 360, doou a Martinho um terreno em Ligugé, a doze quilômetros de Poitiers. Ali ele fundou uma comunidade de monges. Mas logo eram tantos jovens religiosos que buscavam sua orientação, que Martinho construiu o primeiro mosteiro da França e da Europa ocidental.
No ocidente, ao contrário do oriente, os monges podiam exercer o sacerdócio para que se tornassem apóstolos na evangelização. Martinho liderou então a conversão de muitos e muitos habitantes da região rural. Com seus monges ele visitava as aldeias pagãs, pregava o evangelho, derrubava templos e ídolos e construía igrejas. Onde encontrava resistência fundava um mosteiro com os monges evangelizando pelo exemplo da caridade cristã, logo todo o povo se convertia. Dizem os escritos que, nesta época, havia recebido dons místicos, operando muitos prodígios em beneficio dos pobres e doentes que tanto amparava.


Quando ficou vaga a diocese de Tours, em 371 o povo o aclamou por unanimidade para ser o Bispo. Martinho aceitou, apesar de resistir no início. Mas não abandonou sua peregrinação apostólica, visitava todas as paróquias, zelava pelo culto e não desistiu de converter pagãos e exercer exemplarmente a caridade. Nas proximidades da cidade fundou outro mosteiro, chamado de Marmoutier. E sua influência não se limitou a Tours, mas se expandiu por toda a França, tornando-o querido e amado por todo o povo.
Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11 de novembro, data em que foi sepultado na cidade de Tours.
Venerado como São Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval. E é muito venerado ainda hoje. (Wikipedia.org) – SÃO FRANCISCO DE ASSIS ERA SEU DISCÍPULO.



SÃO MARTINHO
(PATRONO DOS ALFAIATES-SOLDADOS E PEDINTES)
OFERECEMOS A VOCÊS A NOSSA ORAÇÃO DOMINICAL
QUE HOJE SERÁ FEITA POR INTERCESSÃO DE
SÃO MARTINHO (DE TOURS)

(ORAÇÃO)

SÃO MARTINHO

RESSUSCITASTES TRÊS MORTOS,
DO CAOS VENCESTE O TERROR;
PARTINDO AO MEIO TEU MANTO,
VESTISTE O PRÓPRIO SENHOR.

ENFRENTARIAS A LUTA,
ARMADO APENAS DA CRUZ,
MAS DE TI FOGE O DEMÔNIO:
TODO O TEU SER ERA LUZ.

TU PROCLAMASTE O DEUS TRINO,
E A JESUS, FILHO DE DEUS.
A MESMA FÉ PROFESSANDO,
CANTAR POSSAMOS AOS CÉUS.
Ó FELIZ E SANTO HOMEM,
VOSSA ALMA ESTÁ NO CÉU.
OS ANJOS SE ALEGRAM,
REJUBILAM OS ARCANJOS;
OS SANTOS VOS ACLAMAM E AS VIRGENS VOS CONVIDAM:
FICAI CONOSCO PARA SEMPRE!
SÃO MARTINHO,

ORAI POR NÓS!

(ORAÇÃO PRINCIPAL)


Glorioso São Martinho, nosso amigo e protetor, que ao dividir vosso manto com o mendigo que padecia de frio na neve encontrastes o próprio Senhor Jesus, ajudai-nos a saber partilhar o que temos com os mais empobrecidos que encontramos em nosso caminho, principalmente as crianças mais abandonadas, reconhecendo nelas a imagem de nosso divino mestre.
Ó bom Jesus, por intercessão de São Martinho dai-nos os dons da caridade e do amor fraterno que nos fazem servir com desprendimento aos vossos filhos mais excluídos dessa terra.
AMÉM!
(Fazer o seu pedido)

(após a oração rezar um PAI NOSSO e uma AVE MARIA)

OBSERVEMOS MAIS ALGUMAS GRAVURAS DE SÃO MARTINHO

GRAVURA MEDIEVAL RETRATANDO UM MILAGRE
DE SÃO MARTINHO RESSUSCITANDO UMA CRIANÇA



OUTRA GRAVURA QUE SIMBOLIZOU O GESTO
DE CORTAR A CAPA E OFERTÁ-LA A UM PEDINTE 
(SIMBOLIZADO POR JESUS)
SÃO MARTINHO ERA UM BISPO MUITO QUERIDO
E ADMIRADO PELOS CATÓLICOS 



BOM DOMINGO 

E

ÓTIMA SEMANA!


TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger