segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"NEO-DAY... Mensagem para um dia feliz" - A COMUNICAÇÃO - Por Neo Cirne


Olá amigos, muito bom dia. Com alegria começamos mais uma semana de existência. Hoje o meu comentário em "Neo-Day" prende-se a um tema simples, a comunicação. Muitas vezes uma comunicação sem qualidade ou feita de maneira precipitada pode gerar discussão, incompreensão, respostas inadequadas e até fim de relacionamentos pessoais e comerciais.

Na comunicação existem três elementos básicos, um emissor - uma mensagem - um receptor.

A maneira que comunicamos um fato ou exteriorizamos um pensamento poderá gerar desgaste na mensagem e sua incompreensão.





Sabemos que uma comunicação deficiente ou falha na comunicação pode ser um grande problema. Se tratando, principalmente, de equipes de uma mesma empresa ou organização que precisam trocar informações para atingir o objetivo de determinado projeto ou esclarecimento de um fato, ou ainda, a resolução de um problema importante, os prejuízos de uma falha na comunicação são, ainda, muito maiores. Vamos refletir na situação descrita em seguida:
  • De: Diretor-Presidente
Para: Gerente Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.
  • De: Gerente
Para: Supervisor Por ordem do Diretor-Presidente, na sexta feira às 17:00 hs o cometa Halley vai aparecer sobre a fabrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos usando capacete de segurança, e os encaminhe ao refeitório onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos, a olho nu.
  • De: Supervisor
Para: Chefe de Produção A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da segurança na chuva. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fabrica.
  • De: Chefe de Produção
Para: Mestre Na sexta feira, às 17:00 hs, o Diretor, pela 1ª vez em 78 anos vai aparecer no refeitório da fabrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levara a banda para o pátio da fabrica.
  • De: Mestre
Para: Funcionário Todo mundo nu sem exceção deve estar com os seguranças no pátio da fabrica na próxima sexta feira às 17:00 hs, pois o manda chuva [o Diretor] e o senhor Halley, guitarrista famoso estarão lá para mostrar o raro filme 'Dançando na Chuva'. Mesmo que comece a chover é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá o que acontece a cada 78 anos.
  • AVISO PARA TODOS NO MURAL DA FABRICA

Na sexta feira o Presidente fará 78 anos e liberou geral para a festa às 17:00 hs no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio mesmo com a chuva.

(ESTA HISTÓRIA, QUE SERVE PARA ILUSTRAR ESTE COMENTÁRIO DE UBAV-BR, CIRCULA NA INTERNET HÁ ANOS E SUA AUTORIA É DESCONHECIDA.)



COMENTÁRIO DE NEO-DAY
Refletindo sobre o texto, com certeza você já deve ter vivido uma experiência em que a comunicação falhou. Com certeza, quando criança, costumávamos brincar de 'telefone sem fio' era um barato! Nessa experiência de brincadeira, a mensagem é transmitida de uma pessoa para outra, e quando chega ao final, geralmente já está distorcida. E agora? Porque existem falhas de comunicação em algumas situações? Quais prejuízos podem causar nas organizações? Evitar falhas na comunicação economiza tempo, minimiza o retrabalho e traz mais satisfação para todos.

Antes de escrever uma mensagem, tenha certeza de que é aquilo mesmo que deseja dizer. Acontece toda hora comigo, no afã de noticiar um fato eu escrevo fora do editor, no word, corrijo inicialmente algum erro grosseiro, revejo a ideia principal e qualifico a importância do objetivo. Transfiro para o editor e o sistema faz uma revisão que normalmente é incompleta, releio a matéria e vejo se está compreensível. Numa terceira leitura eu faço a aprovação e edito. Mesmo assim, a falta de uma vírgula poderá por o conteúdo do texto a perder. As vezes, por falta de tempo, suprimo etapas e passo direto pra edição, o risco é grande, mas a rapidez da informação é necessária em muitas ocasiões.

Assim, vamos tomar por hábito, sempre que recebermos uma comunicação qualquer, até por educação devemos ler e responder, evitando palavras duras, mas manifestando nossa opinião verdadeira. Em comunicação, nunca deixe uma resposta para muuuuito depois, pois a essência do tema perderá o sentido. 
Imagine, você declara o seu afeto a alguém que gosta muito de você, a comunicação foi por e-mail. Por um motivo qualquer, o receptor da mensagem, não teve acesso imediato à internet, levou dias, semanas talvez para ler a mensagem. Durante este tempo, o emissor pensou mil besteiras, achou que tudo estava acabado... Que não tinha mais condições para aquele relacionamento dar certo. Descontente com o silêncio, conhece outra pessoa e começa a namorar. Um tempo depois, surge aquela a quem ele declarara seu amor e diz que aceita. Nossa! Tragédia à vista! Pois, sua atitude mascarou apenas o amor que seu coração sentia. Portanto, quando o seu assunto for importante, não mande e-mail, torpedos ou cartas, estas poderão se desviar do caminho e o seu alcance é relativo. Fale pessoalmente com a pessoa ou, se estiver longe, fale ao telefone. Tenha paciência, mas não leve muito tempo para fazer a sua declaração pois, os momentos passam e muitas vezes perdemos oportunidades lindas de sermos felizes.

Vamos manter uma sequencia simples:

RECEBEU A MENSAGEMENTENDEU ? RESPONDA


Assim evitaremos mal entendidos e a vida fluirá melhor, ok?

Tenham todos uma linda semana!

TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger