domingo, 2 de dezembro de 2012

TERESINA - Cidades que acessam UBAV-BRASIL - Por Neo Cirne

Olá amigos, bom dia! Seguindo as homenagens que prestamos às cidades que visitam o nosso site destacamos a Cidade Teresina, capital do Estado do Piauí. Vale a pena conhecer um pouco desta cidade do meio-norte, finalzinho do nordeste. Piauí e Maranhão são estados com características intermediárias entre a região norte e nordeste.
As cidades do norte guardam belezas naturais, as cidades não são tão luxuosas quanto as maiores cidades do país. Suas construções são mais horizontais do que verticais e isto as torna mais provincianas e com uma qualidade de vida, as vezes superior, às maiores. Assim, curtam este passeio que compilou dados em nossa pesquisa dos sites www.wikipedia.org e www.caravanadaaventura.com.br, e mais algumas imagens da internet. As imagens do grupo de Teresina, foram tiradas por Liêda Tourinho, nossa representante.

Aproveitem este lindo dia de domingo e curtam esta bela cidade:





TERESINA
Estado do Piauí
DESTAQUE DE...
“Cidades que acessam UBAV-BR”
Olá amigos, com muito prazer vamos falar um pouquinho de uma cidade de múltiplas designações, só na Wikipédia.org existem 07 (sete) designações:
Capital do Sol e da Luz"
"Capital do Meio-Norte"
"Cidade Verde"
"Terra da Cajuína"
"Rainha do Nordeste"
"
Mesopotâmia Brasileira"
"Capital da Música Instrumental""


Bandeira da Cidade de Teresina

UM POUCO DA HISTÓRIA DE TERESINA
A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado.
Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila. A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital do estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil
Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se, sob protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.
Contudo, apesar da pressão, o Presidente da Província, José Antônio Saraiva, ardoroso defensor das ideias mudancistas, efetiva a transferência da capital. E em 16 de agosto de 1852, dirige circular a todos os Presidentes de Província do Império comunicando o fato, instituindo-a assim, como nova capital do estado.
O nome da cidade remete à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras, o português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.

CLIMA
Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera). De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é "frio e úmido", para os padrões nordestinos, (quando há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias; de setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.
Uma peculiar característica das chuvas da cidade é a de serem rápidas e muito intensas. Havendo vendavais, grande força das águas e trovões impressionantes. A incidência de raios também é muito comum, por isso, o local onde está situada Teresina é conhecido como Chapada do Corisco. Quente a maior parte do ano, Teresina possui uma temperatura média em torno dos 27 °C, tendo mínimas de 20 °C e máximas de 35 °C. 
Encontro dos Rios Poti e Parnaíba


HIDROGRAFIA
A cidade é cortada pelos rios Parnaíba e Poti, que se encontram no Parque Ambiental do Encontro das Águas (zona Norte). Nas proximidades dos rios existem muitas lagoas, principalmente na área "mesopotâmica".

 
DEMOGRAFIA
A população da cidade de Teresina é de 822.363 habitantes, sendo assim a maior do Piauí e a 19ª no Brasil. Tal população encontra-se espalhada numa área de 1.755,7 km² o que lhe confere uma densidade demográfica de 444,2 hab./km². A sua área metropolitana Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, composta pela capital e os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária e União, no Piauí, além de Timon no Maranhão, tem mais de 1,15 milhão de habitantes.
O boom populacional ocorreu principalmente a partir década de 50, época de construção das grandes rodovias no Piauí. Em quase 60 anos, a capital saiu dos 90 mil para os atuais quase 1 milhão de habitantes.

TURISMO
 
Pessoas de várias partes do Brasil e do mundo chegam em Teresina para a realização de negócios, congressos, reuniões, feiras, eventos, e em busca de atendimento médico diversificado e de qualidade, além daqueles que desembarcam em Teresina para conhecer as belezas espalhadas pelo estado do Piauí, isso faz com que as pessoas aproveitem para conhecer os atrativos da capital, dessa forma gerando o turismo na cidade. Teresina tem o privilégio de ser bem servida por espaços para o desenvolvimento de eventos educativos e culturais, pois, além de dispor de locais para realizações de feiras, práticas desportivas, exposição, dentre outros, possui 26 auditórios. No contexto geral, os auditórios oferecem condições satisfatórias de conforto e comodidade. A rede hoteleira de Teresina e constituída por 22 unidades, totalizando 575 apartamentos e 1.129 leitos.

PONTOS TURÍSTICOS

Museu do Piauí - Fundado em 1934, como uma seção do Arquivo Público do Piauí, sob a orientação do professor Anísio Brito. No ano de 1980 foi restaurado e tornou-se o Museu do Piauí, organizado em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco de Recife. Está sediado no antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra, local que também já sediou o governo estadual. Existem quinze salas para visitação com exposições permanentes que contam a história do Estado através de aproximadamente 2 mil peças.

Museu dos Rios - Localizado no Parque do Encontro dos Rios, o museu foi criado para mostrar aos visitantes um pouco da fauna e da flora dos rios Poty e Parnaíba.

Igreja São Benedito - Uma das principais da capital, está localizada no coração da cidade.

Catedral de Nossa Senhora das Dores - Localizada na Praça Conselheiro Antônio Saraiva, no centro de Teresina, a Catedral Nossa Senhora das Dores foi fundada em 1867, passando por várias reformas até então. Foi uma capela construída pelo Vigário Manoel Mamede e ampliada pelo Bispo Dom Severino.

Praça da Bandeira - Grande área verde no centro da cidade, onde se encontram o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz.

Polo Cerâmico de Teresina - Área onde são confeccionadas peças de argila de singular beleza e que exporta, inclusive, para outros países.

Praça Pedro II - Área verde que conserva o charme do passado e onde se localizam a Central de Artesanato, o Teatro 4 de Setembro e o Clube dos Diários.

Praça Saraiva - A Praça Saraiva pode ser classificada como uma área de lazer, de caráter contemplativo.

Balneário da Curva do São Paulo - Localizado no bairro São Paulo, zona sudeste da capital, é uma estrutura construída nas margens do rio Poti, em um total de 32 hectares e 19 mil metros de área construída. É um espaço composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva-vidas, tudo sendo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade. Através da Curva do São Paulo são gerados 500 empregos diretos e 1500 empregos indiretos.

SAÚDE
HOSPITAL SÃO MARCOS
Referência no Tratamento ao Câncer
Teresina possui uma completa rede de prestação de serviços de saúde, constituída por diversos hospitais, clínicas, policlínicas, unidades mistas, centros e postos de saúde, pertencentes ao Estado, ao Município e à iniciativa privada, o que torna a capital um importante centro de atendimento médico nas mais diversas especializações, e o melhor do Nordeste.

Por essas características, aliadas à sua localização geográfica, para Teresina se deslocam pessoas vindas de diversos Estados do Norte e Nordeste em busca de serviços de saúde, chegando a representar 40% do atendimento médico dos hospitais públicos da capital. Essa é uma tendência crescente da cidade, não só pelo fato de sediar uma Faculdade de Medicina que está entre as mais bem conceituadas do país, mas também pela excelente qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde. Em Teresina, hoje, são feitas cirurgias cardíacas, transplantes de órgãos a cirurgias neurológicas, entre outras.

Graças a boa localização da capital piauiense, Teresina tornou-se O Centro de Medicina do Nordeste. Nos últimos anos, a capital tem-se destacado até nacionalmente, sendo a que mais recebe (percentualmente) pessoas de outras regiões para tratamentos hospitalares.

UBAV-PI
São poucos os participantes do GRUPO TERESINA SOLIDÁRIA, mas são muito eficientes na organização de suas ações sociais. 


Participam periodicamente de ação de entrega de alimentos e roupas aos idosos; fazem dias de alegria em comunidades carentes.
LIÊDA -
Representante Estadual de UBAV-PI
A líder do Grupo, Liêda Tourinho é um exemplo de ser solidário. Liêda, sozinha, com imensa boa vontade, realizou um dos movimentos mais lindos de UBAV-BR de todos os tempos.
Ela pediu autorização ao Hospital São Marcos – Referência regional no tratamento do Câncer, para que pudesse realizar uma ação social,  movimento de alegria para as crianças que estavam fazendo quimioterapia, curando-se desta doença tão agressiva.

 Alguns dos pequenos já partiram, mas a maioria encontrou a cura e vive normalmente e com saúde.
Os meninos adoraram. Houve cantoria, palhacinhos, doces e sucos e distribuição de camisetinhas. Só esta foto, onde aparecem muitas crianças e dentre elas sete tomando seus soros com quimioterápico, já vale pra mostrar a importância desta obra. Somos muito gratos aos valorosos participantes piauienses: Orgulho de UBAV-BRASIL.

DEIXAMOS ALGUMAS FOTOS DA CIDADE PRA VOCÊS

 
 
 
 
 
 
 



Conheça Teresina, você irá se impressionar! 
Qualidade de Vida Nota 10! 

Próxima Cidade:
Em homenagem aos nossos irmãos portugueses, que tanto acessam o site, faremos um passeio nas cidades que nos visitaram no mês de Novembro. Matéria programada para o dia 07/12.


BOM DIA!

BOA SEMANA!

TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger