quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CIDADES PORTUGUESAS QUE CURTEM UBAV-BR - PARTE II - Por Neo Cirne

Olá amigos que curtem as “Cidades que acessam UBAV-BR”. Complementamos hoje a relação das dez cidades portuguesas que mais prestigiam esta obra. Na primeira matéria mostramos um pouco das localidades de Coimbra, Vila Real, Açores, Castelo Branco e Aveiro. Nesta matéria de hoje, destacaremos, em ordem crescente, da classificada em quinto lugar para a 1ª colocada em acessos. A sequência será: Setúbal, Braga, Faro, Porto e, a primeira colocada, Lisboa.


Vamos conhecer um pouquinho de cada uma delas:

5º) LUGAR: 
SETÚBAL

Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 95.000 habitantes.

A cidade está situada 32 km a sudeste de Lisboa, na margem norte da foz do rio Sado, e é ladeada a oeste pela serra da Arrábida. A área urbanizada é de aproximadamente 10 km².

Setúbal é sede de um município com 170,57 km² de área e 122 554 habitantes (2006), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Palmela, a oeste por Sesimbra e a sul o estuário do Sado liga-o aos municípios de Alcácer do Sal e Grândola e tem litoral no Oceano Atlântico.

História

Setúbal foi fundada pelos Fenícios, cerca de 1000 a.C.. Foi dedicada ao deus Baal, a mais importante divindade deste povo. Assim como as vizinhas e também fenícias Lisboa e Alcácer do Sal, fornecia sal, peixe salgado, cavalos para exportação e alimentos para os barcos que comerciavam estanho com a Cornualha.

Em Março de 1249, Setúbal recebeu foral[3], concedido pela Ordem de Santiago, senhora desta região, e subscrito, em seu nome, por D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago, e por Gonçalo Peres, comendador de Mértola.

Em 1525 recebeu o título de Notável Vila.

Em 19 de Abril de 1860 foi elevada a cidade.

O distrito de Setúbal foi criado em 22 de Dezembro de 1926.
FORTE SÃO JORGE



Monumento ao poeta satírico BOCAGE

MARINA 
FÓRUM MUNICIPAL
LARGO DA MISERICÓRDIA

4º) LUGAR:
BRAGA

Braga é a cidade mais antiga de Portugal, de fundação muito anterior ao país e tem atualmente 175.063 habitantes.


Os vestígios da presença humana na região vêm de há milhares de anos, como comprovam vários achados.
No decurso do século II a.C., a região foi tomada pelos Romanos que edificaram a cidade no ano 16 a.C., com a designação de Bracara Augusta, em homenagem ao Imperador César Augusto. 
Após a conquista do império romano, Bracara Augusta tornou-se na capital política e intelectual do reino dos Suevos, que englobava a extinta região da Gallaecia e se prolongava até ao Rio Tejo. 
No ano de 716, os Mouros alcançam a cidade e provocam grande destruição na mesma, dada a sua importância religiosa. Na época, foi também palco de várias guerras, destruições e saques. Mais tarde, foi reconquistada por Afonso III, Rei das Astúrias.
No século XI a cidade é reorganizada, provavelmente com a nova designação de "Braga". É iniciada a construção da muralha citadina e da Sé, por ordem do bispo D. Pedro de Braga, sobre restos de um antigo templo romano dedicado à deusa Ísis, que teria mais tarde sido convertido numa igreja Cristã. A cidade desenvolve-se em torno da Sé, ficando restringida ao perímetro amuralhado.
Braga foi nessa altura oferecida como dote, por Afonso VI de Castela, à sua filha D. Teresa, no seu casamento com D. Henrique de Borgonha, Conde de Portugal. 
Sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), a muralha citadina é requalificada, é ainda construída a torre de menagem. Mais tarde, foram adicionadas nove torres, de planta quadrangular, à muralha existente, concluindo-se também o Castelo de Braga em torno da torre de menagem existente.
Em 1875, é inaugurado pelo Rei D. Luís a linha e estação dos comboios de Braga.
No século XX, dá-se a revolução dos transportes e das infra-estruturas básicas, reformula-se a Avenida da Liberdade, de onde se destaca o Theatro Circo e os edifícios do lado nascente. Em 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa inicia nesta cidade a Revolução de 28 de Maio de 1926. Por fim, no final deste século, Braga sofre um grande desenvolvimento e cresce a um ritmo bastante elevado. 



CATEDRAL DE BRAGA
CASTELO DONA CHICA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRAGA
ARCO PORTA NOVA

PONTE ANTIGA DE BRAGA


3º) LUGAR 
FARO

Gostaria de vos apresentar a cidade de Faro, bem no extremo sul de Portugal. É uma cidade que nos vossos padrões seria considerada pequena (60 000 habitantes), que vive essencialmente do turismo que é a atividade mais importante da região do Algarve. Fica a 100 km de Sevilha (Espanha) e a 300 km de Lisboa.
A cidade foi, devido à sua posição geográfica, o último centro urbano reconquistado aos árabes, tendo grande influência mourisca na sua arquitetura.



Faro pode ser dividida em 3 zonas diferente: A Vila Adentro (núcleo mais antigo, situado no interior das muralhas do castelo); a baixa (o centro de comércio da cidade); e a zona moderna (em expansão).


LARGO DA SÉ

O sistema lagunar que poderão ver nas fotos e que envolve a cidade é o Parque Natural da Ria Formosa. Ele priva a cidade da proximidade com o mar e do desenvolvimento das atividades turísticas tão normais no Algarve, mas possibilita ar puro para os farenses e excelentes vistas de qualquer ponto da cidade.


PAÇO EPISCOPAL DE FARO

Existe uma considerável comunidade brasileira a habitar em Faro e no Algarve.
Por fim, Faro constitui a 2ª maior porta de entrada de estrangeiros em Portugal, e uma das maiores do sul da península ibérica devido ao seu aeroporto internacional que recebe mais passageiros por ano que o Porto ou Sevilha.

MAIS ALGUMAS FOTOS DE FARO


ESTÁTUA DE
DOM AFONSO III
VISTA AÉREA DE FARO
CENTRO HISTÓRICO
CÂMARA MUNICIPAL
TABERNA DEL REY

AEROPORTO INTERNACIONAL

ESTÁDIO DE ALGARVES
RESTAURANTES TÍPICOS

LARGO DA SÉ

2º) LUGAR
PORTO



O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homônimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 237.584 habitantes (2011). A cidade é considerada uma cidade global gama, sendo a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto. A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1.286.276 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa.

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e por um dos seus clubes de futebol, o Futebol Clube do Porto.
CIDADE QUE FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DA CORRIDA DE AVIÕES
CIDADE RECONHECIDA COMO UM DOS MELHORES DESTINOS DA EUROPA
VISTA AÉREA DA CIDADE


VISÃO NOTURNA DO PORTO


PATRIMÔNIO HISTÓRICO 

1º) LUGAR EM ACESSOS: 

LISBOA

A linda capital portuguesa é uma grande metrópole. Cidade palco de tantas histórias onde um povo valente e gentil protagonizou durante séculos conquistas e glórias. Entendo que a maior glória é a origem pacífica e guerreira na defesa do bem e da liberdade. Terra que foi templo de guerreiros que o tempo acalentou seus sonhos, sua tradição e sua glória.

(O site wikipedia.org diz o seguinte sobre a Cidade de Lisboa)



Lisboa não é só é a capital do país, é a maior e mais importante cidade de Portugal. Considerada uma cidade global Alfa, Lisboa é também a capital do Distrito e da Área Metropolitana de mesmo nome. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possuía, em 2011, uma população de 547 631 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal, mas com a peculiaridade da sua economia se concentrar, sobretudo, em serviços. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6.531,9 hab./km².

VISTA DA GARE DE LISBOA
PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES
CASTELO DE SÃO JORGE
AEROPORTO DA PORTELA
PORTO DE LISBOA
A HISTÓRICA IGREJA DA SÉ DE LISBOA
TORRE VASCO DA GAMA
TORRE DE BELÉM
DELICIOSOS PASTÉIS DE BELÉM


Lisboa possui inúmeras atrações turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projetos de novas sedes à beira rio. Considerada a "Capital do Mundo Lusófono", Lisboa abriga ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

VAMOS DAR PASSEIO POR LISBOA? 

VEJAM QUE LINDA CIDADE!



Vários brasileiros testemunham a grandeza deste povo lindo e amigo, 
o nosso brilhante amigo e escritor AUGUSTO CURY , em entrevista recente a UBAV-BR,
foi um dos que nos falou muito bem deste maravilhoso país.

Washington Olivetto, famoso publicitário, foi outro que declarou recentemente:

"A sua personalidade forte destaca-se com facilidade do resto da Europa", disse Washington Olivetto a um jornal português. "Adoro Portugal. Fico encantado todas as vezes que posso passar algum tempo por aí. Portugal é fascinante e não seria difícil exaltar a sua gastronomia, tradição e história", acrescentou o publicitário brasileiro.


ANO QUE VEM AGENDAREI UMA VISITA 
AO QUERIDO PAÍS IRMÃO
EU, TENHO TRÊS SOBRENOMES E TODOS SÃO PORTUGUESES:
MACHADO - BASTOS - CIRNE
É NATURAL QUE GOSTE TANTO DESTE PAÍS IRMÃOS




"OS NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS IRMÃOS PORTUGUESES"

TIM-TIM!


FONTES CONSULTADAS:

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger