sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"SAÚDE TIM-TIM" Vamos malhar? NÃO ... VAMOS ALONGAR! Por Neo Cirne


VAMOS MALHAR? NÃO!!! VAMOS ALONGAR.

Se você  está ocioso, não tem mexido seu corpo, é um usuário dos controles remotos, gosta de correr de carro e caminhar uma vez por semana no mercado ou shopping. Saiba que você é um sério candidato a manifestar algumas doenças que são filhas de um mal maior: a ociosidade.


Porém, UBAV-BR quer dar um conselho pra você amigo que tem hábitos ociosos: NÃO COMECE A EXIGIR DO SEU CORPO RESPOSTAS IMEDIATAS E SOLUÇÕES MÁGICAS PARA ANOS DE OCIOSIDADE, COMECE ALONGANDO.



O alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.


É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e músculos.


GRUPO REALIZA O ALONGAMENTO NA ACADEMIA
Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente, e quando feitos de maneiras adequadas ele ainda traz os seguintes benefícios para o corpo:
  • reduzem as lesões;
  • relaxam o corpo;
  • ativam a circulação;
  • deixam o corpo mais solto e leve;
  • corrige a postura;
  • aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;
  • benefícios para a coordenação;
Portanto, você que assume que anda ocioso, durante umas duas semanas faça somente o alongamento, habitue-se, condicione-se ao exercício.  A partir daí, comece a incorporar alguns exercícios físicos básicos. Se você quer dar carga aos seus exercícios lembre-se também, "não devemos sobrecarregar nosso organismo com excessos de exercícios". O seu organismo sabe a hora de aumentar a sua atividade física, perceba-se.


VEJA ESTE QUADRO DEMONSTRATIVO DE POSIÇÕES PARA REALIZAR UM BOM ALONGAMENTO:




Quem tem problemas, como artrite reumatoide, não pode ficar parado, pois se ficar... Não levanta mais. Histórias de sucesso podem ser vistas no site euatleta.com.


Se você está começando ou retornando aos exercícios comece ALONGANDO... 


Depois, passe para os exercícios de baixo impacto, hidroginástica, Pilates, IOGA ou Tai Chi Chuan. 




Depois, de algum tempo você estará apto pra começar a pegar no pesado, se quiser um corpo muito definido. Mas, se quiser um corpo apenas saudável e você tem mais de 35 anos, o alongamento associados a exercícios leves deixarão você muito mais felizes e de bem com a vida. 

Não esqueçam de ingerir menos SAL e AÇÚCAR, dois grandes inimigos da sociedade moderna. O governo está inclusive lançando um programa chamado "MENOS SAL... MAIS SAÚDE!"



ENTÃO, VAMOS ALONGAR?


UM BRINDE À SUA SAÚDE...

TIM-TIM!



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