segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CIÊNCIA TIM-TIM! O GPS DOS POMBOS -

CIÊNCIA TIM-TIM!

O GPS DOS POMBOS
Juliana Tiraboschi


Os humanos que não foram agraciados pela natureza com um bom-senso de direção agora têm motivos de sobra para sentir inveja dos pombos.
Um estudo da Faculdade de medicina de Baylor, em Houston, (EUA), publicado na prestigiada revista “SIENCE”, identificou neurônios nos cérebros destas aves, que são capazes de codificar a direção e a intensidade do campo magnético da Terra.

Essa habilidade faz com que esses animais desenvolvam uma espécie de GPS NATURAL dentro de suas cabeças, capaz de apontar as direções norte e sul e identificar as longitudes geográficas.

Algumas pesquisas já sugeriram que as aves são dotadas de receptores de ondas magnéticas nos ouvidos, olhos e bicos. Outros estudos também já haviam localizado regiões do cérebro envolvidas na tradução desses sinais para orientações espaciais concretas. Mas, até agora, os cientistas não haviam identificado as células cerebrais exatas que decodificam estas informações.



Para desvendar o mistério, os pesquisadores usaram um aparelho para anular  o campo magnético natural da Terra e criaram um campo artificial dentro de um cômodo. Depois colocaram 07 pombos dentro deste quarto. Conforme manipulavam os ângulos e a magnitude deste campo, os pesquisadores observaram respostas em 53 células cerebrais das aves.



Estas respostas neuronais determinam a posição e a direção de voo dos animais, como se formassem um mapa mental. Não é de se estranhar que os pombos-correios tenham sido usados como mensageiros na antiguidade até durante a Segunda Guerra Mundial.


Eles eram deslocados até um determinado ponto do Teatro de Operações e depois usados para transportar cartas ao seu local de nascimento, já que possuem a habilidade de encontrar o caminho de casa.



David Dickman, autor da pesquisa, acredita que nós, humanos, podemos nos beneficiar do seu trabalho com as aves. Ela, já está desenvolvendo – em parceria com a Universidade Rice, também em Houston – um novo tipo de sitema de posicionamento e localização, baseado no conhecimento gerado por este tipo de pesquisa. Ele declarou: “Esperamos conseguir criar um protótipo em breve”. “Ainda há algumas dificuldades a serem superadas, como mascarar os ruídos de outras fontes de energia, que podem perturbar o campo magnético terrestre”. Também será necessário aumentar a sensibilidade do sistema para que pequenas distâncias possam ser cobertas.




OPINIÃO TIM-TIM!

Achei esta matéria bem interessante e quero repassar pra vocês. Ela fala do senso direcional dos pombos, uma ave, que com a sujeira esparramada pelas ruas, tornou-se “mau vista” pelo homem pela possibilidade de transmissão de doenças muito severas à espécie humana e à sua agressividade, sim tanta que incomoda muita gente. Ainda, no mês de setembro, na Praia de Boa Viagem, senti na pele o incômodo de ser atacado por pombos famintos. Eu até observei alguns banhistas que foram embora, chateados, quase expulsos pelas dezenas de "gentis pombinhos". Onde há sujeira... há pombos. Nem de longe, a Praia de Boa Viagem atual se parece com a praia que conheci até uns anos atrás, limpa e protegida. Bem, melhor falar do senso de direção dos pombos... 


Destacamos a  incrível capacidade que os pombos possuem de alcançarem grandes distâncias e sempre retornarem ao ponto de origem


Não façam como o cidadão que alimenta os pombos com a boca, vejam:

OS POMBOS SÃO RESPONSÁVEIS POR INÚMERAS DOENÇAS TRANSMITIDAS AO SER HUMANO, SÃO ELAS:
Criptococose - Histoplasmose - Salmonelose - Psitacose - Dermatites
"PORTANTO TODO CUIDADO NO CONTATO COM OS POMBOS"
"DEPOIS DE ALIMENTÁ-LOS... LAVE BEM AS MÃOS"


Existem espécies de pombos que são agressivos e por serem onívoros eles comem de tudo. Vejam o ataque em um piquenique...




Porém, simbolicamente a Pomba Branca é linda e é um ícone da Paz. Vejam este flagrante onde o ex-papa, João Paulo II recebeu a visita da Pomba da Paz, ao final de um pronunciamento na Praça São Pedro.




Este artigo foi postado na Revista ISTO É, uma revista brasileira de credibilidade, e vem assinada por Juliana Tiraboschi. 
A ciência nos ajuda sonhar com um mundo melhor. 
Valeu!

TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger