terça-feira, 13 de novembro de 2012

CIDADES QUE ACESSAM UBAV-BRASIL - - RIO DE JANEIRO - - Por Neo Cirne


Queridos amigos, hoje falaremos de mais uma cidade que acessa o nosso projeto e a cidade escolhida foi a Cidade do Rio de Janeiro, minha cidade natal. Sem nenhum bairrismo posso afiançar que ela detém o título de Cidade Maravilhosa não é a toa. Ela merece! 



Uma cidade que integra a beleza de suas praias, com a serra linda e diversificada. Seus parques, lagoas, pontos turísticos, e atrações urbanas, como bons teatros, cinemas, shoppings e estádios. Fizeram pesar, na hora de indicarem a minha linda cidade, como sede da próxima Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e das Olimpíadas de 2016. Outros fóruns internacionais, como a ECO 92 e a RIO + 20, foram realizados nesta linda cidade.

Pensar que o Rio antigo (antiga capital da república - até 1960 quando se transferiu para Brasília) era muito mais glamouroso e cultural. Os "encantos mil" contidos na letra da música de André Filho, eram, desde aquela época a expressão da realidade carioca. O Rio de Janeiro é uma cidade ímpar em termos de belezas naturais e dotada de um povo igualmente maravilhoso. Vocês não podem imaginar o orgulho que tenho de ser carioca. O espírito carioca é alegre, brincalhão, amistoso, solidário, competente, amoroso, entusiasmado e com um tremendo senso de liberdade, respeito e amor pelas pessoas. Um povo ordeiro e trabalhador, tal qual os povos de outros lugares que conhecemos.

UM POUCO DA HISTÓRIA REPUBLICANA

O Rio de Janeiro abrigou com orgulho o título de Capital da República Federativa do Brasil, durante 70 anos, desde a constituição de 1891. A Proclamação da República, que comemoraremos no dia 15 de novembro o seu 123º aniversário, foi declarada na Cidade do Rio de Janeiro. Ela ocorreu através de um golpe militar em consequência da crise do poder imperial e a ascensão de novas correntes de pensamento político. 



O Marechal Deodoro, percebendo a fraqueza do governo imperial, reuniu sua tropa e fez um grande cerco ao Palácio Imperial. Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Pois é...
Quadro da Missa de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

Não há como falar desta cidade sem contar um pouco da sua história, pois a maior parte da história deste país, não ocorreu aqui ou ali no planalto central, foi aqui, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro -- Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada por um valente português, Estácio de Sá em 01 de março de 1565

Para falar do Rio de janeiro de maneira completa eu levaria os anos que me restam de vida e não terminaria, face a pungência, o valor grandioso de sua história, seu patrimônio cultural, suas belezas naturais e pela emoção de ser carioca. Mesmo estando distante, da minha terra, quero pedir a minha filha ou ao meu amor que, ao deixar o casulo desta etapa vital, após ter meu corpo cremado, tenha o último prazer de saber, mesmo em outro plano, que as minhas cinzas foram jogadas ao mar da Barra da Tijuca, tal qual o desejo do ator e diretor Marcos Paulo, da TV GLOBO, falecido esta semana na nossa bela cidade. Uma grande perda para a classe artística.

UBAV-RJ
INGRID RJ e SUELY WERNECK
(Recebem os seus brindes provenientes de várias promoções )
A cidade possui um grupo bem grande de participantes deste projeto. Atualmente ele é representado pela amiga Suely Werneck. A primeira ação social deste projeto foi realizada na cidade, em março de 2007, no Lar Tia Edith. Quero homenagear e agradecer a todos os participantes e amigos de UBAV-RJ, que tanto tem ajudado a tocar em frente esta obra de amor. Tim-Tim! Um brinde a vocês! 


Para não me alongar mais, deixarei algumas fotos e finalizarei com dois vídeos do YouTube, um mostrando o Rio Antigo e o outro com o Hino da Cidade, cantado por Aurora Miranda, numa gravação de 1933. Ela, assim como eu, era filha desta cidade que é berço do alegria e do sentimento mais puro de ser brasileiro.

Neo Cirne



VISÃO AÉREA DA PRAIA DE COPACABANA
(EM 1990)

O BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

O CRISTO REDENTOR TENDO AO FUNDO O JÓQUEI CLUBE E O MAR

Tradicional Árvore de Natal da lagoa Rodrigo de Freitas

O ARPOADOR
(REGIÃO ENTRE COPACABANA E A PRAIA DE IPANEMA)

A CATEDRAL DO RIO DE JANEIRO

VISÃO DO PÃO DE AÇÚCAR AO ANOITECER



VÍDEO DO RIO ANTIGO

HOTEL COPACABANA PALACE
AS MARATONAS

AS PRAIAS CONCORRIDAS NOS DIAS DE SOL

CARROS ALEGÓRICOS

UMA VISTA DO TRECHO FINAL DO DESFILE
- PRAÇA DA APOTEOSE-

DESFILE DE UMA ESCOLA DE SAMBA

PRAIA DO LEBLON

O DESENHO DO CALÇADÃO DE COPACABANA


A CABROCHA SAMBANDO

O POR DO SOL


MARACANÃ

A MAIOR TORCIDA DO MUNDO
ESTÁ NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


Deixo para vocês uma preciosidade encontrada no YouTube

O HINO OFICIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autoria: André Filho

Intérprete: Aurora Miranda

Gravação de 1933

(observem a emoção que transmitem ao dizerem a palavra... MARAVILHOSA)



OBRIGADO MEU DEUS

POR MANTER NO MEU PEITO

A EMOÇÃO DE SER CARIOCA


TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger