domingo, 14 de outubro de 2012

CIDADE QUE ACESSA UBAV - BRASIL - "SALVADOR - BAHIA" - Neo Cirne

“SALVADOR, a Cidade da Alegria”



Olá amigos, hoje apresentaremos mais uma “Cidade que nos acessa” a escolhida foi a cidade de SALVADOR. Falar desta linda cidade deveria ser fácil, pois lá é um local onde se respira liberdade. Há quem atualmente prefira viver em condomínios fora de Salvador, porém quem curte a alegria de verão a verão não troca esta cidade por nada neste mundo. Salvador é só alegria. Eu também vivi recentemente este prazer de morar nesta localidade, na Região Metropolitana de Salvador, na cidade de Lauro de Freitas. Foi uma experiência fantástica, lá vivi dias lindos e pude receber a visita das pessoas que amo e que foram me visitar. Os dias longe da família eram compensados com a beleza e tranquilidade da Praia de Ipitanga que ficava a 40 passos de meu flat. Era uma delícia dormir na rede da varanda ouvindo o som do mar quebrando tão pertinho. Morei neste paraíso de 2008 a 2011, foi um privilégio.

Falar de Salvador necessitaria de uns três artigos, um seria para falar da história da cidade, o outro para falar da baianidade (folclore – arte – culinária – arquitetura - religiosidade) e um último, só para falar da alegria (musicalidade – carnaval – locais turísticos).

Falar de Salvador é falar de Luz, segundo uma revista científica, a cidade mais iluminada de Sol em nosso país é Salvador. O título de a “Cidade Luz”, internacionalmente pertence a Paris. A capital francesa recebe este título pela Iluminação da cidade e não pela intensidade luminosa.

Salvador não é uma cidade de meio termo, ou você ama... Ou você odeia. Há quem goste do cheiro do dendê, há quem não goste. Este negócio de gostar mais ou menos da cidade, não é possível em Salvador.

No passado a cidade era muito suja e a dificuldade de locomoção era imensa, fazendo com que uma grande parte dos turistas, a maior, nunca mais quisesse retornar. Porém, baianos notáveis na política, ajudaram a por em prática um novo plano urbanístico pra cidade e ela foi ficando mais integrada e bela. Em Salvador vemos a construção rica ao lado da construção pobre, vivendo a harmonia dos contrastes, em plena beleza.

O Projeto UBAV-BRASIL consolidou-se em Salvador, começou no Recife e hoje está em Florianópolis. Porém, nenhum destes lugares foi tão importante para o projeto quanto a Cidade de Senhor do Bonfim. Lá na cidade possuímos participantes maravilhosos, representados por Odara Braun, Evinha, Vini, Adslan, Priscila, Adson, Rebeca, Eunice Torres, Rita, Guinevere, Nicinha, Vovó Leda, Dinda,Marina Morena, Solange, Alberto e tantos outros. Não posso esquecer a saudosa Zica da Mangueira, que passou a “residir no andar de cima”, como foi bom conviver com ela. Ouvir seus conselhos e tocar em frente esta obra de amor. Enfim, Salvador, no meu ponto de vista, é tudo de bom!





Vou falar um pouquinho só do lado histórico

 A 1º de novembro de 1501, Américo Vespúcio ao fazer a primeira expedição portuguesa para reconhecimento da nova colônia portuguesa do Brasil, chegou a uma grande baía, batizando-a de Baía de Todos os Santos. Tornou-se o cartão postal dos navegadores portugueses quando vinham ao Brasil.

No início da década de 1510 naufragou nas imediações da Baía de Todos os Santos um navio português, salvando-se com a ajuda dos índios Tupinambá o "Caramuru" que colaborou com a construção de Salvador.
Salvador foi fundada em março de 1549 quando chega ao Brasil o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza.

Com a chegada dos primeiros escravos em 1550, Salvador começou seu desenvolvimento econômico. Todas as atividades portuárias passavam por Salvador. Outras atividades que impulsionaram o crescimento da Capital foram a produção de açúcar, fumo, e gado produzido no recôncavo baiano.

No ano de 1583, Salvador possuía duas praças e três ruas. A população estimada era de 1.600 habitantes. Parte1 (parte 2 ver em história da Bahia) da primeira Planta da cidade de Salvador atribuída a João Teixeira Albernaz I na obra "Rezão do Estado do Brasil" de Diogo de Campos Moreno em 1616. Biblioteca Pública Municipal de Porto.

Salvador foi a primeira capital do Brasil e guarda até hoje, a arquitetura do período da colonização portuguesa. No começo da colonização brasileira, Salvador era a cidade intermediadora entre a Europa e o Brasil. O maior número de africanos além-África se concentrou nesta cidade.

A cidade foi crescendo seguindo um padrão renascentista, adaptado ao terreno.
O crescimento econômico de Salvador provocou a realização de expedições estrangeiras (holandeses) para conquistar a cidade. Em maio de 1624 os holandeses invadiram Salvador. Foram expulsos em abril de 1625.
No ano de 1638 os holandeses liderados por Maurício de Nassau tentou invadir novamente a Capital do Brasil. Mas desta vez, os holandeses tiveram que recuar.

Em 1763 a capital do Brasil é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
Salvador recebeu o rei D. João e toda a família real portuguesa que fugiram em decorrência dos conflitos europeus com o francês Napoleâo Bonaparte. D. João abriu os portos para as nações amigas. Fundou a escola médico-cirúrgica, que foi  a primeira faculdade de medicina do Brasil.

Vários movimentos libertários tiveram destaque em Salvador. A Conjuração dos Alfaiates foi um dos movimentos que aconteceram na cidade. O grupo queria fundar a República Bahiense.

Após a Independência do Brasil, no ano de 1823 Salvador continuava com tropas portuguesas lideradas pelo brigadeiro Madeira de Mello. A 2 de julho de 1823 o Exército do Brasil invadiu Salvador pela Estrada das Boiadas, atual estrada da Liberdade. 2 de julho é uma data cívica para os baianos.

Em 1842 instala-se o serviço de correios para a população em geral.

Salvador foi a primeira cidade brasileira a instalar o serviço de transporte coletivo urbano com as carruagens públicas criadas em 1839. 
Em 1871 começou a funcionar a primeira linha de bondes puxados por animais. Já em 1897 surgem os bondes elétricos. E a partir de 1929 começam a circular em Salvador os primeiros ônibus de transporte coletivo.

A OPINIÃO DE UM EX-MORADOR
SALVADOR É UMA CIDADE MODERNA, QUE POSSUI OS PROBLEMAS URBANOS DE UMA GRANDE CIDADE. SEGUNDO O IBGE, É A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO BRASIL E, EM CONSEQUÊNCIA, NUM FUTURO BREVE, TERÁ GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS. HÁ NECESSIDADE DE MEDIDAS SÉRIAS PARA BENEFICIAR ESTE POVO ALEGRE E SOLIDÁRIO. 

AGORA DEIXO COM VOCÊS ALGUMAS FOTOS ATUAIS DE SALVADOR:





A FESTA DO BONFIM

OS ORIXÁS DO DIQUE DO TORORÓ

O FAROL DA BARRA

O ELEVADOR LACERDA

O PELORINHO

A PRAIA DA BARRA

A LAGOA DE ABAETÉ
MERCADO MODELO

A ALEGRIA DO CARNAVAL BAIANO


TIM-TIM!
PRÓXIMA LOCALIDADE QUE SERÁ DESTACADA PELO PROJETO SERÁ ...



FORTALEZA - CAPITAL DO LINDO ESTADO DO CEARÁ.

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger