sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Neo-Day" (07) LUZ para embelezar a VIDA


A palavra LUMNI vem do Latim LÚMEN, que significa LUZ. A luz é o símbolo do conhecimento, da compreensão, do entendimento. Não é rara a comparação com a obscuridade para simbolizar valores complementares de um processo de evolução. Assim como acontece na Vida em todos os seus aspectos, uma época sombria é seguida de uma época luminosa, sendo que neste aspecto, a LUZ está relacionada com tudo o que é bom e próspero e a obscuridade com tudo de ruim e degenerativo. O jogo da Luz e da Sombra faz parte da dualidade universal. Não existe uma sem a outra. Recordo de uma frase do Carlos Castaneda, escritor e antropólogo peruano que dizia em um de seus magníficos pensamentos: “Muita LUZ é como muita SOMBRA, não nos deixa ver”. Referia-se a necessidade da existência do EQUILÍBRIO... Da HARMONIA.

Assim deve ser a importância da LUZ, a força que existe para nos permitir enxergar situações obscuras, aquelas para as quais não encontramos saídas imediatas. Quase todos nós já passamos por estes momentos. São angustiantes. Seja por uma perda, pelo término de um relacionamento ou pela mudança de comportamento devido a uma nova postura, como por exemplo, o desemprego. Nestas horas sentimos o “mundo cair sobre nossas cabeças”, porém a FÉ que temos na recuperação do nosso EQUILÍBRIO nos ajudará muito a colocar “o Trem da Vida nos trilhos”, assim a nossa viagem voltará a correr normalmente.

Ah! LUZ... Doce LUZ! A primeira frase do Criador do Universo, com certeza foi essa: -“Faça-se a LUZ!” (plim!) e lá estava a Luz... E a Sombra junto, pois ambas caminham lado à lado. Veja como a sua sombra lhe persegue, não é verdade? Porém, quando queremos demonstrar nossa FELICIDADE dizemos que a Luz apareceu em nossas Vidas. E realmente, ela aparece sempre. Nem tudo é absolutamente sombra e nem totalmente LUZ, deveremos pedir a Deus que nos propicie sempre a luminosidade, que a sombra seja pequena e que ele nos dê entendimento para controla-la já que não podemos acabar com ela.

Este tema LUZ é interessante, já conheci gente que gostava de ser chamada de SOL como se isto pudesse iluminar sua vida e retirar um pouco de sua amargura; já conheci gente que detestava dormir no escuro (eu), tinha de haver uma luzinha clareando o caminho do sanitário ou da geladeira, na madrugada...rsrs. Já conheci pessoas que me davam tanto prazer ao conversar, tamanha era a Luz de suas histórias que eu me reabastecia de sentimentos legais só em ouvi-las. Busco a Luz incessantemente, nas igrejas, na conversa com amigos, nos momentos de meditação, na experiência da conversa com os idosos e no sorriso das crianças. Já cantei músicas que falavam de Luz, coisa que não tenho feito mais, não sei porque.
Recordo de muitas canções, muitas mesmo, mas uma canção da Simone era especial, complementava minha oferta de amor, ela dizia em seus versos: “VOCÊ CHEGOU E ILUMINOU O MEU OLHAR, TEUS OLHOS NÚS, RAIO DE LUZ NO AZUL DO MAR. MEU CORAÇÃO QUE NÃO QUERIA ACREDITAR BATEU FELIZ, FOI SÓ VOCÊ CHEGAR...” Versos da Canção RAIO DE LUZ de autoria de Cristóvão Bastos e Abel Silva. Vejam a interpretação de Simone no YouTube: http://youtu.be/wwnSoYcHfvo  

Assim, meus amigos, falando em Luz, eu, Neo Cirne, quero desejar a todos os leitores das colunas de Um Brinde À Vida = UBAV-BRASIL, um ano de 2012, com muita PAZ, AMOR, SAÚDE, PROSPERIDADE E LUZ! Sempre que fechamos nossas matérias ou respondemos nossos e-mails colocamos no final a expressão “TIM-TIM!” que significa estes cinco elementos grifados acima. Deixo para o prazer de vocês uma linda passagem poética que tenho anotada em minha agenda, chamasse LUZ DA VIDA e acreditamos que seja de autoria de Murilo Servo. Vamos lê-la, é linda.


TIM-TIM!

Luz da Vida
Derrama-se pela fresta da janela
A luz da manhã viajando na canção
Dos pássaros cantantes que a vida revela
A natureza despertando a minha visão
A cada dia seu retrato faz a tela
Em cores que deslumbram o coração
Quando a razão pela pintura bela
Liberta a alma que se curva a paixão
Em teu brilho meu corpo se renova
Existindo pra viver com jeito de criança
Que faz do seu tempo a sua dança
Meu pensamento ausente da prova
Da dor deste mundo quando tudo é cobrança
A luz desta vida me resgata a confiança
Autoria: Murilo Servo

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger