terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"NEO-DAY" (06) ... Além das Aparências

A mensagem da Coluna Neo-Day nos faz refletir o futuro e nossos comportamentos com algumas facilidades tecnológicas do mundo moderno. Sabedores da dualidade universal teremos de avaliar o uso destes avanços, que em última análise, nos viciam e escravizam. (Neo Cirne)

ALÉM DAS APARÊNCIAS

Quantas vezes julgamos pessoas ou coisas pela primeira impressão? A maioria das vezes erramos no nosso precipitado conceito. Assim devem ser os julgamentos de muitas facilidades tecnológicas que usamos no mundo moderno, o emaranhado energético da telefonia móvel, da internet, da energia dos aparelhos de TV, a energia gerada pelos combustíveis fósseis, o ritmo frenético das informações que nos desorienta e tantos outros avanços que caracterizaram a "evolução humana" no século passado e neste. Sem querer interpretar o benefício ou malefício dos tais avanços quero apenas ressaltar que nem sempre aquilo que se vê é a realidade. É como se vivessemos uma fantasia, um mundo irreal.

Temos de treinar a nossa visão a perceber além das aparências. Vamos selecionar apenas um dos ítens citados acima para relacionar prós e contras. Ao acaso selecionei o combustível fóssil (petróleo). Tão importante na Vida Moderna. O homem explora e desdobra este elemento químico com tamanha maestria que dele obtem óleo diesel, gasolina, uma série de lubrificantes, plásticos de toda qualidade, porém esta doce realidade caminha para duas graves constatações: A Poluição Ambiental e a Incapacidade Global de ocupar os imensos vazios deixados na crosta terrestre. Buracos imensos nas camadas mais profundas do nosso planeta. Este petróleo, ou bem ou mal, exerce uma pressão nas paredes destas crateras que o contém, com a retirada pura e simples deste elemento todo o solo fragiliza-se podendo aparecer novos e graves fenômenos de acomodação da calota terrena. Poderá haver ou não um grande abalo císmico em virtude deste fato. No Brasil não será diferente, já aparecem os primeiros sinais de poluição ambiental por vazamentos de exploração mal feita, como recentemente tivemos na Bacia de Campos. E este ritmo de exploração aumentará mais e mais com a exploração da camada do pré-sal.
Quando acontecem estes desastres ecológicos, com parte da flora e da fauna destruída, os governantes de todos os países só pensam em indenizações milionárias, não para serem utilizadas totalmente na reconstrução do patrimonio ambiental danificado e sim para encherem "os seus cofres públicos". Assim, para não me estender mais, pois o assunto é polêmico e vasto. Deixamos duas perguntas e uma afirmação.

Perguntamos: O que pensa quando vê uma frota, cada vez maior de veículos e máquinas emanando monóxido de carbono, prazer ou preocupação? Como será o futuro de nossos descendentes, melhor? Ou seremos as últimas gerações reinantes no solo terrestre.

Afirmamos: Podemos e devemos conviver com os combustíveis, porém cabe-nos, a nível pessoal, a racionalizar o uso de nossos automóveis, usar menos e realizar transportes solidários. A nivel governamental, investir relmente em qualidade e encontrar soluções que não exponham a população a risco de uma tragédia global.

Assim deve ser com a internet e com os celulares, aparelhos que emanam uma energia crítica, capaz até de explodir em nossas mãos como fazer explodir locais que tenham outras fontes de energia, como postos de gasolina. Fatos que já ocorreram várias vezes. Lidamos com uma energia muito nova.

O uso racional da telefonia celular nos trará vantagens na saúde, pois ainda estudam os malefícios do seu uso, como trará vantagens em nossos bolsos, pelos valores absurdos cobrados nas contas telefônicas.

Assim sendo... devemos dominar nossos impulsos e não usar demais o carro ou mesmo o celular. Use-os com moderação e vejam a vida sempre...ALÉM DAS APARÊNCIAS.

 TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger