quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ações de ADOTE UMA ÁRVORE... Canoinhas/SC



O movimento de UBAV-BRASIL chamado "ADOTE UMA ÁRVORE" apresenta mais fotos de ações realizadas no país. Desta vez foi a Regional de UBAV-SC/CANOINHAS. A cidade de Canoinhas situada ao norte de Santa Catarina tem a seguinte história:

Canoinhas foi fundada em 1888 como Santa Cruz de Canoinhas. Tornou-se distrito em 1902 e, separada de Curitibanos em 1911, foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Por volta de 1930, um ramal ferroviário, implantado para uni-la ao distrito de Marcílio Dias, integrou a cidade à estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e ao porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande revolução na economia local. A variedade étnica vem desde o início da história do município, que atraiu imigrantes alemães, polacos, italianos e ucranianos por causa da erva-mate, no início do século passado. De acordo com o historiador Fernando Tokarski (2002), um dos assuntos mais polêmicos diz respeito ao topônimo ‘Santa Cruz de Canoinhas’, tido como a primeira denominação do lugar. Na verdade, o primeiro nome do lugar era mesmo apenas ‘Canoinhas’, apropriado do rio que lhe empresta essa designação. O termo ‘Santa Cruz de Canoinhas’ só apareceu após 1895 quando, segundo a tradição, o fundador Francisco de Paula Pereira, na presença do padre jesuíta João Maria Cybeo, ergueu uma cruz no ponto mais alto e mais próximo ao povoado, originando, então, a capela do lugar.



Em Canoinhas temos duas das participantes mais ativas do projeto, ZEZÉ RL SC, (Cassinha) e BENE SC. ZEZÉ é representante do projeto em sua cidade e grande motivadora. É pedagoga e trabalha na Câmara Municipal de sua cidade. É tia de dois jovens participantes Nick e Drica e grande amiga de BENE SC.

ZEZÉ SC E ALUNOS PLANTANDO SUAS ÁRVORES

Zezé motivou seus alunos e no dia da árvore 21 de setembro, colocou sua camisetinha, reuniu-os, pegaram mudas de árvores e sairam em campo para realizarem seus gestos de solidariedade com a "mãe natureza".

Vejam mais fotos e o comentário de nossa Representante Local. Assim construimos a história e tempos melhores: COM AÇÃO!


Comentários de nossa amiga Zezé RL SC

Neo
Foi uma experiência deliciosa colocar a mão na terra e semear novas árvores. Um lindo simbolismo para a continuidade da vida. Tinha uma aluna, a Elisandra, que me perguntou qual era a sensação de plantar. Ela plantou e viu como é importante esta atitude, até se emocionou. Temos, eu e a BENE, que também é professora, muito orgulho dos nossos alunos. Foram duas turmas, a 3ª IV e a 2ª II, plantamos: ipê, canela preta, árvores nativas, primavera, cedro e araucárias.

Foi uma experiência tão boa, que os alunos pediram para repetir, eles querem plantar árvores frutíferas e ornamentais. Achei muito bom! A BENE SC esteve ao meu lado e gostou muito da atividade. Ela está adorando participar deste brinde de luz. Parabéns pela iniciativa e pelo exemplo que dá a todos nós. "A palavra convence, mas o exemplo arrasta sempre." Você, meu amigo andarilho, é um exemplo do Bem. Obrigado por permitir que façamos parte desta obra. Aproveito para parabenizar as seguintes representações: PARAÍBA - BAHIA - DISTRITO FEDERAL - RIO DE JANEIRO - PIAUÍ - MINAS GERAIS -Estes Estados Brasileiros fizeram a diferença neste ano de 2011.

Agradecida, mais uma vez pelo espaço e por publicar nosso movimento. Um grande abraço e o agradecimento a todos os meus alunos.
As mudas, na maioria, forma trazidas pelos alunos. UBAV-SC/Canoinhas colaborou com um ipê e o substrato para a realização do movimento.
É isso, a união faz a força e a natureza agradece! Se as pessoas soubessem como é bom ser solidários o mundo seria bem melhor.

ZEZÉ SC

Comentário de Neo Cirne:

Zezé, aquele ditado que diz que "A UNIÃO FAZ A FORÇA" tem toda razão, o projeto só será forte quando nós formos mais amigos e unidos. Precisamos aumentar esta corrente de solidariedade. A ação de vocês foi muito legal. Obrigado pela sua participação e pela participação do seu lindo grupo de alunos, em especial a Elisandra que teve o prazer de semear uma plantinha, que simbolicamente significa, semear o Futuro. Em breve visitaremos sua cidade.

TIM-TIM!

Neo Cirne


Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger