sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Segunda Cidade Satélite de Brasília visitada por UBAV-BRASIL: PLANALTINA - DF

Surpreendeu-nos a Cidade de PLANALTINA - DF, uma cidade limpa, organizada, com ruas amplas, arborizadas e comércio farto. Planaltina é considerada a mais antiga cidade satélite de Brasília, na realidade todas as cidades do "em torno" são Regiões Administrativas do Distrito Federal do Brasil.
Curiosidades sobre Planaltina - DF
Originalmente o município goiano, teve parte de seu território integrada ao novo Distrito Federal, quando da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. Tem atualmente 1534 km² e conta com aproximadamente 234 mil habitantes, segundo dados de 2005. Vamos saber um pouco de suas história? Segundo o site wikipédia é a seguinte a história da cidade.
Os primeiros registros sobre essa cidade datam da metade do século XVIII, quando ela passa ser ponto de parada no caminho da estrada real, empregada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.

Mais tarde, na cidade foi instalado um posto da coletoria responsável pela cobrança de impostos estaduais e federais. No ano de 1892, aconteceu um fato que ligaria definitivamente a história de Planaltina à de Brasília. Trata-se da vinda da Comissão Cruls que realizou os primeiros estudos para a implantação da futura Capital Federal no Planalto Central. O então Presidente da República Epitácio Pessoa, baixou o Decreto nº 4494 de 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental. No dia 7 de setembro de 1922, foi lançada a pedra fundamental onde pretendia-se construir a futura capital do Brasil. Planaltina tem a melhor via sacra do DF. Fundada em 1973, com o objetivo de montagem e representação da Paixão de Cristo na cidade, de caráter essencialmente religioso, desenvolve hoje, nesse nível, vasta programação popular, com a participação de um grande número de pessoas da comunidade local, do Distrito Federal e de outros estados.

Unindo o ato religioso com o de peregrinação, o grupo Via Sacra encontrou como cenário para a via crucis o Morro da Santíssima Trindade, mais conhecido como Morro da Capelinha.

Hoje, as procissões de ramos acontecem nas ruas da cidade. O Santo Louvor, a Missa de Ramos, Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, Missa de Lava Pés, Santa Ceia, Via Sacra das Crianças e Vem Cantar com Cristo acontecem no módulo Esportivo em Planaltina. O Julgamento, a Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo são representados no Morro da Capelinha por mais de 1000 atores e coordenados por 400 pessoas na técnica e no apoio.



A AÇÃO DE UBAV-BRASIL




Foi realizada no Centro Comercial da Cidade. A responsável mais uma vez pela ação foi a representante estadual do DF, CRISTAL. Encontramos com uma grande amiga, ALECI, que ano passado nos ajudou na ação do Lar dos Velhinhos, Bezerra de Menezes. Uma pessoa maravilhosa e muito solidária. Levamos próximo de 300 mudas de plantas que foram distribuídas em menos de 40 minutos. Vejam algumas fotos:



Logo na chegada ALECI já foi mostrando o seu jeitinho gostoso de tratar as pessoas e as chamava para receberem as mudas de plantas.









Aos poucos mais e mais pessoas juntavam-se para receberem seus pés de árvores, elas eram das seguintes qualidades: Tumbeges, Impat, Érica, Ipês amarelos e Estreliças.







Gentilmente as pessoas posavam para fotos e agradeciam o gesto de UBAV-BRASIL. Surpreendiam-se quando viam a grandeza de nosso movimento. Uma obra da qual você faz parte e a vezes se pergunta: - O que tenho feito por este grupo de amigos solidários do qual faço parte? Muitos de vocês ficam tristes pois nada ou quase nada têm feito, não é verdade? Porém, sobre isto devemos dizer o seguinte, sempre é tempo de fazer uma nova história... Sempre é tempo de recomeçar. Problemas todos nós temos não são exclusividade de um ou de outro. São oscilações inerentes da própria Vida.






Realizar um movimento de amor ao próximo é muito mais simples do que você imagina. Basta estar atento ao mundo em que você vive. É importante saber que ninguém é tão rico que não possa receber e nem tão pobre que não possa ofertar.


UBAV tem solicitado mais participação e ofertas de seus membros, seus representantes solidários e a resposta tem sido quase nula. Pergunto, você deixaria morrer um movimento como este por falta de apoio? Se sua resposta é SIM, lamentamos dizer que esta família não é para você.


Agora, se você admira o trabalho destas pessoas fantásticas, que sacrificam um pouquinho do seu tempo e são capazes de tomar uma atitude para tornar este mundo melhor, e diz que NÃO deixaria morrer este projeto, então poderei dizer, com toda certeza: - Esta família ubaviana é sua! Sempre estaremos juntos procurando cada vez mais encontrar caminhos para tornar este mundo melhor. Vá em S.O.S. TIM-TIM e faça a sua atitude de carinho com UBAV.




Temos orgulho de nosso projeto e de nossos amigos participantes. Amanhã teremos mais uma jornada dentro desta nossa Campanha Nacional "ADOTE UMA ÁRVORE". Será efetuada no SUPERMERCADO COMPER de Sobradinho - DF.


Crie o seu gesto de carinho com a natureza, reúna seus alunos, parentes e amigos e façam um passeio no parque, saúdem a primavera e façam um gesto maior que significa a continuidade da Vida:


Plantem uma muda de árvore e tome conta dela. ADOTE-A! Ela é a prova de que você colaborou com as gerações futuras. Tim-Tim!




Obrigado a CRISTAL, representante estadual do DF e a amiga voluntária ALECI que nos ajudou em mais uma ação de campo de UBAV-BRASIL, O PROJETO DA FAMÍLIA SOLIDÁRIA.





TIM-TIM!

Um Brinde À Vida Copyright © 2011 | Tema Desenhado por: compartidisimo | Distribuído por: Blogger